Far From Alaska: Boa estreia revela promessa do rock nacional
Resenha - modeHuman - Far From Alaska
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 18 de maio de 2014
Formado em 2012, o Far From Alaska é um grupo brasileiro de grunge/rock alternativo oriundo de Natal, RN. Após uma calorosa recepção para seu EP Stereochrome, o grupo lança seu primeiro álbum, modeHuman, trabalho de 15 faixas bastante consistente, totalizando uma hora de muito peso e atitude, do começo ao fim (ou até quase o fim, como explicado a seguir).
Apesar dos termos "grunge" e "rock alternativo" empregados acima, não é tão fácil assim classificar o som do Far From Alaska - só ouvindo para ter a real dimensão. Você sentirá aromas até de country, hard rock e metal progressivo ao dar "play" no álbum, que já está disponível para compra no iTunes e para audição no Deezer.
Apesar de todas as faixas seguirem mais ou menos a mesma linha, há alguns destaques, como as influências de Jack White em "About Knifes" (os fãs do guitarrista lembrarão imediatamente de "Icky Thump" ao ouvirem esta faixa), o técnico interlúdio progressivo em "The New Heal", a eletrônica faixa título, e o belo solo de piano escondido aos 6:59 do enceramento "Monochrome", contrastando com a crueza e agressividade do som apresentado até aqui.
Difícil dizer o que agrada mais no Far From Alaska: se o trabalho instrumental do trio Edu Filgueira (baixo), Rafael Brasil (guitarra) e Lauro Kirsh (bateria), entregando riffs e ritmos de rápida agradabilidade; se os teclados de Cris Botarelli, que dão um toque a mais de autenticidade ao som; ou se a voz marcante e agradável de Emmily Barreto, que está servindo como excelente cartão de visitas.
Você não encontrará muito facilmente outras bandas nacionais iniciando a carreira com material de tão impecável produção. Por cantar apenas em inglês, o Far From Alaska tem ainda grandes chances de conquistar o público estrangeiro no futuro.
PS: Agradecimentos especiais ao colega colaborador do Whiplash.net Danilo F. Nascimento, por ter incluído a banda em sua série de matérias "O Rock Nacional está morto?: Você que pensa!"; foi nela que eu conheci o grupo.
Track-list:
1. "Thievery"
2. "Deadmen"
3. "Dino vs. Dino"
4. "Politiks"
5. "Another Round"
6. "About Knives"
7. "Rolling Dice"
8. "Mama"
9. "Greyhound"
10. "Communication"
11. "The New Heal"
12. "Tiny Eyes"
13. "modeHuman, Pt.1"
14. "Rainbows"
15. "Monochrome"
Nota: 9
Abaixo, o vídeo de "Thievery".
Outras resenhas de modeHuman - Far From Alaska
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Vídeo do Machine Head é citado pela Louder como um dos melhores da história do nu metal
Morte de Jeff Hanneman aproximou Tom Araya e Kerry King
As melhores músicas do Sepultura de todos os tempos, segundo Max Cavalera
O cover do AC/DC que o Foo Fighters tocou pela primeira vez no Brasil
O vazio deixado pelo Edguy
Sepultura "rouba o show" no maior festival de heavy metal da Inglaterra, diz a Metal Hammer
Mike Patton escreveu as letras do álbum "The Real Thing" em menos de duas semanas
As 10 melhores músicas dos anos 1960, segundo John Lennon
A banda que deu origem ao metal, ao rap, ao punk e ao pop rock, segundo Bob Dylan
A promessa que Ronnie James Dio fez para Bob Daisley e não cumpriu, após proposta irrecusável
O guitarrista brasileiro que estava anos-luz à frente dos outros, segundo Liminha
A música que Robert Plant considera a mais difícil que já precisou cantar
A canção que fez Frank Sinatra capitular, depois de passar anos atacando o rock
Geddy Lee sentiu a presença de Neil Peart na nova tour do Rush? Ele responde
Tom G. Warrior revela a banda que ninguém imagina ter influenciado o Celtic Frost
Alice Cooper lista três bandas que todo jovem músico deve ouvir
A banda pouco conhecida que por pouco não se tornou um grande nome do metal mundial
O significado do trecho do "Pai Nosso" que batiza "Hallowed Be Thy Name" do Iron Maiden



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



