Pentacrostic: Clássico pioneiro do Doom nacional é relançado
Resenha - Pain Tears - Pentacrostic
Por Vitor Franceschini
Postado em 16 de julho de 2014
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A sensação de fazer esta resenha é de estar realizando um especial (clássicos), seção que não postamos há tempos. Então, o leitor pode considerar esta análise como um misto de resenha/especial, dada a importância deste trabalho ao underground nacional e mais precisamente ao Doom Metal brasileiro.
O selo Old Pride Records, reconhecendo a importância disto, tomou a iniciativa e relançou "The Pain Tears", debut da banda pioneira Pentacrostic. Na época a evidência no Metal nacional era o Thrash e o Death Metal e a banda paulista de Osasco, apostava em algo mais fúnebre e soturno.
"The Pain Tears", apesar da conotação Doom, em nada se parece com o que é proposto no gênero hoje em dia. Praticamente sem elementos góticos em sua música (a não ser pelos leves arranjos de teclados), o negócio aqui traz um som extremo com variação rítmica e um clima lúgubre, além de flertar com o Death Metal.
As guitarras entoam riffs sinistros, enquanto a cozinha varia o ritmo entre o mais arrastado e momentos mais brutais, com um baixo bem pesado e que se impõe. Não há vocais limpos, já que o líder e mentor da banda Marcelo Sanctum (vocal/baixo) vocifera guturais mórbidos.
Há vários clássicos aqui como Welcome to the Suffering, Lost in the Void, The Abstract Limits of the Unknown e Words in Corrosion. Todos clássicos de um estilo que não tem o reconhecimento merecido no Brasil, mas sempre revelou ótimas bandas.
O relançamento traz um trabalho remasterizado limitado a mil cópias marcadas à mão com duas artes diferentes na contra-capa. Além disso, a demo "Agony of Souls", de 1990, vem como bônus. Um relançamento que fará os antigos se encantarem e os mais novos conhecerem uma importante parte da história do Metal extremo nacional. Obra prima.
https://www.facebook.com/pentacrostic
http://www.myspace.com/pentacrosticbr
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
A resposta de Rafael Bittencourt sobre possibilidade de Bruno Valverde deixar a banda
Rolling Stones cancelam planos de turnê europeia em 2026
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Rafael Bittencourt explica por que Fabio Lione saiu do Angra
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Brasileira Marina La Torraca é anunciada como nova vocalista do Battle Beast


Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional
Legião Urbana: O discurso de tristeza e morte no álbum A Tempestade
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar


