Fireline: Investindo numa musicalidade mais melódica
Resenha - Final Storm - Fireline
Por Leonardo M. Brauna
Postado em 08 de dezembro de 2013
Acaba de ser lançada a terceira demo da talentosa banda cearense de Hard Rock, FIRELINE. Em um lugar marcado pelo extremismo no Underground, a banda capitaneada pelo ex-BEOWULF, ANDRÉ RODGER (outrora baixista, hoje guitarrista), investe numa musicalidade mais melódica e para isso conta com os outros membros, WILENAINA BARROS (vocal), GABRIEL ROCHA (baixo) e JANILDO SÁ (bateria).
A banda, em sua primeira demo, ‘Mirror of the Truth’ de 2001, conseguiu atenção importante dos veículos especializados em Rock pela sua genialidade musical. Doze anos depois uma música desse mesmo trabalho é alvo novamente da imprensa. Trata-se da canção ‘Fireline’ que segundo alguns fãs dos cearenses, teve o seu riff "usurpado" por TIMO TOLKKI (um certo guitarrista finlandês que tocou no STRATOVARIUS e em vários projetos como, REVOLUTION RENAISSANCE e SYMFONIA) e utilizado na canção ‘Enshrined in My Memory’ do seu projeto de 2013, AVALON. O escandinavo ao saber do fato, apenas negou em tom soberbo o seu envolvimento com a música dos brasileiros. Veja a baixo, link da matéria de Daniel Tavares sobre o ocorrido:
Focando nos nossos compatriotas e deixando de lado a questão de plágio do "talentoso" guitarrista, a FIRELINE fez nesse 1º de dezembro o show de lançamento de ‘The Final Storm’ – a demo contém apenas duas músicas: a canção auto intitulada e ‘Crossing Lines’. O pequeno petardo, assim como as anteriores surpreende pela melodia contida e peso que vem na medida certa. A vocalista WILENAINA que investe amplamente em notas altas e equilibradas faz das canções um lençol sonoro que nos envolve a magia da sua voz. Temos aqui um talento feminino incontestável do Hard Rock que não precisa da beleza estética para ser notada (e olha que esse quesito de beleza merecia até algumas linhas).
A faixa ‘The Final Storm’, além do talento da vocalista exprime um ‘feeling’ na linha instrumental que cria nuanças perfeitas entre riffs e solo. Um momento bastante notável está no refrão carregado de sentimento.
‘Crossing Lines’ foi apresentada no Face Book da banda antes do lançamento e segue à risca a proposta de um Hard Rock com qualidade superando os limites de criatividade dos membros, destaque para o solo perfeito de ANDRÉ e, mais uma vez, uma desenvoltura primorosa da cantora.
Não ofuscados pelo talento dos dois, GIOVANNI SENA e JANILDO formam uma parceria valiosa na cozinha do som, as linhas de baixo, por exemplo, segura o ritmo da banda mesmo com as paradinhas dos riffs, casando a harmonia com o peso – já a bateria não se sobressai ou atropela os outros instrumentos, o que contribui fortemente com o ‘feeling’ contido no CD.
Este trabalho demonstrativo já prova a qualidade e criatividade do grupo, agora é partir para o álbum completo antes que novas polêmicas surjam. Para isso o FIRELINE pode contar com a fidelidade de seus fãs e o sucesso que já os aguarda. Parabéns ao time e sua incrível capacidade de fazer música!
Formação:
ANDRÉ RODGER – Guitarra;
WILENAINA BARROS – Vocal;
GIOVANNI SENA – Baixo;
JANILDO SÁ – Bateria.
Faixas:
01 – The Final Storm;
02 – Crossing Lines.
Contatos:
FaceBook:
https://www.facebook.com/firelinece
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Eluveitie e Twisted Sister pediram para se apresentar no Bangers Open Air 2027
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
O álbum "esquecido" do Black Sabbath que merecia mais crédito, segundo Tony Iommi
A "banda definitiva" do heavy metal, segundo Lars Ulrich, do Metallica
Dave Mustaine aponta o elemento que diferenciava o Megadeth das outras bandas de metal
O hábito dos jogadores de futebol modernos que Andreas Kisser não acha nada legal
A banda carioca de rock nacional dos anos 1980 que sofreu por não ser da Zona Sul
O disco do Black Sabbath considerado uma "atrocidade" pelo Heavy Consequence
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
O cantor que John Lennon achava fraco, mas conquistou o Brasil no Rock in Rio
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
Tecladista do Faith No More conta como se sentia convivendo com a cena hair metal
Angra faz postagem em apoio a Dee Snider, vocalista do Twisted Sister
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Fabio Lione revela característica que não curte nas vozes de Andre Matos e Tarja Turunen
O álbum do Pink Floyd que para Roger Waters tem pouca coisa que se salva
A banda tão boa que Eric Clapton não teve coragem de pedir para entrar nela


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



