Grandfúria: Por falta de música boa, nenhum gaúcho morrerá

Resenha - Grandfúria - Grandfúria

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Victor de Andrade Lopes
Enviar Correções  

8


Após quase dois anos de apresentações ao vivo e dois EPs lançados (sob a licença Creative Commons, que permite ao internauta baixar e compartilhar as músicas à vontade), a banda Grandfúria decidiu juntar ambos os lançamentos e criou assim seu primeiro álbum (sob a mesma licença), que leva o nome do grupo e uma curiosa capa.

Diverso, o disco traz músicas de climas bem variados. As influências são muitas, e nem toda faixa se prende a uma única vertente. A abertura "Dando a Cara a Tapa", por exemplo, abre com um riff quase punk para dar espaço para um ritmo mais sereno permeado pelo acordeão, instrumento que escancara suas origens gaúchas - esta alternância quase ska punk entre riffs pesados e instrumentos relativamente exóticos será utilizada novamente em "A Cartomante", por exemplo (na forma de trompetes, no caso), e serve de exemplo para a habilidade dos músicos envolvidos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Algumas faixas ("Meu Próprio Fim", "Faz-me") trazem um lado mais pop e emotivo, lembrando bandas conterrâneas como Fresno, enquanto que os grandes destaques "Choro do Pampa" e "Só Coração" entregam letras igualmente pessoais, mas bastante literárias.

A impressão que fica é que os músicos não tentaram se limitar a uma única jogada musical, ao mesmo tempo em que tentam criar uma certa identidade para seu som já logo no primeiro trabalho - é um caminho complexo, e por isso deve ser aplaudido. Aromas de punk, britpop, rock alternativo, pop rock e afins são presença constante da primeira à última faixa.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ainda é cedo para colocar o Grandfúria num pedestal e chamá-los de "promessa do rock nacional" ou algo assim. Talvez isto nem seja a ambição da banda, já que hoje em dia é uma tendência os grupos novos se manterem em mercados regionais. O que pode ser dito com certeza é: por falta de música boa, gaúcho nenhum vai morrer.

Abaixo, um vídeo de "Choro do Pampa" ao vivo:

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

* O álbum Grandfúria foi enviado ao autor do blog Sinfonia de Ideias via internet por um integrante da banda e a resenha foi escrita por sugestão do mesmo.

Track-list:
1 - "Dando a Cara a Tapa"
2 - "Meu Próprio Fim"
3 - "Faz-me"
4 - "Choro do Pampa"
5 - "2D"
6 - "Só Coração"
7 - "A Cartomante"
8 - "Caça às Bruxas"
9 - "Boa sorte"
10 - "Um Pouco Mais"




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Separados no nascimento: Sarah Jessica Parker e o mascote EddieSeparados no nascimento
Sarah Jessica Parker e o mascote Eddie

Enjaulados: Os crimes mais chocantes da história do rockEnjaulados
Os crimes mais chocantes da história do rock


Sobre Victor de Andrade Lopes

Victor de Andrade Lopes é jornalista (Mtb 77507/SP) formado pela PUC-SP com extensões em Introdução à História da Música e Arte Como Interpretação do Brasil, ambas pela FESPSP, e estudante de Sistemas para Internet na FATEC de Carapicuíba, onde mora. É também membro do Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil e responsável pelo blog Sinfonia de Ideias. Apaixonado por livros, ciências, cultura pop, games, viagens, ufologia, e, é claro, música: rock, metal, pop, dance, folk, erudito e todos os derivados e misturas. Toca piano e teclado nas horas livres.

Mais matérias de Victor de Andrade Lopes no Whiplash.Net.

WhiFin Goo336 Goo336