Free Fall: banda produz uma sonoridade totalmente retrô

Resenha - Power & Volume - Free Fall

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Junior Frascá
Enviar Correções  

9


Como você já deve saber, meu caro amigo leitor, o meio metálico vem passando por uma fase de revival de seus primórdios, ou seja, temos uma grande quantidade de novas bandas, nos mais diversos subgêneros do estilo, que produzem uma sonoridade totalmente retro, com inspiração naquela feita no passado pelas bandas precursoras da música pesada. E esse é o caso do FREE FALL, que acaba de lançar seu debut via Nuclear Blast.

Sem cair nas armadilhas que muitas bandas desse revival vem caindo, buscando apenas copiar o que já foi feito, sem nada a acrescentar, esse quarteto mostra muita maturidade e malícia para se utilizar de diversas influências mas criando uma sonoridade própria e interessante, embora seja possível notar alguns elementos no som dos caras que lembram bandas como AC/DC, LED ZEPPELIN, BLACK SABBATH e THE STOOGES, por exemplo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E essa qualidade toda se deve também ao fato de a banda possuir músicos já experientes em seu quadro, como o guitarrista Mattias Bärjed (ex-THE SOUNDTRACK OF OUR LIVES), o baterista Ludwig Dahlberg (ex-THE INTERNATIONAL NOISE CONSPIRACY) e o baixista Jan Martens, além do talentoso vocalista Kim Fransson, uma das grandes revelações da música pesada nos últimos tempos, com uma voz bem diversificada, agressiva e cativante.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Todas as 10 músicas do disco são bem diretas e divertidas,com guitarras estridentes, baixo bastante presente, bateria reta mais consistente, e ótimas linhas vocais, com uma sonoridade transitando entre o hard rock setentista e os primeiros discos de metal tradicional da década de 80, mas, como dito, com muita personalidade, agradando o ouvinte com facilidade logo na primeira audição, mesmo trazendo altas doses de psicodelia.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Destaques? Bom, todas as faixas são bem legais, mas cito apenas duas para demonstrar as qualidades da banda para o ouvinte que queira se aventurar a escutá-la pela primeira vez: "Power and Volume", mais direta e eletrizante, e com riffs excelentes de guitarra; e "Attila", bem arrastada e com um clima mais melancólico.

A qualidade de gravação do material, produzido por Martin Ehrencrona, e propositalmente simples e crua, é outro grande ponto positivo, principalmente na escolha do timbre da guitarra e do baixo, e no destaque dado às linhas vocais.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Não cumpre aqui tecer maiores comentários acerca da validade ou não desse revival de novas bandas praticando essa sonoridade retro, até porque o objetivo de uma resenha é apenas analisar as qualidades músicas e artísticas do disco apresentado, e, nesse ponto, "Power & Volume" é uma verdadeira aula de boa música.

Alias, guarde bem o nome dessa banda, pois certamente ainda ouviremos muito falar dela no futuro!

publicidade

Power & Volume – Free Fall
(2013 –Nuclear Blast - Importado)

Jan Martens
(Bass)
Mattias Bärjed
(Guitar)
Kim Fransson
(Lead Vocals)
Ludwig Dahlberg
(Drums)

1 - Power & Volume
2 - Free Fall
3 - Midnight Vulture
4 - Top Of The World
5 - Attila
6 - World Domination
7 - Love Bombing
8 - Damnation
9 - Meriola Blues
10 - Meat
11 - Change Coming
12 - Yeah!!!




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Rockstars: 18 roqueiros que já apareceram em filmesRockstars
18 roqueiros que já apareceram em filmes

Separados no nascimento: Synyster Gates e Luan SantanaSeparados no nascimento
Synyster Gates e Luan Santana


Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

Cli336 Cli336 Cli336 Cli336 CliIL WhiFin