Free Fall: banda produz uma sonoridade totalmente retrô
Resenha - Power & Volume - Free Fall
Por Junior Frascá
Postado em 25 de abril de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Como você já deve saber, meu caro amigo leitor, o meio metálico vem passando por uma fase de revival de seus primórdios, ou seja, temos uma grande quantidade de novas bandas, nos mais diversos subgêneros do estilo, que produzem uma sonoridade totalmente retro, com inspiração naquela feita no passado pelas bandas precursoras da música pesada. E esse é o caso do FREE FALL, que acaba de lançar seu debut via Nuclear Blast.
Sem cair nas armadilhas que muitas bandas desse revival vem caindo, buscando apenas copiar o que já foi feito, sem nada a acrescentar, esse quarteto mostra muita maturidade e malícia para se utilizar de diversas influências mas criando uma sonoridade própria e interessante, embora seja possível notar alguns elementos no som dos caras que lembram bandas como AC/DC, LED ZEPPELIN, BLACK SABBATH e THE STOOGES, por exemplo.
E essa qualidade toda se deve também ao fato de a banda possuir músicos já experientes em seu quadro, como o guitarrista Mattias Bärjed (ex-THE SOUNDTRACK OF OUR LIVES), o baterista Ludwig Dahlberg (ex-THE INTERNATIONAL NOISE CONSPIRACY) e o baixista Jan Martens, além do talentoso vocalista Kim Fransson, uma das grandes revelações da música pesada nos últimos tempos, com uma voz bem diversificada, agressiva e cativante.
Todas as 10 músicas do disco são bem diretas e divertidas,com guitarras estridentes, baixo bastante presente, bateria reta mais consistente, e ótimas linhas vocais, com uma sonoridade transitando entre o hard rock setentista e os primeiros discos de metal tradicional da década de 80, mas, como dito, com muita personalidade, agradando o ouvinte com facilidade logo na primeira audição, mesmo trazendo altas doses de psicodelia.
Destaques? Bom, todas as faixas são bem legais, mas cito apenas duas para demonstrar as qualidades da banda para o ouvinte que queira se aventurar a escutá-la pela primeira vez: "Power and Volume", mais direta e eletrizante, e com riffs excelentes de guitarra; e "Attila", bem arrastada e com um clima mais melancólico.
A qualidade de gravação do material, produzido por Martin Ehrencrona, e propositalmente simples e crua, é outro grande ponto positivo, principalmente na escolha do timbre da guitarra e do baixo, e no destaque dado às linhas vocais.
Não cumpre aqui tecer maiores comentários acerca da validade ou não desse revival de novas bandas praticando essa sonoridade retro, até porque o objetivo de uma resenha é apenas analisar as qualidades músicas e artísticas do disco apresentado, e, nesse ponto, "Power & Volume" é uma verdadeira aula de boa música.
Alias, guarde bem o nome dessa banda, pois certamente ainda ouviremos muito falar dela no futuro!
Power & Volume – Free Fall
(2013 –Nuclear Blast - Importado)
Jan Martens
(Bass)
Mattias Bärjed
(Guitar)
Kim Fransson
(Lead Vocals)
Ludwig Dahlberg
(Drums)
1 - Power & Volume
2 - Free Fall
3 - Midnight Vulture
4 - Top Of The World
5 - Attila
6 - World Domination
7 - Love Bombing
8 - Damnation
9 - Meriola Blues
10 - Meat
11 - Change Coming
12 - Yeah!!!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
"Back to the Beginning", adeus de Ozzy e do Black Sabbath, nos cinemas em outubro
Os dois estilos musicais que Lemmy detestava e considerava pobres musicalmente
Ian Gillan responde se Ritchie Blackmore se apresentará de novo com o Deep Purple
Tuomas admite culpa, mas descarta volta de Tarja ao Nightwish: "Não vai acontecer"
Novo disco do Anthrax recebe nota 8 de 10 em resenha do Blabbermouth
Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
O cantor de power metal que aprendeu a cantar metal com Mariah Carey
Penélope Nova lembra como foi início do namoro com o saudoso Andre Matos
Guitarrista defende opção do Twisted Sister por Sebastian Bach
Amorphis traz turnê Bordeland ao Brasil em outubro; confira datas, cidades e mais informações
Sonata Arctica retorna ao Brasil no início de outubro para show em São Paulo
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
Brian May (Queen) admite ter mudado de ideia em relação à IA
"Como esse sistema podre ainda existe, não faço ideia", diz Bruce sobre streaming
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
Eloy Casagrande, Aquiles Priester e Mike Portnoy mandam mensagens para Jay Weinberg

Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



