Ronnie James Dio: Em 1983 era lançado o clássico Holy Diver
Resenha - Holy Diver - Dio
Por Ivan Jones
Fonte: Site Ultimate Classic Rock
Postado em 30 de maio de 2013
Em maio de 1983, o homem batizado Ronald James Padavona já havia acumulado um currículo musical incomparável, incluindo passagens por inúmeras bandas obscuras nos anos 60, passando nos anos 70 pelo Elf e Rainbow e iniciando os anos 80 com os criadores do Heavy Metal, o Black Sabbath. Finalmente, com a idade madura de 41 anos, Ronnie James Dio estava finalmente pronto para seu vôo solo.
Tão logo sua saída do Black Sabbath tornou-se oficial, Ronnie estava finalmente livre para moldar sua própria carreira, confiante no conhecimento de que, depois de anos ficando em segundo plano perto de lendas da guitarra como Ritchie Blackmore e Tony Iommi, o seu próprio nome já era muito respeitado e estava na hora de se erguer por conta própria, levando adiante o seu novo empreendimento: chamado simplesmente, Dio.
E assim, com tudo o que já havia aprendido ao longo dos anos sobre as políticas complexas de uma banda e observando músicos talentosos ao redor do mundo, RJD começou a montar sua própria banda. Recrutou Jimmy Bain, experiente baixista escocês e seu ex-companheiro de Rainbow; um até então desconhecido guitarrista irlandês prodígio chamado Vivian Campbell (Sweet Savage); e trouxe do Black Sabbath seu compatriota americano, o baterista Vinnie Appice. Juntos criaram as canções célebres que compõem a estréia do Dio: 'Holy Diver'.
O álbum foi gravado na Califórnia e lançado em 25 de maio de 1983 com as seguintes faixas:
1. "Stand Up and Shout" (Dio, Bain)
2. "Holy Diver" (Dio)
3. "Gypsy" (Dio, Campbell)
4. "Caught in the Middle" (Dio, Appice, Campbell)
5. "Don't Talk to Strangers" (Dio)
6. "Straight Through the Heart" (Dio, Bain)
7. "Invisible" (Dio, Appice, Campbell)
8. "Rainbow in the Dark" (Dio, Appice, Bain, Campbell)
9. "Shame on the Night" (Dio, Appice, Bain, Campbell)
Todas as canções são de qualidade acima da média. 'Rainbow In The Dark' tornou-se um hino e, juntamente com a faixa-título 'Holy Diver', ganhou um vídeo clipe.
Além das duas músicas citadas, 'Stand Up And Shout' e 'Don't Talk To Strangers' eram praticamente obrigatórias em seus shows.
O logo para o nome "Dio" criado nesse álbum acompanharia a banda até o seu final. A capa de 'Holy Diver' causou alguma controvérsia por mostrar uma espécie de demônio afogando um padre. Dio respondeu rapidamente, argumentando que as aparências são enganosas e pediu as pessoas para não "julgarem um livro pela capa". Essa figura demoniaca virou mascote da banda e ficou conhecido como "Murray".
O álbum foi calorosamente abraçado pela imprensa especializada de metal e pelos milhares de fãs ao redor do mundo. Atingiu o 13º lugar nas paradas britânicas, posição excelente para um álbum de metal, mas na América, 'Holy Diver' não passou da 56ª posição da Billboard e levou um bom tempo para ganharem um disco de ouro, o que ocorreu somente 18 meses depois, em 12 de setembro de 1984.
Cinco anos depois de seu lançamento, em 21 de março de 1989, 'Holy Diver' finalmente receberia um certificado de Platina nos Estados Unidos, numa época em que a banda estava em franco declínio. Porém o legado de Ronnie James Dio já era incontestável, figurando como um dos maiores vocalistas de Heavy Metal.
E, 30 anos mais tarde, 'Holy Diver' ainda resiste ao teste do tempo como, possivelmente, o melhor momento de Ronnie e sendo certamente um dos maiores álbuns de Heavy Metal de todos os tempos.
Outras resenhas de Holy Diver - Dio
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
Queen considera retornar aos palcos com show de hologramas no estilo "ABBA Voyage"
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
Fabio Lione se despede do Angra e Alirio Netto assume os vocais em momento histórico
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
A opinião de Mikkey Dee sobre o saudoso Lemmy Kilmister do Motörhead
As músicas do Kiss com letras safadinhas que Paul Stanley acha que ficaram datadas
Para George Lynch, Dokken poderia ter sido tão grande quanto Mötley Crüe e Bon Jovi
Maior canal de crítica musical do mundo se pergunta: "Onde estão os metaleiros?"
10 anos sem Dio: Holy Diver é uma aula de metal do início ao fim
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
Ronnie James Dio não era o maior fã do Black Sabbath, admite Wendy Dio
Viúva de Ronnie James Dio afirma que ficou feliz com último show de Ozzy Osbourne


