Smothered: Estreia da banda de Swedish Death Metal
Resenha - Inevitable End - Smothered
Por Marlon Lima
Postado em 19 de fevereiro de 2014
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Smothered é uma banda sueca formada em 2009 e que lançou no final de 2013 seu primeiro álbum de estúdio, "The Inevitable End", via Soulseller Records. Atualmente sua formação conta com Stoffe Eriksson (guitarra e vocal), Viktor Eklund (bateria), Martin Norman (guitarra) e Tobias Arvidsson (baixo).
Tendo em vista o nome da banda, a capa e o país de origem, qualquer pessoa que tenha vivência com o metal saberá que o que este quarteto pratica é o famoso e já batido "Swedish Death Metal". Aquele mesmo consagrado pelos pioneiros do estilo, como Entombed, Dismember, Grave e Nihilist. Porém mesmo sendo clichê, a banda de Estocolmo não deixa o som feito por eles ser enfadonho, muito pelo contrário, em uma época onde bandas que tocam metal extremo buscam cada vez mais a velocidade e técnica, muitas vezes soando exageradas, Smothered simplifica as coisas e torna a audição bastante prazerosa, fazendo as 10 faixas soarem naturalmente.
A guitarra tem aquele timbre saturado do pedal da BOSS HM-2, referência do estilo, alternando entre riffs curtos e pesados e solos melodiosos e rápidos. Assim como as linhas de guitarras, o baixo também tem sua sonoridade absurdamente pesada. Juntando a tudo isso a bateria foge dos blast beats e segue aquela batida seca, e em alguns momento bumbos acelerados, fazendo mais peso ainda. Unindo ao instrumental temos o vocal cavernoso e visceral de Eriksson, que além de vocalista e guitarris é o principal compositor.
"No one left to kill" com um refrão totalmente insano (kill, kill, kill), além das "Sovereign", "Phlegethon" e "Re-Animated" que faziam parte da demo lançada pela banda em 2011 de forma independente são os destaques do full-length.
Apesar do pouco tempo de vida que a banda tem, os músicos são veteranos da cena metal da Suécia. Tudo indica que os próximos álbuns serão tão bons quanto seu debut. Porém não é de se esperar que eles inovem em futuras composições, mas que continuem trabalhando em cima das influências de seus conterrâneos. Embora seja um som batido, ele empolga do início ao fim, e que continue assim se o resultado for o mesmo da estréia.
Ano de Lançamento: 2013
Estilo: Death Metal
Origem: Suécia
Gravadora: Soulseller Records
Formação:
Stoffe Eriksson (Vocal e Guitarra)
Martin Norman (Guitarra)
Tobias Arvidsson (Baixo)
Viktor Eklund (Bateria)
Track-list:
01-The Ritual
02-Dead But Dreaming
03-Sovereign
04-Re-animated
05-No One Left To Kill
06-The Crawling Chaos
07-Phlegethon
08-Madness Take Me
09-Green River Anthem
10-The Inevitable End
Contato:
https://www.facebook.com/SmotheredSWE
http://www.smotheredband.com/
http://www.myspace.com/smothered
http://soundcloud.com/smothered
http://www.youtube.com/user/SmotheredSWE
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
Brent Hinds - O ícone do heavy metal que não gostava do estilo - nem de conceder entrevistas
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
Regis Tadeu detona AC/DC e afirma que eles viraram "banda cover de luxo"
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Danilo Gentili detona Chaves Metaleiro e o acusa de não devolver o dinheiro
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Max Cavalera elege as cinco músicas que definem a sua carreira
Motley Crue: A primeira impressão de Tommy Lee sobre o Rio de Janeiro
De AC/DC a ZZ Top: Origens dos nomes de bandas e artistas de rock
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



