Anette Olzon: à vontade em seu próprio território
Resenha - Shine - Anette Olzon
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 05 de abril de 2014
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após ser carinhosamente chutada do NIGHTWISH, a vocalista ANETTE OLZON não perdeu tempo e lançou seu primeiro álbum solo. O trabalho já era uma intenção desde a turnê do Dark Passion Play, é verdade. Versões ao vivo de algumas das faixas do disco já haviam sido upadas há um bom tempo no YouTube. Foi só na época do Imaginaerum, contudo, que ela começou a dar forma ao projeto. Sua saída do então quinteto sinfônico a deixou livre para focar totalmente no álbum, que veio a se chamar Shine.
Para começo de conversa, esqueça que ela já cantou no NIGHTWISH. Diferente de sua antecessora TARJA TURUNEN, que manteve os elementos de metal sinfônico em sua música, ANETTE seguiu um caminho quase totalmente diferente. As guitarras, por exemplo, não estão presentes em todas as faixas do disco, e muitas vezes ficam sufocadas pelos outros instrumentos acústicos e os teclados.
A primeira metade do disco é sonolenta, a não ser que você se identifique com este tipo de música - é justo prever que muitos fãs do NIGHTWISH não apreciarão isto. A coisa melhora na segunda metade, e chega ao ápice no final, com duas músicas de tirar o fôlego, daquelas que fazem o corpo inteiro se arrepiar.
A faixa-título e os singles "Lies" e "Falling" são as mais "pesadas" do disco, mesmo que evidentemente muito mais leves que trabalhos típicos do NIGHTWISH.
De resto, a música gira em torno de combinações de cordas, percussão leve e a voz da cantora, e vez ou outra com guitarras e bateria. "Floating", por exemplo, traz um riff nos teclados acompanhado de cordas que remete a música medieval – um dos trabalhos mais interessantes do disco. "One Million Faces" e "Watching Me from Afar" são belíssimas baladas que poderiam servir de encerramento para um filme.
A música apresentada por ANETTE tem elementos de artistas que vão de WITHIN TEMPTATION a ANNIE LENNOX, ENYA e KATE BUSH. O resultado é um disco que comprova a competência e o talento de uma cantora que teve relativamente pouco tempo de estrada com o NIGHTWISH e que tinha de ajustar sua performance aos desejos do líder e tecladista TUOMAS HOLOPAINEN – não que ele não tenha aproveitado adequadamente seu talento.
Boa estreia que ganha pontos pela direção musical bastante distante daquilo que a cantora fez em seu período de maior exposição. Causará estranhamento a muitos e precisa de várias audições para uma digestão apropriada, mas a compra do álbum é um investimento que compensa. O que se ouve aqui é uma cantora bastante à vontade em seu próprio território.
Abaixo, o vídeo de "Lies":
Track-list:
01. "Like a Show"
02. "Shine"
03. "Floating"
04. "Lies"
05. "Invincible"
06. "Hear Me"
07. "Falling"
08. "Moving Away"
09. "One Million Faces"
10. "Watching Me from Afar"
Outras resenhas de Shine - Anette Olzon
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Digão explica o erro dos Raimundos: "Mamonas Assassinas foram mais inteligentes"
Turnê que Michale Graves faria pelo Brasil é cancelada um dia antes do início
Helloween - um espetáculo completo na borda da cidade de São Paulo
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
A banda punk que fez John Lennon pensar "Era assim que os Beatles eram no começo"
Em parceria com a Casa da Moeda Real, Pink Floyd lança palhetas em cobre, prata e ouro
Cogumelo Records: 46 anos no coração do rock pesado de Belo Horizonte
Tarja Turunen fará show em São Paulo em maio de 2027
Ozzfest confirma segundo país que receberá o evento em 2027
A banda que pouca gente conhece que juntou membros do Angra e Biquini Cavadão
Seven Crossroads Festival anuncia oito atrações, seis delas inéditas no Brasil
O que significa a famigerada expressão "viúva dos Cavalera"?
Tuomas Holopainen afirma que Nightwish poderia continuar sem ele
O clássico do hard rock dos anos 1980 que banda achou tão ruim que regravou
Existe uma banda de metal para cada tipo de chefe e você vai reconhecer o seu
Rick Wakeman revela quais são os dois guitarristas que ele mais admira
5 álbuns que salvaram carreiras: Artistas em declínio que ressurgiram das cinzas
A melhor banda de todos os tempos, de acordo com Joey Ramone; "Não existe ninguém tão bom"

Anette Olzon diz que gostaria de ser amiga dos integrantes do Nightwish
O hit do Nightwish com que Anette Olzon não concordava e virava as costas no palco
Anette Olzon tentou contato com Tuomas Holopainen antes de shows cantando Nightwish
Anette Olzon explica o que a fez voltar a cantar músicas do Nightwish
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



