RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Bangers Open Air

Canned Heat: "Future Blues", um disco essencial

Resenha - Future Blues - Canned Heat

Por Elias Rodigues Emídio
Postado em 07 de setembro de 2013

Hoje em dia poucas pessoas lembram do nome do Canned Heat, porém nos anos 60 a banda era considerada um dos maiores combos do blues rock, e foi sem dúvida um dos grandes responsáveis pelo resgate do blues na década de 60. Em seu line-up a banda contava com dois do maiores nomes quando o assunto é blues rock: o excelente vocalista Bob "Bear" Hite e o também ocasional vocalista e gaitista (para muitos e merecidamente o maior nome que já existiu no instrumento) Alan "Owe" Wilson, que também fazia brilhantes incursões pelo teclado e guitarra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ao vivo a banda era simplesmente fenomenal. Reciclavam o blues tradicional com uma energia a atitude que eram impressionantes e que cativaram certamente o público de seus shows, fazendo da banda bem popular a época. Porém, por estarem de certo modo na contramão do movimento psicodélico, a banda acabou sendo esquecida pela gerações futuras, embora tenha deixado pelo menos 5 trabalhos que não fariam feio em nenhuma discoteca básica para um bom amante de blues, incluindo um LP duplo ao vivo com a lenda do blues John Lee Hooker "Hooker 'n' Heat" de 1971 que pode ser considerado como ponto alto da carreira de ambos e que certamente mereceria pelos uma matéria exclusiva para ele aqui no whiplash.net.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Bob Hite era vendedor de uma loja de discos e possuía uma imensa coleção de blues e em 1966 seu destino cruzaria com o de Alan Wilson que além de tocar gaita muito bem também era ávido colecionador de discos de blues. No mesmo eles decidem montar como nome de Canned Heat, que fazia referência a um grande clássico do blues "Canned Heat Blues" de Tommy Johnson. Esta por sua vez fazia referência ao uso do Sterno, uma droga muito comum entre os bluesman no começo do século XX que entre outros efeitos causavam um grande aumento da temperatura corporal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A primeira formação do grupo trazia além de Hite e Wilson, o fantástico guitarrista solo Henry Vestine (que já tinha tocado com o Mothers Of Invention de Frank Zappa), o baterista Frank Cook e o baixista Stuart Brotman. Brotman que juntou ao Kaleidoscope foi logo substituído por Mark Andes, até que a banda se fixaria com excepcional Larry "The Mole" Taylor.

No mesmo ano a banda lançaria seu debut, o autointitulado "Canned Heat" que ainda sem composições própias ainda trazia apenas releituras grandes clássicos do blues com destaque para as "recriações" de "Bullfrog Blues" (William Harris), "Dust My Broom" (Elmore James) e "Rollin' And Tumblin'" (Muddy Waters).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em 1967 Frank Cook é substituído pelo descendeste de mexicanos Adolfo "Fito" De La Parra, com De La Parra estava fechada então a formação clássica do grupo. No mesmo ano a banda é convidada a se apresentar no Monterey Pop Festival, aonde faz uma das melhores e bem mais acolhidas apresentações pelo publico presente no festival.

Em 1968 pela See For Miles Records é editado o primeiro grande trabalho do grupo o esplêndido "Boogie With Canned" que trazia o primeiro grande clássico do grupo "On The Road Again" que com sua harmônica onipresente cravou um lugar no top 20 dos Estados Unidos elevando ainda mais a popularidade do álbum no qual estava inclusa. Num surto de grande criatividade a banda laçaria no mesmo outro trabalho fundamental, o duplo "Living The Blues" que trazia experimentalismos com o blues como no caso da jam psicodélica de "Refried boogie" que com seus 40 minutos ocupava um LP inteiro, ao lado de preciosidades como "Pony Blues" (Charley Patton) e "Walking By Myself" (Jimmy Rogers), além da marcante de "Going Up The Country" que a banda imortalizaria no festival de Woodstock em 1969.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em 1969 seria editado o bom "Hallelujah" que apesar de não ter gerado hit singles mostrava que a máquina Blueseira de alta combustão do grupo estava em grande forma. Entre os destaques do disco podemos citar a excelente regravação da canção que originou o nome da banda além da divertida e bem sacada "Sic'em Pigs".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Finalmente em 1970 pelo selo Liberty, já com Harvey Mandel no lugar de Henry Vestine, a banda edita aquele que é considerado seu melhor disco de estúdio o estupendo "Future Blues", objeto principal desta resenha.

O trabalho abre com a estupenda "Sugar Bee" de autoria de Eddie Shuler, um bluesão marcado pela voz ríspida e pela harmônica nervosa de Hite. Dando sequência ao disco temos "Shake It And Break It", um blues adornado pela voz adocicada de Wilson que chega a lembrar muito a voz do bluesman Skip James autor da imortal "I'm So Glad". Na versão de Charley Patton original a canção era um ragtime (estilo de blues ritmado).

O brilhante cover "That's All Right (Mama)" de Arthur Crudup com Hite nos vocais, um blues bem soturno dá sequência ao play. Só para relembrar, esta é a mesma canção que se tornara a pedra roseta do rock ao ser gravada por Elvis Preley em suas primeiras sessões para a Sun Records em 1954. O clima soturno da fixa anterior é repetido com "My Time Ain't Long" de Alan Wilson.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Uma dobradinha espetacular formada por "Skat" e "Let's Work Together" da continuidade ao play. A primeira é um boogie com andamento jazzístico com direito ama quebradeira de bateria e uma densa linha de baixo (que até faz um curto solo), além da participação especial de Dr. John ao piano que criam um ambiente típico do saloons do velho oeste ianque. A segunda o maior hit da carreira da banda é um boogie mais tradicional com um dos mais brilhantes riffs da história do rock e com um refrão que fica dias grudado na cabeça do ouvinte.

[an error occurred while processing this directive]
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Esta obra-prima do rock encerra-se com três brilhantes composições do grupo: o blues cavernoso de "London Blues" com um clima que remete bem aos pubs britânicos, a blueseira "progressiva" de "So Sad (The World Is In A Tangle)" (só o titulo em si já é genial) e a animada "Future Blues".

[an error occurred while processing this directive]

A turnê de promoção do disco geraria o excelente álbum ao vivo "Canned Heat '70 Concert - Live In Europe". Infelizmente este seria o último registro do grupo (fora o lendário "Hooker 'n' Heat" de 1971) com Alan Wilson que morreria no ano seguinte com uma overdose de barbitúricos. Alan passava por uma séria crise depressiva em virtude de sua má aparência, em especial os óculos grandes que lhe rendeu o apelido de coruja (Owe), que fazia com que tivesse pouco sucesso com as mulheres. Essa crise só piorou com sua crescente preocupação com causas socioambientais como já evidenciado na arte da capa (e nas letras das músicas) do LP que demonstrava o descontentamento da banda com a política praticada pelo governo americano. Mostra o quinteto trajando roupas de astronautas, hasteando na lua uma bandeira norte-americana de cabeça para baixo. A imagem provocativa simulava a pose registrada por marines americanos no cume do Monte Suribachi, logo após a vitória contra os japoneses na Batalha de Iwo Jima, durante a Segunda Guerra Mundial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

Numa só palavra: ESSENCIAL.

FAIXAS
1. Sugar Bee
2. Shake It And Break It
3. That's All Right (Mama)
4. My Ain't Long
5. Skat
6. Let's Work Together
7. London Blues
8. So Sad (The World Is In A Tangle)
9. Future Blues

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Gustavo Godoi Alves | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS