Dio: A pedra fundamental do Power Metal
Resenha - Holy Diver - Dio
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 16 de junho de 2012
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ian Christie, no livro "Heavy Metal-A História Completa"(ARX) comparando as bandas da NEW WAVE OF BRITISH HEAVY com aquelas que vieram logo em seguida, afirma: "Quando estas bandas começaram a duplicar os atributos do Heavy Metal que anteriormente já entortavam cérebros, adicionando toneladas de esteróides aos momentos mais explosivos, elas criaram o Power Metal".
RONNIE JAMES DIO é muito anterior ao Power Metal; aliás é proto-metal, tendo iniciado sua carreira no final dos anos 50(!!). Foi vocalista de sua própria banda(ELF), tendo passagens que construíram a história do metal pelo RAINBOW (1975-78) e pelo BLACK SABBATH pós- OZZY (1980-82/1992) .
Depois de "Mob Rules"(81), RONNIE brigou com os TONY YOMMI e GEZZER BUTLER (em uma bizarra crônica que envolve o aumento dos vocais e bateria, em detrimento da guitarra e do baixo, na mixagem do disco) e, após um álbum ao vivo ("Live Evil"), monta a banda DIO e lança, em maio de 1983, a porrada sonora "Holy Diver".
Ok, o que isso tudo tem a ver com o papo de Power Metal lá em cima? Divergências a parte, na opinião desse redator, o disco inaugura o estilo que consagraria figurinhas como HELLOWEEN e BLIND GUARDIAN anos depois." Holy Diver" é forte, melódico, com os vocais épicos do estilo e as guitarras de VIVIAN CAMPBELL, (então um moleque), "pondo quente" nas composições.
"Holy Diver" - a canção - tem uma das melhores pegadas de metal de até então, soando como um RAINBOW revitalizado e brilhante. "Gipsy Kiss" deixa bem claro que DIO escutava muito AC/DC - vide a síncope utilizado pelo mesmo em suas tortas linhas melódicas. "Caught in the Middle" começa com um riff na onda de "Breaking the Law" do JUDAS, desembocando em um heavy dos infernos.
No quesito power ballad, duas canções se sobressaem no disco: enquanto "Don't Talk to Strangers" pegou o que de melhor o SCORPIONS podia oferecer em sua introdução e rapidamente dá uma guinada para a pancadaria, abrilhantada por um solo virtuoso de CAMPBELL (cortesia da escola RANDY RHOADS).Na mesma toada, "Invisible" é outra grande sacada da banda e outro ótimo solo.
Por fim, um comentário a parte: quem discorda do uso do termo Power Metal para esse disco, "Rainbow in the dark" é o quê ?
Track list:
1. "Stand Up and Shout"
2. "Holy Diver"
3. "Gypsy"
4. "Caught in the Middle"
5. "Don't Talk to Strangers"
6. "Straight Through the Heart"
7. "Invisible"
8. "Rainbow in the Dark"
9. "Shame on the Night"
Outras resenhas de Holy Diver - Dio
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Morre aos 70 anos Rob Hirst, baterista e membro fundador do Midnight Oil
O gesto inesperado de John Myung em show do Dream Theater que rendeu alguns dólares ao baixista
O álbum que o Led Zeppelin não deveria ter lançado, de acordo com Robert Plant
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Megadeth divulga "Puppet Parade", mais uma faixa de seu novo (e último) disco
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A música do HammerFall que ajudou a seleção sueca de curling a ganhar o ouro olímpico
O motivo pelo qual drogas de repente sumiram do rock, segundo Alice Cooper
A música do Within Temptation que desbancou ninguém menos que Britney Spears

10 anos sem Dio: Holy Diver é uma aula de metal do início ao fim
O episódio que marcou o primeiro contato de Bruce Dickinson com "Stargazer", do Rainbow
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
A música desconhecida que deu origem a um dos maiores clássicos do heavy metal
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



