Urge Overkill: alternando entre o noise e o college
Resenha - Saturation - Urge Overkill
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 12 de abril de 2013
Seria o sucesso uma praga ou uma benesse? Em quase sessenta anos de história o rock n' roll criou histórias de fortuna e fama à mesma medida que lamentou overdoses e suicídios, nos deu o heavy metal de presente e nos encheu o ouvido com música pop de péssima qualidade, criou bandas de sucesso permanente ou assinando a discografia de bandas competentes assoladas pela mesma praga que atingiu a indústria do cinema com os "atores de um papel só": os "one hit wonders" termo que , de forma errônea passou a designar tanto porcarias descartáveis quanto VANILLA ICE ou RIGHT SAID FRED quanto gente de alto calibre como DEXY´S MIDNIGHT RUNNERS e CRASH TEST DUMMIES – a saber, aquela típica situação de perguntar a alguém se conhece a banda e, diante da negativa, cantarola um trecho da tal faixa e ouve: "Ah tá!"
Em 1993, o então emergente QUENTIN TARANTINO pinçou "Girl, You´ll be a Woman Soon" para a trilha sonora de "Pulp Fiction". A faixa, uma regravação de um hit de NEIL DIAMOND, originalmente registrada em 1967, constava do do EP, "Stull", de 1992, de uma banda do circuito alternativo de Chicago, o URGE OVERKILL. Surgida em 1986, a banda carregada da energia desencanada do PRETENDERS e HÜSKER DÜ, já havia lançado três ótimos discos ('Jesus Urge Superstar' de 1989, "Americruiser" de 1990 e "The Supersonic Storybook" de 1991), alternando entre o noise e o college. Desafortunadamente, um cover acabou tirando o foco do lançamento do melhor registro da banda lançado naquele mesmo ano.
"Saturation", objeto de culto entre os fãs da banda, é resultado de um mix inteligente entre referências classic como STONES e CHEAP TRICK com o devido pé nos anos 90: "Sister Havana" dá uma dimensão diferenciada ao termo radiofônico; acessível sem perder a pegada não deixa dúvidas que o grande diferencial da banda é o timbre singular do vocalista NASH KATO. "Positive Bleeding" mistura dinâmicas com a facilidade típica de bons discípulos do PIXIES- apesar da linha melódica ir mais na onda do SUPERGRASS. "Back on Me" faz reverência ao SOUL ASYLUM enquanto "Botlle of Fun" tem sotaque Southern rock; "Crackbabbies" começa com uma sequência tranquila de orgão na nascitura levada de "Epitáfio" dos Titãs (a semelhança é inacreditável!) e desemboca em uma experiência garageira fantástica; "Erica Kane" com seu evidente trocadilho é uma mistura entre o DINOSAUR JR, o NIRVANA e algum resíduo pop daquela década. O único senão parece ser "Dropout": bem intencionada; mas chata de dar dó.
Após "Saturation" a banda lançou o não menos excelente "Exit The Dragon"(1995), se dissolveu em 1997, retornou em 2004 e lançou "Rock n´Roll Submarine" de 2011. Se o URGE ficou conhecido por uma única música, faço aqui meu papel de redentor: escute todos!
Track list:
1. "Sister Havana" -- 3:53
2. "Tequila Sundae" -- 4:20
3. "Positive Bleeding" -- 3:42
4. "Back on Me" -- 3:12
5. "Woman 2 Woman" -- 2:40
6. "Bottle of Fur" -- 4:13
7. "Crackbabies" -- 4:03
8. "The Stalker" -- 2:52
9. "Dropout" -- 4:57
10. "Erica Kane" -- 3:07
11. "Nite and Grey" -- 4:22
12. "Heaven 90210"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A contundente opinião de Anders Fridén, vocalista do In Flames, sobre religião
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
Kerry King, guitarrista do Slayer, explica como se deve balançar a cabeça
A pesada música "à lá Black Sabbath" do Kiss que traz o solo preferido de Ace Frehley
Metal sinfônico: os 10 melhores segundo o TeamRock


Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



