Pink Floyd: O primeiro solo de David Gilmour
Resenha - David Gilmour - David Gilmour
Por Fábio Gudolle
Fonte: Cogumelo do Zebu
Postado em 11 de outubro de 2014
Há muitos que sempre odiarão PINK FLOYD, por conta do experimentalismo. É mais um daqueles casos clichês do ou ama ou abomina. A minha teoria é que essa instituição inglesa vai além de ser somente uma banda de rock. Pink Floyd é como música clássica. É preciso de um determinado momento e preparação para escutar e sentir.
A sensação que se tem após "The Piper At The Gates Of Dawn" - o único com o selo do insano Syd Barrett -, é que David Gilmour, Roger Waters, Nick Mason e Richard Wright embarcaram em uma viagem sonora e não voltaram mais. Extrapolaram os limites da criação musical, assim como ZAPPA. E nos convidam para a jornada junto dos registros. Basta olhar o ao vivo em Pompeia para entender. É necessário estar aberto à experiência. Depois que entra nessa cápsula dura um tempo para retornar.
E o maior culpado disso tudo é DAVID GILMOUR, um dos guitarristas mais diferenciados e criativos da história do rock. Sem dúvida o mais melodioso. Não é a questão de quantas notas consegue tocar em menos tempo. Não é masturbação técnica, e sim, puro feeling. Ouvir um solo de Gilmour é presenciar a guitarra falar, gritar e muitas vezes até chorar. É um raro exemplar que não se encontra mais.
Há tempos vinha namorando um álbum solo do Gilmour. O primeiro, de 1978. Homônimo. Sempre me deparava com ele me olhando, relegado na sessão de ofertas. Até que um dia criei coragem e o levei. E foi uma das melhores escolhas que fiz em todos esses anos de colecionador amador de CDs.
Por uma bagatela de quatorze reais tive uma surpresa das grandes. Uma obra primorosa do começo ao fim. Poderia bem fazer parte da discografia do Pink Floyd, mas é só o interior do Gilmour se expressando ali. Uma sequencia de esculturas esculpidas pelos solos e vocais transcendentais Gilmourianos, com uma base simétrica e audível. Não há como escolher destaques. Todas sobressaem em completude.
Baladas, Blues Rock, progressividade, pianos, suavidade, lamentações sonoras perfeitas para adormecer.
Obrigatório para toda a família. Pinkfloydianos ou não.
Produção Impecável.
David Gilmour (1978)
Produção: David Gilmour
1. Mihalis
2. There's No Way Out of Here
3. Cry From The Street
4. So Far Away
5. Short And Sweet
6. Raise My Rent
7. No Way
8. Deafinitely
9. I Can't Breath Anymore
David Gilmour / guitarra, piano, teclados, vocais
Rick Wills / baixo, vocais
Willie Wilson / bateria, percussão
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A música do Megadeth inspirada em personagem da Marvel
O disco do Sepultura que se equipara aos clássicos dos anos 90, segundo a Metal Hammer
Geddy Lee responde se o Rush vai gravar novas músicas com a baterista Anika Nilles
A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
A grande diferença entre Metallica e Guns N' Roses, segundo Matt Sorum
Por que Roger Waters não repetiu sozinho o sucesso do Pink Floyd segundo fãs
Houve rivalidade entre Dimmu Borgir e Cradle of Filth? Shagrath opina
Edu Falaschi lança videoclipe de "Echoes of Vows" com cenas gravadas em castelo medieval
A música mais pesada do Faith No More, segundo a Metal Hammer
Sepultura "rouba o show" no maior festival de heavy metal da Inglaterra, diz a Metal Hammer
Steve Hogarth lembra momento em que decidiu deixar o Marillion
Within Temptation deve levar músicos de apoio em próxima turnê
A melhor música do Pantera, segundo a Metal Hammer
O dia que Raul Seixas ironizou Kid Abelha e geração influenciada pela new wave
David Ellefson diz que continua amigo de Kiko Loureiro: "não se acovarda ao cancelamento"
Como Quincy Jones salvou um grande hit pop dos anos 80 de ter sido uma canção de Heavy Metal



David Gilmour aponta o maior guitarrista britânico de todos os tempos
A música do Pink Floyd de 1969 que David Gilmour diz nunca mais ter ouvido
15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
O álbum do Pink Floyd que Richard Wright rejeitou e jogou nas costas de Roger Waters
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
A música de David Gilmour no Pink Floyd que ele odeia e não ouve desde o lançamento
5 músicas famosas gravadas quando a banda estava praticamente acabada
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



