4th Dimension: Qualidade ofuscada por "mais do mesmo"
Resenha - Dispelling the Veil of Illusions - 4th Dimension
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 26 de março de 2014
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O 4TH DIMENSION chega ao ano da Copa com seu segundo disco, Dispelling the Veil of Illusions. O álbum é tão breve que chega a desanimar: pouco menos de 40 minutos de música distribuídos em dez faixas (bingo, cada uma tem em média quatro minutos).
Bastante consistente, as faixas do disco não variam muito. Com exceção da introdução "Veil 3102" e das baladas "Memoirs of the Abyss" e "Away", temos um álbum composto basicamente por trabalhos breves de power metal do tipo mais melódico.
Enquanto o guitarrista MICHELE SEGAFREDO traz riffs interessantes na sua guitarra, o tecladista TALETE FUSARO encheu o álbum de sons eletrônicos, diminuindo um pouco as partes sinfônicas. Misturar música eletrônica com power metal não é bem uma novidade; vide bandas como DRAGONFORCE e DREAMTALE. Aqui neste disco, o uso pode ter sido excessivo, e, em alguns casos, até dispensável. Um pouco mais das clássicas camadas de cordas faria bem ao som do grupo, que praticamente pede tais timbres. Curioso notar também que quase todas as faixas do disco terminam de forma abrupta.
A banda como um todo mostrou-se competente, e as faixas provavelmente farão com que os fãs desta vertente sorriam. A qualidade é óbvia e indiscutível. O que faz o disco perder pontos é a falta do "fator impacto", algo já ausente no trabalho anterior, The White Path to Rebirth. E, para uma banda nova, isto pode ser fatal. Grupos como STRATOVARIUS, SONATA ARCTICA e RHAPSODY OF FIRE podem se dar ao luxo de fazer mais do mesmo. Um 4TH DIMENSION, não.
Conquanto a banda tenha entregue um trabalho razoável, fica aquela sensação de que tudo foi muito breve (menos de 40 minutos de música, repito), repetitivo (faixas de mesma duração, de mesma estrutura e de certa forma até enjoativas) e manjado. Não que uma banda seja uma empresa que precise se destacar entre as concorrentes, mas fica a pergunta: o que os jovens do 4TH DIMENSION estão trazendo de novo para o oceano sem fim de bandas de power metal?
Abaixo, o vídeo de "Kingdom of Thyne Illusions":
Track-list:
1. "Veil 3102"
2. "A Circle on the Ice"
3. "Kingdom of Thyne Illusions"
4. "Quantum Leap"
5. "ExtraWorld"
6. "White Logic"
7. "Memoirs of the Abyss"
8. "The Watchtower"
9. "Dissonant Hearts"
10. "Away"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
Vocalista aceitaria se reunir com o Cannibal Corpse, mas sabe que ex-colegas recusariam
A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
A atitude dos Titãs que fez Fernando Gabeira se levantar e ir embora de um show
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A melhor música de "Countdown to Extinction", do Megadeth, segundo o Loudwire
Felipe Andreoli cita Warren Buffett para explicar se música dá ou não dinheiro atualmente
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
Richie Blackmore responde; qual a canção definitiva do Rainbow?
A reação de Lemmy Kilmister quando gravadora sugeriu que Motörhead gravasse um rap
A banda que mais fez shows de abertura para os Beatles em todos os tempos
"Não sabia que Freddie era gay", diz Brian May, guitarrista do Queen
W.A.S.P.: a condição imposta por Blackie Lawless para entrada de Aquiles Priester


A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



