Primordium: Uma excelente contribuição ao Death Metal nacional
Resenha - Todtenbuch - Primordium
Por Julio Rezende
Postado em 27 de julho de 2014
A inovação muitas vezes nos causa estranheza. O CD Todtenbuch da banda natalense Primordium destaca-se por essa criatividade, esse elemento novo, trazendo uma excelente contribuição ao Death Metal nacional.
A primeira vez que escutei o Primordium não imaginava que fosse uma banda brasileira. Foi surpreendente saber que se tratava da banda de Natal. Pode-se observar desde o início que o Primordium apresenta neste CD um death metal de excelente qualidade, inclusive no que se refere a elementos gráficos da capa, mídia do CD e encarte. A banda é formada por Gerson Lima - (vocal), João Felipe Santiago Dantas - (baixo), Lux Tenebrae - (guitars) e Augustus Caesar - (bateria).
Após uma intro muito bem construída o CD inicia com a composição "The Curse of Inhotep". Trata-se de uma boa música para iniciar um CD. Desde o início se observa o bom diálogo dos instrumentos, com um destaque importante para a contribuição do teclado para a sonoridade da banda no CD e presença sempre constante nas composições. A banda também soube fazer uso de interessantes intros ao longo do CD, gerando curiosidade ao ouvinte. É interessante o uso de alguns teclados, o que ajuda a se construir uma atmosfera ainda mais especial.
"Mummified" faz evocar uma imagem mental quanto ao que pode ser uma apresentação ao vivo do Primordium: um revolucionário mosh pit. As músicas "Gates of Restaú" e "Legion" trazem em seu intermeio alguns elementos inovadores. As composições fazem evocar uma memória do Morbid Angel, uma influência frequente na banda, sem contudo ser uma sombra. O Primordium possui suas características próprias e únicas. Talvez essas sejam as composições mais diversificada da banda, intercambiando elementos rápidos e atmosféricos, características essas que fazem a identidade do Primordium.
"Legion" mostra o bom esforço realizado pela banda em trazer em sua música elementos que proporcionam àquele que escuta uma experiência de alterar a consciência, algo que faz muitos se interessarem em escutar uma banda de heavy, death ou black metal.
Merece também destaque "Gloy of Rá" e "Pillars of Eternity" que expressam o bom entrelaçamento de vários elementos musicais. As músicas trazem em suas letras algo relacionado ao estado de consciência do Antigo Egito, algo que traz uma emoção especial à música da banda.
"Negative Confession" e "Osiris" encerram muito bem este CD de lançamento do Primordium. O CD é mais um lançamento da Rising Records, selo da cidade de Mossoró (RN). Longa vida a esta banda natalense. Que venham novas composições e álbuns. Imagino um potencial e grande potencial e progresso técnico no presente e futuro desta banda.
Outras resenhas de Todtenbuch - Primordium
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Rick Rubin elege o maior guitarrista de todos os tempos; "ele encontrou uma nova linguagem"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
Cantor brega Falcão conta a Danilo Gentili treta com Roger Waters do Pink Floyd
A canção que o baixista achava "meio brega" mas levou o Metallica ao estrelato
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Produtor brasileiro que vive nos EUA critica novo tributo a Andre Matos
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Geddy Lee revela época em que Rush usava "muita cocaína" para "manter a energia"
Os cinco discos mais valiosos de todos os tempos e suas histórias curiosas e macabras
Humberto Gessinger usava recurso teatral para ofender outras bandas como forma de elogio


Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



