In Flames: Novo álbum é o melhor da banda em 10 anos
Resenha - Siren Charms - In Flames
Por Junior Frascá
Postado em 09 de setembro de 2014
O IN FLAMES, principal nome da cena do death metal melódico sueco, foi uma banda que cresceu! E cresceu tanto que angariou uma legião de fãs mundo afora, conseguindo um contrato com uma major, e, principalmente, no decorrer dos anos, mudou sua sonoridade. E mudou tanto que muitos dos antigos fãs sequer reconhecem na banda qualquer semelhança com o antigo IN FLAMES, que revolucionou a cena do metal extremo em meados dos anos 90. Assim, caro amigo leitor, você tem duas opções ao ouvir o novo álbum dos caras: compará-lo com os primórdios da banda (e, já adianto, se decepcionar miseravelmente), ou procurar escutar o disco com a mente aberta, e procurar vislumbrar o que essa nova fase tem a oferecer.
E esse fato inclusive tem levado a grande maioria das resenhas publicadas sobre este novo álbum, o 11º de sua carreira, serem bem negativas, e elegendo o trabalho como o pior lançamento do IN FLAMES. Mas será isso tudo mesmo? Bom, como dito no parágrafo anterior, depende do ponto de vista que você analisar o trabalho.
Analisando friamente "Siren Chrams", simplesmente do ponto de vista musical, a conclusão que chego é que se trata de um bom disco, com ótimas canções, construídas de forma a conquistarem o ouvinte da forma mais simples e direta possível. Ou seja, há uma certa tendência "radiofônica" e moderna que permeia a maioria do disco, que pode sim ser encarado como o mais comercial da banda até o momento. E isso é ruim? Não, muito pelo contrário.

A faixa de abertura, "In Plain View", traz bem evidente essa nova fase da banda, com um clima meio industrial, guitarras sujas, vocais melancólicos, e um refrão bem marcante e grudento, sendo uma das melhores do disco. Na sequência, "Everthing’s Gone" tem um começo brutal, remetendo aos primeiros trabalhos da banda, e possui alguns dos riffs mais legais do trabalho, e novamente conta com um belo refrão.
Mas daí pra frente a tendência mais comercial que mencionei começam a ficar mais evidentes.
"Paralyzed", por exemplo, conta com um trabalho vocal impecável, em especial nos backings, e a pop "With Eyes Wide Open", é bem melancólica e cativante, e chama a atenção pelas ótimas melodias e arranjos diversificados. Outro destaque fica para a experimental "Rusted Nail", que embora traga uma gama variada de elementos, consegue soar bem agradável e instigante.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Por sua vez, em alguns momentos a banda acabou pisando na bola, como no single "Through Oblivion", que embora possua um refrão interessante, tem uma levada melosa e irritante; e "When the Worlds Explodes", que embora tenha alguns momentos pesadíssimos, inclusive com vocais guturais de Andres, tem um refrão tenebroso, com vozes femininas desconexas.
A produção do disco é outro grande ponto a favor, sendo uma das melhores da banda até hoje, e a arte gráfica do material é belíssima, em especial na versão digibook do trabalho.
Na opinião deste que vos escreve, embora seja impossível comparar o disco com os clássicos da banda, é o melhor trabalho do IN FLAMES desde "Soundtrack to Your Escape", de 2004. Mas, como já avisado: ouça com a mente aberta, e não espere por uma volta as origens da banda, pois "Siren Charms" está bem longe de seguir por esse caminho.

Siren Charms – In Flames
(2014 – Sony Music - Importado)
Tracklist:
01. In Plain View
02. Everything's Gone
03. Paralyzed
04. Through Oblivion
05. With Eyes Wide Open
06. Siren Charms
07. When The World Explodes
08. Rusted Nail
09. Dead Eyes
10. Monsters In The Ballroom
11. Filtered Truth
Outras resenhas de Siren Charms - In Flames
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock nacional dos anos 1990 cujo reconhecimento veio muito tarde
O hit do Angra inspirado em Iron Maiden e Deep Purple na fase Steve Morse
A música do Red Hot Chili Peppers inspirada em uma das Spice Girls
A música que selou a decisão de Nicko McBrain ao sair do Iron Maiden
A música do Metallica que o Megadeth tocou em show antes de "Ride the Lightning"
Alissa White-Gluz surpreende ao ser anunciada como nova vocalista do Dragonforce
O comportamento dos metaleiros que faz o metal diminuir, segundo Jimmy London
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
A melhor música do Nightwish, segundo leitores da Metal Hammer
A música revolucionária que o Guns N' Roses começou a criar num porão em 1985
As bandas que fizeram Alexi Laiho se tornar fã de heavy metal
Jason Newsted conta como era estar feliz em meio ao luto do Metallica
O dia em que Nuno Bettencourt levou um beijo na boca de Eddie Van Halen e travou
Quando o Genesis foi longe demais na ousadia; "Não esqueçam que a gente não era os Beatles"
A banda que Wolf Hoffmann não aceita que chamem de metal: "É boa, mas me poupe"
Humberto Gessinger ficou chocado ao descobrir que Beatles eram maiores que Os Incríveis
Eloy Casagrande revela o que evitou fazer no teste do Slipknot: "Se fizesse, seria babaca"

In Flames - Galeria de fotos do show na Audio em São Paulo
5 bandas de heavy metal que estão na ativa e lançaram mais de 10 discos de estúdio
Bandas de melodic death metal serão homenageadas pela Orquestra Sinfônica de Gotemburgo
In Flames faz primeiro show de sua turnê sul-americana; confira setlist
7 músicas de metal lançadas em 2000 que estavam à frente do seu tempo, segundo a Louder

