Primordium: Uma excelente contribuição ao Death Metal nacional
Resenha - Todtenbuch - Primordium
Por Julio Rezende
Postado em 27 de julho de 2014
A inovação muitas vezes nos causa estranheza. O CD Todtenbuch da banda natalense Primordium destaca-se por essa criatividade, esse elemento novo, trazendo uma excelente contribuição ao Death Metal nacional.
A primeira vez que escutei o Primordium não imaginava que fosse uma banda brasileira. Foi surpreendente saber que se tratava da banda de Natal. Pode-se observar desde o início que o Primordium apresenta neste CD um death metal de excelente qualidade, inclusive no que se refere a elementos gráficos da capa, mídia do CD e encarte. A banda é formada por Gerson Lima - (vocal), João Felipe Santiago Dantas - (baixo), Lux Tenebrae - (guitars) e Augustus Caesar - (bateria).
Após uma intro muito bem construída o CD inicia com a composição "The Curse of Inhotep". Trata-se de uma boa música para iniciar um CD. Desde o início se observa o bom diálogo dos instrumentos, com um destaque importante para a contribuição do teclado para a sonoridade da banda no CD e presença sempre constante nas composições. A banda também soube fazer uso de interessantes intros ao longo do CD, gerando curiosidade ao ouvinte. É interessante o uso de alguns teclados, o que ajuda a se construir uma atmosfera ainda mais especial.
"Mummified" faz evocar uma imagem mental quanto ao que pode ser uma apresentação ao vivo do Primordium: um revolucionário mosh pit. As músicas "Gates of Restaú" e "Legion" trazem em seu intermeio alguns elementos inovadores. As composições fazem evocar uma memória do Morbid Angel, uma influência frequente na banda, sem contudo ser uma sombra. O Primordium possui suas características próprias e únicas. Talvez essas sejam as composições mais diversificada da banda, intercambiando elementos rápidos e atmosféricos, características essas que fazem a identidade do Primordium.
"Legion" mostra o bom esforço realizado pela banda em trazer em sua música elementos que proporcionam àquele que escuta uma experiência de alterar a consciência, algo que faz muitos se interessarem em escutar uma banda de heavy, death ou black metal.
Merece também destaque "Gloy of Rá" e "Pillars of Eternity" que expressam o bom entrelaçamento de vários elementos musicais. As músicas trazem em suas letras algo relacionado ao estado de consciência do Antigo Egito, algo que traz uma emoção especial à música da banda.
"Negative Confession" e "Osiris" encerram muito bem este CD de lançamento do Primordium. O CD é mais um lançamento da Rising Records, selo da cidade de Mossoró (RN). Longa vida a esta banda natalense. Que venham novas composições e álbuns. Imagino um potencial e grande potencial e progresso técnico no presente e futuro desta banda.
Outras resenhas de Todtenbuch - Primordium
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
Os melhores álbuns de rock e metal lançados nesta década, segundo o Loudwire
Os 79 músicos que dividiram palco com Metallica e deixaram James Hetfield "bem nervoso"
A atitude dos Titãs que fez Fernando Gabeira se levantar e ir embora de um show
As duas bandas consagradas que Robert Plant detonou: "Que porcaria rimada é essa?
O argumento de Steve Harris que convenceu Janick Gers a ficar após Adrian Smith voltar
Jason Newsted, ex-Metallica, explica o baixo apagado de "...And Justice For All"
Cinco países com muita tradição no mundo do heavy metal


A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



