4th Dimension: Qualidade ofuscada por "mais do mesmo"
Resenha - Dispelling the Veil of Illusions - 4th Dimension
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 26 de março de 2014
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O 4TH DIMENSION chega ao ano da Copa com seu segundo disco, Dispelling the Veil of Illusions. O álbum é tão breve que chega a desanimar: pouco menos de 40 minutos de música distribuídos em dez faixas (bingo, cada uma tem em média quatro minutos).
Bastante consistente, as faixas do disco não variam muito. Com exceção da introdução "Veil 3102" e das baladas "Memoirs of the Abyss" e "Away", temos um álbum composto basicamente por trabalhos breves de power metal do tipo mais melódico.
Enquanto o guitarrista MICHELE SEGAFREDO traz riffs interessantes na sua guitarra, o tecladista TALETE FUSARO encheu o álbum de sons eletrônicos, diminuindo um pouco as partes sinfônicas. Misturar música eletrônica com power metal não é bem uma novidade; vide bandas como DRAGONFORCE e DREAMTALE. Aqui neste disco, o uso pode ter sido excessivo, e, em alguns casos, até dispensável. Um pouco mais das clássicas camadas de cordas faria bem ao som do grupo, que praticamente pede tais timbres. Curioso notar também que quase todas as faixas do disco terminam de forma abrupta.
A banda como um todo mostrou-se competente, e as faixas provavelmente farão com que os fãs desta vertente sorriam. A qualidade é óbvia e indiscutível. O que faz o disco perder pontos é a falta do "fator impacto", algo já ausente no trabalho anterior, The White Path to Rebirth. E, para uma banda nova, isto pode ser fatal. Grupos como STRATOVARIUS, SONATA ARCTICA e RHAPSODY OF FIRE podem se dar ao luxo de fazer mais do mesmo. Um 4TH DIMENSION, não.
Conquanto a banda tenha entregue um trabalho razoável, fica aquela sensação de que tudo foi muito breve (menos de 40 minutos de música, repito), repetitivo (faixas de mesma duração, de mesma estrutura e de certa forma até enjoativas) e manjado. Não que uma banda seja uma empresa que precise se destacar entre as concorrentes, mas fica a pergunta: o que os jovens do 4TH DIMENSION estão trazendo de novo para o oceano sem fim de bandas de power metal?
Abaixo, o vídeo de "Kingdom of Thyne Illusions":
Track-list:
1. "Veil 3102"
2. "A Circle on the Ice"
3. "Kingdom of Thyne Illusions"
4. "Quantum Leap"
5. "ExtraWorld"
6. "White Logic"
7. "Memoirs of the Abyss"
8. "The Watchtower"
9. "Dissonant Hearts"
10. "Away"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



U2 anuncia álbum "Carnaval de Luz" e divulga o single "Silencio"
O baterista que conseguiu a façanha de ser tratado como deus por John Bonham e Neil Peart
Assista ao trailer oficial de "Ozzy & Black Sabbath: Back to the Beginning"
"Faltou o Agostinho Carrara!" - Fãs reagem à nova foto do Sepultura
"Eu odeio"; a canção que o Depeche Mode foi obrigado a lançar e vendeu mais de meio milhão
Steve Harris nunca cogitou encerrar o Iron Maiden
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
Ex-baterista do Black Sabbath considera Tony Iommi um dos músicos mais fáceis de lidar
Qual banda do Big Four do thrash metal possui a discografia de estúdio mais extensa?
Motörhead anuncia edição remixada do álbum "Orgasmatron"
O grave erro que o Oasis comete no palco, de acordo com Mick Jagger; "Isso não se faz"
Família de Andre Matos pede que fãs não façam conteúdos de IA com sua imagem
O cantor promessa do rock que Digão do Raimundos achou chato após três músicas
A banda que Slash diz merecer mais fama: "Um dos melhores rocks crus de todos os tempos"
"Love Hurts", a música que inspirou uma das canções mais tristes de todos os tempos
Produtor do álbum de David Gilmour não sabia quem é Richard Wright
Brian Johnson, do AC/DC, conta como fluidos comeram o seu ouvido por dentro
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



