Anette Olzon: à vontade em seu próprio território
Resenha - Shine - Anette Olzon
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 05 de abril de 2014
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após ser carinhosamente chutada do NIGHTWISH, a vocalista ANETTE OLZON não perdeu tempo e lançou seu primeiro álbum solo. O trabalho já era uma intenção desde a turnê do Dark Passion Play, é verdade. Versões ao vivo de algumas das faixas do disco já haviam sido upadas há um bom tempo no YouTube. Foi só na época do Imaginaerum, contudo, que ela começou a dar forma ao projeto. Sua saída do então quinteto sinfônico a deixou livre para focar totalmente no álbum, que veio a se chamar Shine.
Para começo de conversa, esqueça que ela já cantou no NIGHTWISH. Diferente de sua antecessora TARJA TURUNEN, que manteve os elementos de metal sinfônico em sua música, ANETTE seguiu um caminho quase totalmente diferente. As guitarras, por exemplo, não estão presentes em todas as faixas do disco, e muitas vezes ficam sufocadas pelos outros instrumentos acústicos e os teclados.
A primeira metade do disco é sonolenta, a não ser que você se identifique com este tipo de música - é justo prever que muitos fãs do NIGHTWISH não apreciarão isto. A coisa melhora na segunda metade, e chega ao ápice no final, com duas músicas de tirar o fôlego, daquelas que fazem o corpo inteiro se arrepiar.
A faixa-título e os singles "Lies" e "Falling" são as mais "pesadas" do disco, mesmo que evidentemente muito mais leves que trabalhos típicos do NIGHTWISH.
De resto, a música gira em torno de combinações de cordas, percussão leve e a voz da cantora, e vez ou outra com guitarras e bateria. "Floating", por exemplo, traz um riff nos teclados acompanhado de cordas que remete a música medieval – um dos trabalhos mais interessantes do disco. "One Million Faces" e "Watching Me from Afar" são belíssimas baladas que poderiam servir de encerramento para um filme.
A música apresentada por ANETTE tem elementos de artistas que vão de WITHIN TEMPTATION a ANNIE LENNOX, ENYA e KATE BUSH. O resultado é um disco que comprova a competência e o talento de uma cantora que teve relativamente pouco tempo de estrada com o NIGHTWISH e que tinha de ajustar sua performance aos desejos do líder e tecladista TUOMAS HOLOPAINEN – não que ele não tenha aproveitado adequadamente seu talento.
Boa estreia que ganha pontos pela direção musical bastante distante daquilo que a cantora fez em seu período de maior exposição. Causará estranhamento a muitos e precisa de várias audições para uma digestão apropriada, mas a compra do álbum é um investimento que compensa. O que se ouve aqui é uma cantora bastante à vontade em seu próprio território.
Abaixo, o vídeo de "Lies":
Track-list:
01. "Like a Show"
02. "Shine"
03. "Floating"
04. "Lies"
05. "Invincible"
06. "Hear Me"
07. "Falling"
08. "Moving Away"
09. "One Million Faces"
10. "Watching Me from Afar"
Outras resenhas de Shine - Anette Olzon
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
"Não dá para fazer uma lista de músicas do Judas Priest sem incluir 'Painkiller'", diz Ian Hill
A música do Uriah Heep que David Byron recusou cantar e se tornou um clássico
A noite em que Noel Gallagher ouviu "a melhor música de sua vida"
Sharon detalha reunião com seis médicos antes do último show de Ozzy
Duff McKagan reflete sobre o dramático fim do Velvet Revolver
Agora é oficial: Dream Theater começa a trabalhar no próximo álbum
O limite que João Gordo estabeleceu para se aposentar do Ratos de Porão: "Prefiro parar"
Slash e banda moraram juntos para escrever músicas do novo álbum
Como Black Sabbath e Deep Purple entraram escondidos num dos maiores festivais da história
Ian Hill comenta aposentadoria e declara que "não tinha escolha"
A música do Venom inspirada em um dos grandes clássicos do Kiss
O rockstar que se gaba de ter Donald Trump e Elon Musk na agenda do telefone
O que aconteceu no túmulo de Ozzy Osbourne que levou Kelly a uma prática milenar
Tony Iommi admite estar pensando cada vez mais na própria morte
A canção do Genesis que a banda evitava tocar ao vivo, de acordo com Phil Collins
Andreas Kisser elege a maior banda de Rock do Brasil
Metallica: todos os álbuns da banda, do pior para o melhor



Por que mãe de Anette Olzon não gostou do som do Nightwish: "Você não cantou perfeito"
O que o Nightwish pedia para Anette Olzon mudar no palco, segundo a própria
Fabio Lione e Anette Olzon surgem juntos e legenda da foto indica nova parceria musical
Iron Maiden: Review do novo álbum publicado na revista Kerrang



