Pentacrostic: Clássico pioneiro do Doom nacional é relançado
Resenha - Pain Tears - Pentacrostic
Por Vitor Franceschini
Postado em 16 de julho de 2014
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A sensação de fazer esta resenha é de estar realizando um especial (clássicos), seção que não postamos há tempos. Então, o leitor pode considerar esta análise como um misto de resenha/especial, dada a importância deste trabalho ao underground nacional e mais precisamente ao Doom Metal brasileiro.
O selo Old Pride Records, reconhecendo a importância disto, tomou a iniciativa e relançou "The Pain Tears", debut da banda pioneira Pentacrostic. Na época a evidência no Metal nacional era o Thrash e o Death Metal e a banda paulista de Osasco, apostava em algo mais fúnebre e soturno.
"The Pain Tears", apesar da conotação Doom, em nada se parece com o que é proposto no gênero hoje em dia. Praticamente sem elementos góticos em sua música (a não ser pelos leves arranjos de teclados), o negócio aqui traz um som extremo com variação rítmica e um clima lúgubre, além de flertar com o Death Metal.
As guitarras entoam riffs sinistros, enquanto a cozinha varia o ritmo entre o mais arrastado e momentos mais brutais, com um baixo bem pesado e que se impõe. Não há vocais limpos, já que o líder e mentor da banda Marcelo Sanctum (vocal/baixo) vocifera guturais mórbidos.
Há vários clássicos aqui como Welcome to the Suffering, Lost in the Void, The Abstract Limits of the Unknown e Words in Corrosion. Todos clássicos de um estilo que não tem o reconhecimento merecido no Brasil, mas sempre revelou ótimas bandas.
O relançamento traz um trabalho remasterizado limitado a mil cópias marcadas à mão com duas artes diferentes na contra-capa. Além disso, a demo "Agony of Souls", de 1990, vem como bônus. Um relançamento que fará os antigos se encantarem e os mais novos conhecerem uma importante parte da história do Metal extremo nacional. Obra prima.
https://www.facebook.com/pentacrostic
http://www.myspace.com/pentacrosticbr
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
O clássico álbum ao vivo "At Budokan" que não foi gravado no Budokan
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
Mr.Bungle anuncia show solo em São Paulo
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Os dois discos do ELP que Carl Palmer disse que deveriam virar vasos


"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


