Alice in Chains: Disco resgata a fórmula tradicional da banda

Resenha - Black Gives Wat to Blue - Alice in Chains

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Rodrigo Noé de souza
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


A banda Alice In Chains retomou suas atividades em 2005, três anos após a morte do vocalista Layne Staley, no dia 8 de abril (coincidentemente, a mesma data da morte de Kurt Cobain, oito anos atrás). Jerry Cantrell (guitarra e vocal), Mike Inez (baixo) e Sean Kinney (bateria) compuseram suas músicas até encontrarem William DuVall, para assumir a vaga deixada por Staley. Desde então, a banda têm feito várias apresentações, contando com convidados especiais, como Phil Anselmo (Down, Ex-Pantera), James Hetfield (Metallica) e Corey Taylor (Slipknot, Stone Sour). Quando todos os fãs achavam que a banda não estava tão afiada para se apresentar, eis que a espera se encerrou quando o então novo álbum veio ao mundo, em 29 de setembro de 2009.
467 acessosBlend Guitar: grandes solos usando pedal Wah5000 acessosGuns N' Roses: a história das tours, de 85 a 2007

Black Gives Way To Blue veio ao mundo 14 anos depois do lançamento do álbum auto-intitulado. É também o primeiro pela gravadora Virgin Records. Com a produção do Nick Raskulinecz (Rush, Trivium, Ghost B.C., Stone Sour, Foo Fighters), o disco resgata a fórmula tradicional da banda, algo que se aproxima do clássico Dirt (1992).

Antes de começarem as gravações, o baterista declarou que, se a banda voltasse com um outro vocalista, ela não se chamaria Alice In Chains. Porém, com a formação estabilizada, começaram as gravações.

O que o fã da banda espera são os riffs gordos e ganchudos de Cantrell. Sim, ele não perdeu a pegada clássica. A cozinha continua densa e pesada. Mas, e o William DuVall? Se nós acostumamos com os vocais dramáticos do Staley, pelo menos o novo vocalista não fica atrás. Ele canta muito, além de Cantrell adicionar seus backing vocals.

O álbum começa com All Secrets Known, mostrando que o AIC está mais vivo do que nunca. Check My Brain, Lesson Learned, Last Of My Kind e Your Decision merecem destaques absolutos, especialmente esta última com um belo arranjo de cordas. Outra faixa que também destaca é a faixa-título, com a participação de Elton John no piano. Toas as letras foram escritas em tributo ao falecido colega.

Sem dúvida, um disco que marcou a volta triunfal de Alice In Chains. Com certeza, Layne Staley está mais vivo do que nunca.

Formação:

Jerry Cantrell – guitarra/vocal
William DuVall – vocal/guitarra
Mike Inez – baixo
Sean Kinney – bateria

Tracklist:

1-All Secrets Known
2-Check My Brain
3-Last Of My Kind
4-Your Decision
5-A Looking In View
6-When The Sun Rose Again
7-Acid Bubble
8-Lesson Learned
9-Take Her Out
10-Private Hell
11-Black Gives Way To Blue

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Alice in ChainsAlice in Chains
Por que os vocais funcionam tão bem?

467 acessosBlend Guitar: grandes solos usando pedal Wah768 acessosAlice in Chains: ex-jornalista da Rolling Stone fala sobre Layne941 acessosAlice in Chains: resenha do EP "Sap"2366 acessosAlice in Chains: a feliz coincidência na formação da banda0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Alice In Chains"

Alice In ChainsAlice In Chains
Staley conseguiu vaga cantando Mötley Crüe

Alice In ChainsAlice In Chains
Os álbuns da banda, do pior para o melhor

Street FighterStreet Fighter
E se os músicos do grunge entrassem pro game?

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Alice In Chains"

Guns N RosesGuns N' Roses
A história das tours da banda, de 85 ao dias atuais

Lars UlrichLars Ulrich
Como ele deixou de usar cocaína?

Astros mortosAstros mortos
Como estariam alguns se ainda estivessem vivos?

5000 acessosGuitar World: os 20 melhores álbuns de Hair Metal dos anos 805000 acessosMachine Head: Rob diz que A7X copia Guns, Metallica e Megadeth5000 acessosArte: Quando rockstars encontram as telas e pincéis4575 acessosIron Maiden: como foi feita aquela incrível capa da Kerrang?5000 acessosAndreas Kisser: os álbuns que marcaram o guitarrista5000 acessosBlack Sabbath: Tony Iommi explica como tocar "Paranoid"

Sobre Rodrigo Noé de souza

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Rodrigo Noé de souza no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online