Emmerson Nogueira: Estreia bem sucedida como músico autoral

Resenha - Emmerson Nogueira - Emmerson Nogueira

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Victor de Andrade Lopes, Fonte: Sinfonia de Ideias
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Não é sempre que um artista cover resolve arriscar trabalhos autorais, e o produto final pode ir do fraco ao surpreendente. Felizmente, no caso deste músico de São João Nepomuceno - MG, o resultado foi positivo. Vale lembrar que não é a primeira vez que Emmerson Nogueira, famoso pelos CDs de covers acústicos de rock internacional, lança material próprio. Em 2008 e 2009 ele incluiu as faixas "La Viola" e "Nucleus" nos álbuns Dreamer e Versão Acústica 4, respectivamente.
5000 acessosTradução - Piece Of Mind - Iron Maiden5000 acessosAngra e Detonator: "Sem nenhuma dúvida, esse cara comprou a mídia!"

Neste que é seu oitavo (e autointitulado) trabalho de estúdio, Emmerson passeia por influências - não só musicais, mas também geográficas. Do ode a Minas Gerais em "A Nova Canção da Rosa" à homenagem a Portugal em "Herança Lusitana", fica claro que o violão estava apontado em uma direção específica na hora de compor os acordes.

Impossível rotular de imediato este trabalho. Rock acústico não diz muito, MPB também soa genérico. Há pouco do rock clássico a que ele está acostumado, e muita brasilidade apesar dos poucos instrumentos. O site oficial do músico fala em "energia do rock progressivo" - mas não espere nada perto de Pink Floyd, Yes ou Rush. Se muito, lembra trabalhos acústicos como "Life's a Long Song", do Jethro Tull.

Emmerson Nogueira foi gravado num estúdio em meio às serras mineiras, o que explica o tempero regional do trabalho. E, mais importante, todos os instrumentos foram tocados pelo próprio Emmerson, o que faz desse um disco solo em todos os sentidos - ou quase, como explicado no parágrafo abaixo. Cercado pela mais exuberante natureza sudestina, o cantor se deixa levar pela inspiração que veio "da vida, da alma, dos amores perdidos e conquistados, do vento, do perfume da serra e de tudo que a vida nos reserva de surpresa todos os dias", conforme afirmou em entrevista ao portal RIC Mais, e cria um disco recheado de sentimentalidades.

São canções sinceras esboçadas e guardadas pacientemente até o momento certo. E haja espera: algumas dessas peças foram compostas entre os anos 1970-80 por seu amigo Paulinho Cri (também violonista, falecido em 2012) em noites musicais com Emmerson, segundo o próprio. Já as outras foram compostas por ele mesmo nos anos 1990, na época em que participou de festivais mineiros. É praticamente uma coletânea de música antiga nunca antes lançada oficialmente.

Um trabalho esforçado e muito bem-vindo na discografia do violonista. Que sirva de estímulo para outros músicos covers se arriscarem no imprevisível mundo autoral. Motorocker fez isso e deu certo. Trick or Treat fez isso e deu certo. Agora foi a vez de Emmerson se juntar ao time. Resta saber se isso foi um caso isolado ou se ele pretende puxar sua carreira para um lado mais próprio ou continuar regravando os clássicos.

Abaixo, o vídeo de "Feeling Blue" e "Na Cabeça Encantada":

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Track-list:
1. "A Nova Canção da Rosa"
2. "Lição da Noite"
3. "O Tubarão"
4. "O Mar e a Maré"
5. "A Arca de Noé do Futuro"
6. "Noite nas Colinas"
7. "Herança Lusitana"
8. "Feeling Blue"
9. "Na Cabeça Encantada"
10. "Fim de Todas as Canções"
11. "A Penúltima Viagem"
12. "Chuva na Serra"

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Emmerson Nogueira"

TraduçãoTradução
O clássico Piece Of Mind, do Iron Maiden

Angra e DetonatorAngra e Detonator
"Sem nenhuma dúvida, esse cara comprou a mídia!"

Hugo MariuttiHugo Mariutti
Indignado com piada sobre a realidade da cena metal no Brasil

5000 acessosMustaine: por que ele perdeu seu emprego no Metallica?5000 acessosRock In Peace: As mortes mais marcantes do Rock/Metal5000 acessosMike Portnoy: baterista explica a camisa "Fuck Paul Stanley"4210 acessosRate Your Music: os melhores discos de todos os tempos5000 acessosRoger Waters: Caiam na real, ele não está mais no Pink Floyd5000 acessosPapa Francisco: clássico gesto de Dio é reproduzido pelo Pontífice

Sobre Victor de Andrade Lopes

Victor de Andrade Lopes é jornalista (Mtb 0077507/SP) formado pela PUC-SP e membro do Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil. Paulistano e morador de Carapicuíba (Granja Viana), tem um blog de resenhas musicais e outros assuntos chamado Sinfonia de Ideias. Apaixonado por livros, ciências, cinema, games, viagens, ufologia, e, é claro, música: rock, metal, pop, dance, folk, erudito e todos os derivados. Além de ouvir, também toca piano e teclado, compondo algumas bobagens de vez em quando.

Mais matérias de Victor de Andrade Lopes no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online