4th Dimension: Qualidade ofuscada por "mais do mesmo"
Resenha - Dispelling the Veil of Illusions - 4th Dimension
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 26 de março de 2014
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O 4TH DIMENSION chega ao ano da Copa com seu segundo disco, Dispelling the Veil of Illusions. O álbum é tão breve que chega a desanimar: pouco menos de 40 minutos de música distribuídos em dez faixas (bingo, cada uma tem em média quatro minutos).
Bastante consistente, as faixas do disco não variam muito. Com exceção da introdução "Veil 3102" e das baladas "Memoirs of the Abyss" e "Away", temos um álbum composto basicamente por trabalhos breves de power metal do tipo mais melódico.
Enquanto o guitarrista MICHELE SEGAFREDO traz riffs interessantes na sua guitarra, o tecladista TALETE FUSARO encheu o álbum de sons eletrônicos, diminuindo um pouco as partes sinfônicas. Misturar música eletrônica com power metal não é bem uma novidade; vide bandas como DRAGONFORCE e DREAMTALE. Aqui neste disco, o uso pode ter sido excessivo, e, em alguns casos, até dispensável. Um pouco mais das clássicas camadas de cordas faria bem ao som do grupo, que praticamente pede tais timbres. Curioso notar também que quase todas as faixas do disco terminam de forma abrupta.
A banda como um todo mostrou-se competente, e as faixas provavelmente farão com que os fãs desta vertente sorriam. A qualidade é óbvia e indiscutível. O que faz o disco perder pontos é a falta do "fator impacto", algo já ausente no trabalho anterior, The White Path to Rebirth. E, para uma banda nova, isto pode ser fatal. Grupos como STRATOVARIUS, SONATA ARCTICA e RHAPSODY OF FIRE podem se dar ao luxo de fazer mais do mesmo. Um 4TH DIMENSION, não.
Conquanto a banda tenha entregue um trabalho razoável, fica aquela sensação de que tudo foi muito breve (menos de 40 minutos de música, repito), repetitivo (faixas de mesma duração, de mesma estrutura e de certa forma até enjoativas) e manjado. Não que uma banda seja uma empresa que precise se destacar entre as concorrentes, mas fica a pergunta: o que os jovens do 4TH DIMENSION estão trazendo de novo para o oceano sem fim de bandas de power metal?
Abaixo, o vídeo de "Kingdom of Thyne Illusions":
Track-list:
1. "Veil 3102"
2. "A Circle on the Ice"
3. "Kingdom of Thyne Illusions"
4. "Quantum Leap"
5. "ExtraWorld"
6. "White Logic"
7. "Memoirs of the Abyss"
8. "The Watchtower"
9. "Dissonant Hearts"
10. "Away"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Assista o primeiro teaser do filme oficial sobre a história do Judas Priest
O cantor que Jack Black chamou de "Pavarotti do heavy metal"
"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
A música de novo disco do Megadeth que lembra o Metallica, de acordo com Gastão Moreira
Nevermore assina contrato com a Reigning Phoenix Music e prepara novo disco
Guitarrista ficou mais surpreso com David Coverdale sair das redes sociais do que com aposentadoria
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo
Bill Hudson: "Qualquer coisa que não são essas duas bandas é percebida pelo público como amador"
Mayara Puertas quebra silêncio e fala pela primeira vez do rumor envolvendo Arch Enemy
Kiko Zambianchi foi proibido de ir no Silvio Santos após apresentador errar seu nome
Os absurdos da produção do Rock in Rio 85 contra bandas nacionais, segundo Lobão
Motley Crue: A primeira impressão de Tommy Lee sobre o Rio de Janeiro


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



