Desecrated Sphere: Quer descanso? Passe longe desse CD!
Resenha - Emancipate - Desecrated Sphere
Por Christiano K.O.D.A.
Postado em 06 de agosto de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em seu segundo ‘full length’, a Desecrated Sphere, de Mogi Mirim/SP, continua com seu Death Metal muito bem executado, porém, com uma perceptível mudança: os caras agora estão mais diretos, com arranjos menos complexos do que no disco anterior, "The Unmasking Reality", quando iam mais para o lado técnico da coisa.
Dessa forma, "Emancipate" fluiu mais, ficou mais dinâmico. Mas é preciso deixar muito claro uma coisa: isso não é uma crítica, mas apenas uma constatação do fato. Afinal, ambos são grandiosos!
Tanto é que os riffs e solos da dupla Rubens Fraleone e Gustavo Lozano continuam ricos e matadores. Mesmo com o novo direcionamento, eles, assim como o excepcional baixista José "Motor" Mantovani, têm criatividade de sobra e fazem um trabalho grandioso no álbum.
O vocalista Renato Sgarbi mantém o gutural enérgico e encaixa bem seus cantos, enquanto Saulo Benedetti faz toda a porradaria em sua bateria parecer fácil de tocar. Habilidoso e veloz, o músico também dá show nos dois bumbos.
Quanto ao conteúdo das letras, dessa vez, o grupo, colocou o ouvinte para pensar. São questões pessimistas, alienação, guerras (interiores) e outros temas que mexem lá no âmago do ser humano.
A enigmática e bela capa também chama a atenção, assim como as ilustrações do encarte.
Entre tantas composições caprichadas, vale mencionar "Leaders of Babylon" (lyric video abaixo), por conseguir unir todas as características do conjunto espalhadas ao longo do registro - extremismo, criatividade e técnica – e a que encerra o disco, a instrumental "Eçá", com riffs lindos e marcantes, um "quê" de experimentalismo e uma estrutura fantástica, trabalhada minuciosamente.
Eu já tinha cantado a bola e agora pude comprovar: merece estar entre os melhores de 2013! Quer descanso? Bem... PASSE LONGE desse CD. Agora, se você curte destruição com uma quantidade ignorante de qualidade, bom, eis aqui seu passaporte para a alegria.
PS: Apenas para constar, recentemente, o grupo voltou à formação original, com as saídas de Fraleone e Benedetti, e a volta do baterista Rodolfo Bassani. São novamente um quarteto.
Desecrated Sphere – Emancipate
Eternal Hatred Records/Rapture Records – 2013 – Brasil
Facebook:
https://www.facebook.com/DesecratedSphere
Tracklist:
1. Reconnective 01:27
2. Transcending Materialism 03:31
3. Departure from Flash 05:35
4. Immeasurable Universes 04:15
5. Linking Opposites (Demystifying Ormuzd and Ahriman) 05:06
6. Humanufactory 04:06
7. Urzustand 04:10
8. Source of Disassociation 05:47
9. (Re)Wake 01:11
10. Leaders of Babylon 04:41
11. Eçá 05:09
Total: 44:58
Outras resenhas de Emancipate - Desecrated Sphere
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
Tony Dolan não se incomoda com a existência de três versões do Venom atualmente
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
O ícone do thrash metal que era idolatrado na Bay Area e tinha um lobo de estimação
Morre Greg Brown, guitarrista e membro fundador do Cake
Brad Arnold, vocalista do 3 Doors Down, morre aos 47 anos
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
David Gilmour: dissecando a magnífica "High Hopes"
Cinco fatos reais do mundo do rock que poderiam ser brincadeiras de 1º de abril
Bruce Dickinson: punks não sabem tocar e tem inveja do metal


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



