Van Canto: Sempre buscando novos caminhos em cada disco
Resenha - Dawn of the Brave - Van Canto
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 16 de fevereiro de 2014
Apostando em sua velha fórmula, o VAN CANTO chega a seu quinto álbum com as mesmas letras oriundas de um cruzamento do MANOWAR com o DRAGONFORCE, e o mesmo esquema de fazer vários covers a cappella com clássicos da música. O que muda são os riffs, agora mais ousados. Outra mudança marcante é a ausência de músicos convidados, como constaram nos últimos três discos. Ou melhor: há convidados, mas são os próprios fãs: cerca de 200 admiradores do sexteto tiveram a oportunidade de gravar um coral para o disco.
E o que a banda mais vocal do metal tem para nos dizer em 2014? Algo que vale a pena ser ouvido, sem dúvidas. Pela primeira vez desde seu álbum de estreia, o grupo investiu em uma introdução, o que foi um tiro certo: épica e empolgante, a faixa-título cumpre seu dever de abertura. Mas segue para uma faixa mais morna, "Fight for Your Rights".
No decorrer do álbum, alternam faixas mornas e alguns grandes momentos, como "To the Mountains", com um ótimo riff e solo; "Badaboom", faixa poderosa que foi lançada como single com direto a um bem-humorado clipe; "Steel Breaker", com um dos melhores trabalhos "instrumentais" apresentados pela banda até hoje; e "Into the West", velha conhecida dos fãs de Senhor dos Anéis, que recebe aqui uma versão de tirar o fôlego.
De resto, as faixas são mais mornas, mas cada qual com seu charme e com total capacidade de fazer os fãs sorrirem. Por ser uma banda muito particular, o VAN CANTO criou uma comunidade de admiradores, e tem conseguido agradá-la a cada disco lançado. Ponto para eles.
Não podemos deixar de mencionar os outros covers, responsáveis por quase um quarto do disco. O mais notório deles talvez seja o do hit "Paranoid", do BLACK SABBATH. Mas não chega a ofuscar a versão improvável de "The Final Countdown" e "Holding Out for a Hero".
Apesar de a fórmula do VAN CANTO estar começando a dar sinais de esgotamento, é fato que a banda, ciente disso ou não, está sempre buscando novos caminhos em cada disco, e isto precisa ser louvado. A despeito de metaleiros chatos e conservadores que se recusam a respeitar uma banda que não leva guitarras para o palco, o VAN CANTO mostra mais uma vez que veio para ficar.
Abaixo, o vídeo de "Badaboom", com direito a sósias de OZZY OSBOURNE, LARS ULRICH e JOAKIM BRODÉN:
Track-list:
01. "Dawn of the Brave"
02. "Fight for Your Life"
03. "To the Mountains"
04. "Badaboom"
05. "The Final Countdown" (cover do Europe)
06. "Steel Breaker"
07. "The Awakening"
08. "The Other Ones"
09. "Holding Out for a Hero" (cover do Bonnie Tyler)
10. "Unholy"
11. "My Utopia"
12. "Into the West" (cover de Annie Lennox)
13. "Paranoid" (cover de Black Sabbath)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
Álbum do Sepultura é citado como um dos melhores discos do thrash metal em lista da Kerrang!
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Metallica volta a tocar música que estava fora dos seus shows desde 2008
Fernanda Lira revela que irmã é jogadora profissional de futebol e já foi pra Seleção
Os 10 melhores discos do thrash metal, de acordo com a Kerrang!
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
A banda de rock nacional dos anos 1980 que Lobão comparou com o Palhaço Carequinha
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
Nicko McBrain quis deixar o Iron Maiden nos anos 1980 por ter errado em um show
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
Os 10 melhores discos do Kiss, em lista do Classic Rock History
Rudy Sarzo sobre Rhoads x Van Halen: "Pessoas não sabem diferença entre opinião e fato"
O erro de avaliação de David Gilmour sobre o "Dark Side of the Moon"
Max Cavalera cortou o cabelo para ganhar cópia de clássico do Metallica
Cinco bandas com mais de cinquenta anos de história
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Carach Angren - O horror dentro da caixa em "Dance and Laugh Amongst the Rotten"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



