The Moondogs: reverência às origens do rock com altos e baixos
Resenha - Black & White Woman - Moondogs
Por Igor Miranda
Fonte: IgorMiranda.com.br
Postado em 24 de fevereiro de 2015
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A proposta do Moondogs é clara: fazer a roda girar ao invés de tentar reinventá-la. O primeiro disco da banda paulistana, intitulado "Black & White Woman" e lançado em outubro de 2014, não tem preocupação impressionista. Toma a arte como entretenimento e apresenta muitas faixas com alto potencial de diversão em, por exemplo, um show, visto que as canções são bem dançantes.
"Black & White Woman" guarda um detalhe curioso: foi o último disco a ser produzido por Roy Cicala antes de sua morte, em janeiro de 2014. O engenheiro de som, que residia em São Paulo desde 2005, trabalhou com músicos do porte de John Lennon, Madonna, Johnny Winter, Aerosmith, Queen e Elvis Presley, entre outros. O background favoreceu o Moondogs. O grupo liderado por Johnny Moraes, filho do apresentador Moacyr Franco, soube trabalhar de forma direcionada a uma proposta musical bem delimitada.
O título de "Rock And Rollin'" indica o conteúdo da música de abertura. A faixa, básica e efervescente, é como um híbrido entre Beatles e The Who, ambos em suas primeiras gerações. A morna "Black & White Woman" dá sequência com cadência e uma cara mais setentista. As vozes de apoio femininas e o trabalho das guitarras são os destaques. "Wait!", de audição divertida, mergulha em outras influências, como o folk e o country.
"If You Do, You Do" tem como destaque o riff principal, hipnotizante. O solo e a cozinha são ótimos. Poderia ser o destaque do álbum. Mas a canção pedia vocais menos comportados de Johnny Franco, que, por vezes, parece imitar Paul McCartney nos primórdios. Conduzida somente por piano e vocal, a balada "She Said Today" é bonita e melodiosa. "So Inside My Soul" tem boas linhas de guitarra e um final eletrizante, sem se deslocar da proposta do disco.
A comportada "Earn For What I Feel" volta a flertar com o folk, com uma cozinha interessante, enquanto "Hurricane", puro blues, é mais elétrica e provavelmente funciona bem nos shows dos caras, assim como a curtinha "I Got Bored", tipicamente anos 1960. O encerramento perde força em comparação ao resto do álbum. A arrastada "Kind Of Magic" é chatinha e dispensável. "Homeless" traz um pouco do country mais uma vez, com voz e violão de carro-chefe. "Faith In Love", um pouco mais Beatle que as outras, tem um clima de suspense nos versos e cria expectativa de início, mas é só uma faixa comum. A morta canção de encerramento "House Of Prayer" encerra o disco de forma agonizante.
O Moondogs sabe o que faz e isso se transparece em "Black & White Woman", apesar dos altos e baixos bem notáveis. Não posso contestar o fato de que estão reverenciando ao passado ao invés de construir uma história de tentativa de revolução musical. No entanto, várias faixas têm referências excessivas aos Beatles - do estilo de arranjos à forma como Johnny Franco canta.
O músico é, claramente, fã do Fab Four, o que pesa negativamente nesse sentido: ao centralizar o processo autoral (todas as músicas são assinadas por ele), mostrou influências muito restritas. Os flertes com estilos como country e folk merecem destaque nesse processo, porém, ouvir a entonação de Franco tão próxima à de Paul McCartney me decepcionou em alguns momentos.
Guardadas as devidas proporções, talvez o Moondogs seja como o KISS ou o Aerosmith: uma banda de shows. É provável que algumas canções de "Black & White Woman" soem melhores ao vivo. Não é um trabalho ruim, mas deixou uma sensação de que poderia chegar a um patamar mais alto caso fosse mais explorado. Ainda assim, o álbum em si pode atender às expectativas de quem busca algum tipo de som excessivamente semelhante às influências mencionadas ao longo deste texto.
Johnny Franco (vocal, guitarra e violão)
Gabriel Gariani (baixo)
Gabriel Borsatto (bateria)
Renan Ribeiro (guitarra solo)
Músicos adicionais:
Paulo Kishimoto (piano, teclado, percussão e acordeão)
Vitoria Canário (apoio vocal e violino)
01. Rock And Rollin'
02. Black & White Woman
03. Wait!
04. If You Do, You Do
05. She Said Today
06. So Inside My Soul
07. Earn For What I Feel
08. Hurricane
09. I Got Bored
10. Kind Of Magic
11. Homeless
12. Faith In Love
13. House Of Prayer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ozzfest confirma segundo país que receberá o evento em 2027
Digão explica o erro dos Raimundos: "Mamonas Assassinas foram mais inteligentes"
Em parceria com a Casa da Moeda Real, Pink Floyd lança palhetas em cobre, prata e ouro
A música do Metallica que deixava o público entediado, segundo Kirk Hammett
Marcelo Nova e Drake Nova lançam álbum "Onde Judas Perdeu As Botas" pela Radar Records
Tarja Turunen fará show em São Paulo em maio de 2027
Metallica já era chamado de "vendido" nos anos 80, segundo Lars Ulrich
Ian Hill se afasta temporariamente do Judas Priest devido a lesão no braço
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
Focado em seus primeiros discos, Placebo anuncia 4 shows no Brasil para 2027
Quiet Riot anuncia seu novo vocalista, John Torra
Malcolm Young era um guitarrista "melhor que Eddie Van Halen", segundo Angus Young
Aos 58 anos, baterista do Cannibal Corpse admite dificuldades de sair em turnê
James Hetfield enviou mensagem de apoio quando Dave Mustaine estava com câncer
O integrante do Metallica que James Hetfield acha fraco, mas está ali por outros motivos
A única música do Iron Maiden que Rafael Bittencourt não gosta
Planet Rock: as maiores vozes da história do rock

Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



