Alice in Chains: Disco resgata a fórmula tradicional da banda

Resenha - Black Gives Wat to Blue - Alice in Chains

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Rodrigo Noé de souza
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


A banda Alice In Chains retomou suas atividades em 2005, três anos após a morte do vocalista Layne Staley, no dia 8 de abril (coincidentemente, a mesma data da morte de Kurt Cobain, oito anos atrás). Jerry Cantrell (guitarra e vocal), Mike Inez (baixo) e Sean Kinney (bateria) compuseram suas músicas até encontrarem William DuVall, para assumir a vaga deixada por Staley. Desde então, a banda têm feito várias apresentações, contando com convidados especiais, como Phil Anselmo (Down, Ex-Pantera), James Hetfield (Metallica) e Corey Taylor (Slipknot, Stone Sour). Quando todos os fãs achavam que a banda não estava tão afiada para se apresentar, eis que a espera se encerrou quando o então novo álbum veio ao mundo, em 29 de setembro de 2009.
22 acessosEm 25/09/2009: Alice In Chains lança o álbum Black Gives Way To Blue5000 acessosSaúde: mais de 60% dos músicos sofrem de problemas mentais

Black Gives Way To Blue veio ao mundo 14 anos depois do lançamento do álbum auto-intitulado. É também o primeiro pela gravadora Virgin Records. Com a produção do Nick Raskulinecz (Rush, Trivium, Ghost B.C., Stone Sour, Foo Fighters), o disco resgata a fórmula tradicional da banda, algo que se aproxima do clássico Dirt (1992).

Antes de começarem as gravações, o baterista declarou que, se a banda voltasse com um outro vocalista, ela não se chamaria Alice In Chains. Porém, com a formação estabilizada, começaram as gravações.

O que o fã da banda espera são os riffs gordos e ganchudos de Cantrell. Sim, ele não perdeu a pegada clássica. A cozinha continua densa e pesada. Mas, e o William DuVall? Se nós acostumamos com os vocais dramáticos do Staley, pelo menos o novo vocalista não fica atrás. Ele canta muito, além de Cantrell adicionar seus backing vocals.

O álbum começa com All Secrets Known, mostrando que o AIC está mais vivo do que nunca. Check My Brain, Lesson Learned, Last Of My Kind e Your Decision merecem destaques absolutos, especialmente esta última com um belo arranjo de cordas. Outra faixa que também destaca é a faixa-título, com a participação de Elton John no piano. Toas as letras foram escritas em tributo ao falecido colega.

Sem dúvida, um disco que marcou a volta triunfal de Alice In Chains. Com certeza, Layne Staley está mais vivo do que nunca.

Formação:

Jerry Cantrell – guitarra/vocal
William DuVall – vocal/guitarra
Mike Inez – baixo
Sean Kinney – bateria

Tracklist:

1-All Secrets Known
2-Check My Brain
3-Last Of My Kind
4-Your Decision
5-A Looking In View
6-When The Sun Rose Again
7-Acid Bubble
8-Lesson Learned
9-Take Her Out
10-Private Hell
11-Black Gives Way To Blue

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mike InezMike Inez
Como Ozzy reagiu à sua saída para o Alice In Chains

22 acessosEm 25/09/2009: Alice In Chains lança o álbum Black Gives Way To Blue379 acessosMad Season: confira o áudio da inédita canção, "Ascension"1144 acessosAlice in Chains: Sujeira no som de Seattle600 acessosMad Season: por quê eles não gravaram um 2º álbum de estúdio?3393 acessosAlice in Chains: as últimas fotos de Layne Staley0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Alice In Chains"

Alice in ChainsAlice in Chains
Músicas do "Black Gives Away" com Layne no vocal

Chris CornellChris Cornell
A colaboração com o Alice in Chains em 1991

Alice In ChainsAlice In Chains
"Banda já discutia a saúde de Layne Staley"

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Alice In Chains"

SaúdeSaúde
Mais de 60% dos músicos sofrem de problemas mentais

Rolling StonesRolling Stones
A História Impopular; a mais completa bio em português

Em 11/10/1996Em 11/10/1996
Morre Renato Russo, da banda Legião Urbana

5000 acessosPaul Di Anno: Qual a opinião dele sobre os vocais de Bruce Dickinson?5000 acessosMetallica e Iron Maiden: veja a diferença absurda de faturamento em shows nos EUA5000 acessosMotörhead: Amy Lee no colo de Lemmy Kilmister5000 acessosMegadeth: Dave Mustaine precisava ser chutado do Metallica5000 acessosLamentável: CBGB vai reabrir como reduto de roquistas coxinhas5000 acessosTony Iommi: mostrando para amadores como tocar "Into The Void"

Sobre Rodrigo Noé de souza

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Rodrigo Noé de souza no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online