Van Canto: Sempre buscando novos caminhos em cada disco
Resenha - Dawn of the Brave - Van Canto
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 16 de fevereiro de 2014
Apostando em sua velha fórmula, o VAN CANTO chega a seu quinto álbum com as mesmas letras oriundas de um cruzamento do MANOWAR com o DRAGONFORCE, e o mesmo esquema de fazer vários covers a cappella com clássicos da música. O que muda são os riffs, agora mais ousados. Outra mudança marcante é a ausência de músicos convidados, como constaram nos últimos três discos. Ou melhor: há convidados, mas são os próprios fãs: cerca de 200 admiradores do sexteto tiveram a oportunidade de gravar um coral para o disco.
E o que a banda mais vocal do metal tem para nos dizer em 2014? Algo que vale a pena ser ouvido, sem dúvidas. Pela primeira vez desde seu álbum de estreia, o grupo investiu em uma introdução, o que foi um tiro certo: épica e empolgante, a faixa-título cumpre seu dever de abertura. Mas segue para uma faixa mais morna, "Fight for Your Rights".
No decorrer do álbum, alternam faixas mornas e alguns grandes momentos, como "To the Mountains", com um ótimo riff e solo; "Badaboom", faixa poderosa que foi lançada como single com direto a um bem-humorado clipe; "Steel Breaker", com um dos melhores trabalhos "instrumentais" apresentados pela banda até hoje; e "Into the West", velha conhecida dos fãs de Senhor dos Anéis, que recebe aqui uma versão de tirar o fôlego.
De resto, as faixas são mais mornas, mas cada qual com seu charme e com total capacidade de fazer os fãs sorrirem. Por ser uma banda muito particular, o VAN CANTO criou uma comunidade de admiradores, e tem conseguido agradá-la a cada disco lançado. Ponto para eles.
Não podemos deixar de mencionar os outros covers, responsáveis por quase um quarto do disco. O mais notório deles talvez seja o do hit "Paranoid", do BLACK SABBATH. Mas não chega a ofuscar a versão improvável de "The Final Countdown" e "Holding Out for a Hero".
Apesar de a fórmula do VAN CANTO estar começando a dar sinais de esgotamento, é fato que a banda, ciente disso ou não, está sempre buscando novos caminhos em cada disco, e isto precisa ser louvado. A despeito de metaleiros chatos e conservadores que se recusam a respeitar uma banda que não leva guitarras para o palco, o VAN CANTO mostra mais uma vez que veio para ficar.
Abaixo, o vídeo de "Badaboom", com direito a sósias de OZZY OSBOURNE, LARS ULRICH e JOAKIM BRODÉN:
Track-list:
01. "Dawn of the Brave"
02. "Fight for Your Life"
03. "To the Mountains"
04. "Badaboom"
05. "The Final Countdown" (cover do Europe)
06. "Steel Breaker"
07. "The Awakening"
08. "The Other Ones"
09. "Holding Out for a Hero" (cover do Bonnie Tyler)
10. "Unholy"
11. "My Utopia"
12. "Into the West" (cover de Annie Lennox)
13. "Paranoid" (cover de Black Sabbath)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
Anthrax revela o título do próximo álbum de estúdio
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
A banda que guitarrista do Korn não curtia; "Qualquer um podia tocar o que eles tocavam"
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Kip Winger admite não se identificar mais com a música da banda que leva seu nome
Ritchie Blackmore explica por que saiu do Deep Purple: "Eram só interesses financeiros"
O beijo em cantora que fez Ney Matogrosso perceber que lado hétero não está adormecido
O grande erro que a MTV Brasil cometeu, segundo Gastão Moreira
A reação de James Hetfield ao ver Cliff Burton após o acidente que matou o baixista
Green Day emplaca sua quinta música no "Clube do Bilhão" do Spotify
Manowar se manifesta após anúncio da morte de Ross the Boss
O icônico bordão do Faustão criado a partir de contestação dos Paralamas do Sucesso
Iggor Cavalera: por que ele recusou convite para entrar no Guns N' Roses
A única cidade brasileira citada por Johnny Cash na letra de "I've Been Everywhere"
A decisão artística de Frejat que Humberto Gessinger não concorda e considera pragmática


Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?



