Ghost Bath: O lapidado blackgaze de "Moonlover"
Resenha - Moonlover - Ghost Bath
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 02 de abril de 2015
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A imagem demente da capa é do artista Luiz Gonzalez Palma, intitulada "La Luna", criada em 1989. Hoje, serve de capa para o novíssimo disco do Ghost Bath, "Moonlover", com pinta de ser um dos maiores hypes do metal em 2015, como o "Sunbather" do Deafheaven foi em 2013, lembram? O Ghost Bath, que venderam a ideia de serem chineses mas na realidade moram em North Dakota, nos Estados Unidos, tem muita semelhança com o "blackgaze", gênero que o Deafheaven tornou-se um dos "baluartes", ao lado do Alcest e cia, naturalmente.
Tudo muito entre aspas porque essa mistura de black metal, shoegaze e post-rock, grosso modo, já começa a dar sinais de cansaço e na verdade é uma tentativa válida de recuperar a beleza intrínseca do melhor black metal produzido na virada dos anos 80/90, na pegada Bathory e cia com uns temperos diferentes. No entanto, a qualidade geral desse disco do Ghost Bath – apenas o segundo da carreira – impressiona. "Golden Number" e "Happyhouse", cada uma com seus 9 minutos de duração, são um testamento das intenções do grupo, muito além do puro blast beat, mas adicionando toneladas de belíssimas melodias e atmosferas bem trabalhadas, com texturas acima da média, variações de tempo e harmonias.
"Beneath the Shade Three" e "The Silver Flower Pt. 1 e Pt. 2″ são dignas de um Quorthon, apostando num "crescendo" constante, equilibrando o caos sonoro com o "atmospheric" que eles tanto prezam. Não é nada que já não ouvimos antes: além do blackgaze, há muito de Agalloch e Summoning também, nada no mesmo nível, mas sem dúvida esforçados.
Tirando a tentativa estúpida de criar hype com a suposta origem "chinesa" do grupo, "Moonlover" é um disco acima da média de uma banda iniciante. Mais do que se poderia esperar.
Track-list:
1 - The Sleeping Fields
2 - Golden Number
3 - Happyhouse
4 - Beneath the Shade Tree
5 - The Silver Flower Pt. 1
6 - The Silver Flower pt. 2
7 - Death and the Maiden
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Edu Falaschi pede desculpa a Rafael Bittencourt por conflito no Angra e ouve: "Eu amo você"
A banda chamada de "novo Led Zeppelin" que tinha Metallica no bolso, e mesmo assim não estourou
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
Wacken Open Air anuncia mais 50 atrações e cartaz oficial fica complicado de se acompanhar
Rafael Bittencourt conta pela primeira vez a promessa que fez ao pai de Edu Falaschi
Taylor Hawkins sobre tocar no Foo Fighters: "Há coisas que faço que Dave Grohl não faria"
A melhor música de "Brave New World", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
O show que fez os membros do Motörhead, Whitesnake e Twisted Sister chorarem
Os álbuns do Metallica que soaram "forçados", segundo James Hetfield
David Ellefson solta o verbo contra o ex-companheiro Dave Mustaine; "Vá se f*der"
Edu Falaschi atualiza sobre possível reunião do Angra ao estilo Helloween
A lição de Bruce Dickinson e Dave Murray do Iron Maiden que marcou Edu Falaschi
O pior músico do Black Sabbath de todos os tempos, segundo o próprio Ozzy Osbourne
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
O hit da Legião Urbana vetado por trocadilho genial que integrante não concordava
A opinião de Matt Sorum sobre bastidores do Guns N' Roses e perfil de Axl Rose
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980


Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"



