Syconaut: Mostrando serviço e necessidade de evolução em disco
Resenha - In Ruins - Syconaut
Por Alisson Caetano
Postado em 08 de agosto de 2014
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Não sei se é a água, o gene nórdico, o clima ou algo do tipo, mas a quantidade de boas bandas que tem nascido na Suécia nos últimos anos não pode ser só coincidência.
Fugindo do tradicional stoner/doom que tem saído aos montes de lá, o SYCONAUT vem, com seu segundo disco, apresentar suas influências de metalcore, groove e thrash metal em uma roupagem moderna, pesada e cativante.
Todas as 11 faixas de In Ruins deixam evidentes suas referências musicais, à exemplo de "Regression", que busca no MACHINE HEAD e na onda metalcore a fórmula para a construção de sua estrutura rítmica. "Worn" apresenta mais referências de groove e metalcore vindas diretamente das bandas norte-americanas do estilo, como o KILLSWITCH ENGAGE. "Into the Abyss" é mais cadenciada e leva em seu DNA toques de post-hardcore, bem como em "Falling to the Skies".
No geral é um disco que mantém o nível durante toda a audição, com muito peso e vontade de mostrar à que veio. Porém, cabe fazer uma ressalva: em todas as músicas as referências criativas do conjunto ficam evidentes, dentre as mais óbvias está a escola norte-americana de heavy metal (New Wave of American Metal) e o groove de bandas como PRONG, GRIP INC. e MACHINE HEAD. Sim, a banda mostra personalidade ao combiná-las com elementos de post-hardcore, mas ainda fica a impressão de há mais a evoluir nos próximos trabalhos.
Para o próximo disco, a tarefa talvez seja começar a se distanciar da pura mescla de referências em prol de uma maior autenticidade, algo que, a julgar por esse disco, pode ser feito sem maiores problemas, vontade e talento não serão problemas.
Tracklist:
1. In Ruins
2. Scotoma
3. Regression
4. Worn
5. Into the Abyss
6. Insomnia
7. Astronomical Deity
8. Falling to the Skies
9. Solitude
10. Lamentation
11. Frailty
Lineup
Juha Ojajrvi - baixo
Daniel Granlund - bateria
Benny Hagstedt - guitarra
David Holgersson - guitarra
Daniel Valström - vocal
Para ver a matéria original, dentre outros textos, acesse The Freak Zine: thefreakzine.blogspot.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
O disco do Kiss feito a partir de "quase lixo inutilizável", segundo Paul Stanley
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Helloween cancela shows na Ásia devido a problemas de saúde de Michael Kiske
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
Fernanda Lira desabafa sobre ódio online e autenticidade: "não sou essa pessoa horrível"
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Ihsahn explica por que o Emperor não fará novos álbuns: "não dá para competir com isso"
O álbum de Lennon & McCartney que Neil Young se recusou a ouvir; "Isso não são os Beatles"
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Janis Joplin: última gravação dela em vida foi feita para um Beatle
Apple Music divulga lista com 100 melhores álbuns da história; Nirvana aparece no top 10
A ótima música que o Metallica tocou apenas uma vez no Século XXI
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



