Pentacrostic: Clássico pioneiro do Doom nacional é relançado
Resenha - Pain Tears - Pentacrostic
Por Vitor Franceschini
Postado em 16 de julho de 2014
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A sensação de fazer esta resenha é de estar realizando um especial (clássicos), seção que não postamos há tempos. Então, o leitor pode considerar esta análise como um misto de resenha/especial, dada a importância deste trabalho ao underground nacional e mais precisamente ao Doom Metal brasileiro.
O selo Old Pride Records, reconhecendo a importância disto, tomou a iniciativa e relançou "The Pain Tears", debut da banda pioneira Pentacrostic. Na época a evidência no Metal nacional era o Thrash e o Death Metal e a banda paulista de Osasco, apostava em algo mais fúnebre e soturno.
"The Pain Tears", apesar da conotação Doom, em nada se parece com o que é proposto no gênero hoje em dia. Praticamente sem elementos góticos em sua música (a não ser pelos leves arranjos de teclados), o negócio aqui traz um som extremo com variação rítmica e um clima lúgubre, além de flertar com o Death Metal.
As guitarras entoam riffs sinistros, enquanto a cozinha varia o ritmo entre o mais arrastado e momentos mais brutais, com um baixo bem pesado e que se impõe. Não há vocais limpos, já que o líder e mentor da banda Marcelo Sanctum (vocal/baixo) vocifera guturais mórbidos.
Há vários clássicos aqui como Welcome to the Suffering, Lost in the Void, The Abstract Limits of the Unknown e Words in Corrosion. Todos clássicos de um estilo que não tem o reconhecimento merecido no Brasil, mas sempre revelou ótimas bandas.
O relançamento traz um trabalho remasterizado limitado a mil cópias marcadas à mão com duas artes diferentes na contra-capa. Além disso, a demo "Agony of Souls", de 1990, vem como bônus. Um relançamento que fará os antigos se encantarem e os mais novos conhecerem uma importante parte da história do Metal extremo nacional. Obra prima.
https://www.facebook.com/pentacrostic
http://www.myspace.com/pentacrosticbr
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
Rodrigo Constantino toca clássico do Iron Maiden na bateria e ganha elogios
Edu Falaschi lança "MI'RAJ", capítulo final de sua trilogia conceitual
Tarja Turunen lança "Frisson Noir", disco mais pesado da sua carreira solo
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
Dia dos Namorados: 4 cantoras de Metal e Hard Rock e suas histórias de amor
O político que iniciou a decadência do Rio de Janeiro, segundo Paulo Ricardo
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
Ouça Sebastian Bach cantando "Man on the Silver Mountain" em tributo ao Rainbow
A opinião de Mike Portnoy sobre o primeiro show da nova baterista do Rush


Immolation anuncia a rápida e iminente autodestruição da humanidade no ótimo "Descent"
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR


