Free Fall: banda produz uma sonoridade totalmente retrô
Resenha - Power & Volume - Free Fall
Por Junior Frascá
Postado em 25 de abril de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Como você já deve saber, meu caro amigo leitor, o meio metálico vem passando por uma fase de revival de seus primórdios, ou seja, temos uma grande quantidade de novas bandas, nos mais diversos subgêneros do estilo, que produzem uma sonoridade totalmente retro, com inspiração naquela feita no passado pelas bandas precursoras da música pesada. E esse é o caso do FREE FALL, que acaba de lançar seu debut via Nuclear Blast.
Sem cair nas armadilhas que muitas bandas desse revival vem caindo, buscando apenas copiar o que já foi feito, sem nada a acrescentar, esse quarteto mostra muita maturidade e malícia para se utilizar de diversas influências mas criando uma sonoridade própria e interessante, embora seja possível notar alguns elementos no som dos caras que lembram bandas como AC/DC, LED ZEPPELIN, BLACK SABBATH e THE STOOGES, por exemplo.
E essa qualidade toda se deve também ao fato de a banda possuir músicos já experientes em seu quadro, como o guitarrista Mattias Bärjed (ex-THE SOUNDTRACK OF OUR LIVES), o baterista Ludwig Dahlberg (ex-THE INTERNATIONAL NOISE CONSPIRACY) e o baixista Jan Martens, além do talentoso vocalista Kim Fransson, uma das grandes revelações da música pesada nos últimos tempos, com uma voz bem diversificada, agressiva e cativante.
Todas as 10 músicas do disco são bem diretas e divertidas,com guitarras estridentes, baixo bastante presente, bateria reta mais consistente, e ótimas linhas vocais, com uma sonoridade transitando entre o hard rock setentista e os primeiros discos de metal tradicional da década de 80, mas, como dito, com muita personalidade, agradando o ouvinte com facilidade logo na primeira audição, mesmo trazendo altas doses de psicodelia.
Destaques? Bom, todas as faixas são bem legais, mas cito apenas duas para demonstrar as qualidades da banda para o ouvinte que queira se aventurar a escutá-la pela primeira vez: "Power and Volume", mais direta e eletrizante, e com riffs excelentes de guitarra; e "Attila", bem arrastada e com um clima mais melancólico.
A qualidade de gravação do material, produzido por Martin Ehrencrona, e propositalmente simples e crua, é outro grande ponto positivo, principalmente na escolha do timbre da guitarra e do baixo, e no destaque dado às linhas vocais.
Não cumpre aqui tecer maiores comentários acerca da validade ou não desse revival de novas bandas praticando essa sonoridade retro, até porque o objetivo de uma resenha é apenas analisar as qualidades músicas e artísticas do disco apresentado, e, nesse ponto, "Power & Volume" é uma verdadeira aula de boa música.
Alias, guarde bem o nome dessa banda, pois certamente ainda ouviremos muito falar dela no futuro!
Power & Volume – Free Fall
(2013 –Nuclear Blast - Importado)
Jan Martens
(Bass)
Mattias Bärjed
(Guitar)
Kim Fransson
(Lead Vocals)
Ludwig Dahlberg
(Drums)
1 - Power & Volume
2 - Free Fall
3 - Midnight Vulture
4 - Top Of The World
5 - Attila
6 - World Domination
7 - Love Bombing
8 - Damnation
9 - Meriola Blues
10 - Meat
11 - Change Coming
12 - Yeah!!!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco do Iron Maiden que fez integrantes do Metallica perderem o controle dentro de um avião
Rhapsody anuncia Brasil na turnê de despedida em 2027
Por que King Crimson é melhor do que Dream Theater, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
Dave Mustaine nega que Megadeth tenha pedido dinheiro para tocar em despedida de Ozzy
A banda dos anos 1990 que não tocava depois do Motörhead ou Slayer
43 roqueiros que morreram em 2026, segundo a Loudwire
Sharon Osbourne explica ausência do Megadeth em "Back to the Beginning"
A pior banda gaúcha de rock de todos os tempos, segundo Rogério Skylab
Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"
A diferença dos fãs de metal nos EUA e Europa e no Brasil, segundo produtor do ProgPower
Revolução feminina? Perfil vê padrão nas saídas recentes de cantoras do metal sinfônico
Os 30 melhores álbuns do blues rock britânico segundo a Classic Rock
Todos os discos do Van Halen gravador por Sammy Hagar, do pior ao melhor, segundo o CRH
Após 17 anos de queda, buscas por guitarra no Brasil voltam a crescer no Google
Biohazard retorna afiado com "Divided We Fall"
Axl Rose: Um dos vocalistas com maior alcance
A pessoa que conduziu a saída de Renato Rocha da Legião Urbana
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire


Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década
Com "Not Your Kingdom", Madball retorna fiel ao estilo que ele ajudou a definir, o NYHC
Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



