Desecrated Sphere: Quer descanso? Passe longe desse CD!
Resenha - Emancipate - Desecrated Sphere
Por Christiano K.O.D.A.
Postado em 06 de agosto de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em seu segundo ‘full length’, a Desecrated Sphere, de Mogi Mirim/SP, continua com seu Death Metal muito bem executado, porém, com uma perceptível mudança: os caras agora estão mais diretos, com arranjos menos complexos do que no disco anterior, "The Unmasking Reality", quando iam mais para o lado técnico da coisa.
Dessa forma, "Emancipate" fluiu mais, ficou mais dinâmico. Mas é preciso deixar muito claro uma coisa: isso não é uma crítica, mas apenas uma constatação do fato. Afinal, ambos são grandiosos!
Tanto é que os riffs e solos da dupla Rubens Fraleone e Gustavo Lozano continuam ricos e matadores. Mesmo com o novo direcionamento, eles, assim como o excepcional baixista José "Motor" Mantovani, têm criatividade de sobra e fazem um trabalho grandioso no álbum.
O vocalista Renato Sgarbi mantém o gutural enérgico e encaixa bem seus cantos, enquanto Saulo Benedetti faz toda a porradaria em sua bateria parecer fácil de tocar. Habilidoso e veloz, o músico também dá show nos dois bumbos.
Quanto ao conteúdo das letras, dessa vez, o grupo, colocou o ouvinte para pensar. São questões pessimistas, alienação, guerras (interiores) e outros temas que mexem lá no âmago do ser humano.
A enigmática e bela capa também chama a atenção, assim como as ilustrações do encarte.
Entre tantas composições caprichadas, vale mencionar "Leaders of Babylon" (lyric video abaixo), por conseguir unir todas as características do conjunto espalhadas ao longo do registro - extremismo, criatividade e técnica – e a que encerra o disco, a instrumental "Eçá", com riffs lindos e marcantes, um "quê" de experimentalismo e uma estrutura fantástica, trabalhada minuciosamente.
Eu já tinha cantado a bola e agora pude comprovar: merece estar entre os melhores de 2013! Quer descanso? Bem... PASSE LONGE desse CD. Agora, se você curte destruição com uma quantidade ignorante de qualidade, bom, eis aqui seu passaporte para a alegria.
PS: Apenas para constar, recentemente, o grupo voltou à formação original, com as saídas de Fraleone e Benedetti, e a volta do baterista Rodolfo Bassani. São novamente um quarteto.
Desecrated Sphere – Emancipate
Eternal Hatred Records/Rapture Records – 2013 – Brasil
Facebook:
https://www.facebook.com/DesecratedSphere
Tracklist:
1. Reconnective 01:27
2. Transcending Materialism 03:31
3. Departure from Flash 05:35
4. Immeasurable Universes 04:15
5. Linking Opposites (Demystifying Ormuzd and Ahriman) 05:06
6. Humanufactory 04:06
7. Urzustand 04:10
8. Source of Disassociation 05:47
9. (Re)Wake 01:11
10. Leaders of Babylon 04:41
11. Eçá 05:09
Total: 44:58
Outras resenhas de Emancipate - Desecrated Sphere
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A opinião de Rafael Bittencourt sobre bandas que ficam se apoiando no "Angraverso"
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A melhor música de cada disco do Megadeth, segundo o Heavy Consequence
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
O arrependimento que David Bowie carregava em relação a Elvis Presley
Pink Floyd "não é uma banda de rock", segundo um de seus músicos
Joe Bonamassa elege o maior guitarrista de rock; "transformou a guitarra em uma arma"


Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto



