Grandfúria: Por falta de música boa, nenhum gaúcho morrerá
Resenha - Grandfúria - Grandfúria
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 11 de agosto de 2014
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após quase dois anos de apresentações ao vivo e dois EPs lançados (sob a licença Creative Commons, que permite ao internauta baixar e compartilhar as músicas à vontade), a banda Grandfúria decidiu juntar ambos os lançamentos e criou assim seu primeiro álbum (sob a mesma licença), que leva o nome do grupo e uma curiosa capa.
Diverso, o disco traz músicas de climas bem variados. As influências são muitas, e nem toda faixa se prende a uma única vertente. A abertura "Dando a Cara a Tapa", por exemplo, abre com um riff quase punk para dar espaço para um ritmo mais sereno permeado pelo acordeão, instrumento que escancara suas origens gaúchas - esta alternância quase ska punk entre riffs pesados e instrumentos relativamente exóticos será utilizada novamente em "A Cartomante", por exemplo (na forma de trompetes, no caso), e serve de exemplo para a habilidade dos músicos envolvidos.
Algumas faixas ("Meu Próprio Fim", "Faz-me") trazem um lado mais pop e emotivo, lembrando bandas conterrâneas como Fresno, enquanto que os grandes destaques "Choro do Pampa" e "Só Coração" entregam letras igualmente pessoais, mas bastante literárias.
A impressão que fica é que os músicos não tentaram se limitar a uma única jogada musical, ao mesmo tempo em que tentam criar uma certa identidade para seu som já logo no primeiro trabalho - é um caminho complexo, e por isso deve ser aplaudido. Aromas de punk, britpop, rock alternativo, pop rock e afins são presença constante da primeira à última faixa.
Ainda é cedo para colocar o Grandfúria num pedestal e chamá-los de "promessa do rock nacional" ou algo assim. Talvez isto nem seja a ambição da banda, já que hoje em dia é uma tendência os grupos novos se manterem em mercados regionais. O que pode ser dito com certeza é: por falta de música boa, gaúcho nenhum vai morrer.
Abaixo, um vídeo de "Choro do Pampa" ao vivo:
* O álbum Grandfúria foi enviado ao autor do blog Sinfonia de Ideias via internet por um integrante da banda e a resenha foi escrita por sugestão do mesmo.
Track-list:
1 - "Dando a Cara a Tapa"
2 - "Meu Próprio Fim"
3 - "Faz-me"
4 - "Choro do Pampa"
5 - "2D"
6 - "Só Coração"
7 - "A Cartomante"
8 - "Caça às Bruxas"
9 - "Boa sorte"
10 - "Um Pouco Mais"
Outras resenhas de Grandfúria - Grandfúria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
Bruce Dickinson diz que prefere gravar novo álbum do Iron Maiden a fazer outra turnê
A banda dos anos 2000 que mais orgulhava Geddy Lee por seguir os passos do Rush
Baixista se manifesta pela primeira vez sobre retorno do Faith No More
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
Steve Hackett (Genesis) e Steve Rothery (Marillion) anunciam álbum colaborativo
As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
O cantor que lançou uma música com Dave Grohl nos créditos, embora ele diga não ter tocado nela
O álbum estranho dos anos oitenta que se tornou um dos grandes favoritos de Alex Lifeson
Bruce Dickinson pretende se manter ativo depois que parar de cantar
A banda que explodiu nos anos 90 e fez Robert Plant pensar em desistir
O músico que Freddie Mercury considerava o maior de todos os tempos
A primeira banda que fez Phil Collins se apaixonar pelo rock progressivo
A opinião de Mark "Barney" Greenway, do Napalm Death, sobre Lemmy e o Motörhead


"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
Iron Maiden: Virtual XI não é nem oito, nem oitenta


