Sepultura: um dos shows mais longos e pesados de sua história
Resenha - Under a Pale Grey Sky - Sepultura
Por Flávio Mendes Santana
Postado em 09 de abril de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
SEPULTURA...quanta história essa banda tem pra contar. Passou por muitas dificuldades como outras bandas de sua época, porém, algo foi mais forte que tudo nessa carreira de quase 30 anos: a sonoridade. Aspecto ao qual nunca deveu nada pra ninguém, pois sempre soube inovar, e ousar de maneira coerente, mantendo a identidade principal dessa sonoridade: o peso! No auge de sua carreira em 1996, ano de lançamento do "polêmico" álbum divisor de águas, "Roots", a banda realizou seu último show com seu frontman mais que importante na história do Heavy Metal, Max Cavalera. Porém não foi apenas um show de depedida de Max, mas também, onde a banda executou um dos shows mais longos e pesados de sua história, na respeitável Brixton Academy em Londres (Porque não foi no Brasil?). Para a felicidade dos fãs da fase Max, esse show foi registrado no álbum duplo "Under a Pale Grey Sky".
Pra começar, esse título parece um trocadilho a um outro título de registro ao vivo de uma outra banda (alguém também percebeu isso? ;)). Brincadeiras a parte, o show dá suporte a tour em promoção ao álbum Roots, qual grande parte do repertório do show é calcado em cima deste. Mas, por se tratar de um álbum duplo, e um show de despedida, sobrou espaço para muitos clássicos da carreira da banda, passando por "Chaos A.D.", "Arise", "Beneath The Remains" e até mesmo "Bestial Devastation" e "Morbid Visions". Os pontos mais altos começam logo de cara com as pesadíssimas "Roots Bloody Roots" e "Spit" e a clássica "Territory". Sobrou até para um cover muito bacana da música de Chico Science (Nação Zumbi), "Monólogo ao Pé do Ouvido". Mais clássicos são executados como "Troops of Doom" e a dobradinha "Beneath the Remains/Mass Hypnosis" e, o desfecho do primeiro disco fica por conta dalonga e protestante música, "Endangered Species", com sua levada bem doom.
O segundo disco deslancha mais para os clássicos como "Refuse/Resist", mais uma dobradinha matadora "Arise/Dead Embryonic Cells", "Biotech is Godzilla" (contribuição de Jello Biafra ex-Dead Keneddys) e "Inner Self". Sobrou também para os covers de "Polícia (Titãs)" e "We Gotta Know (Cro-Mags)" com participação do vocalista do Strife, Rock Rodney. Também vale ressaltar a violenta "Ditactorshit", com pegada bem hardcore que não tem como ficar parado ao ouvir (quem ouve, acredito que cante junto o verso: "Tortura nunca mais!!!!"). O desfecho do show fica por conta da clássica "Orgasmatron", cover dos pioneiros do Motorhead!
Apesar da mudança drástica da formação da banda, que viria a ocorrer logo após o final da turnê com a saída de Max Cavalera, este registro mostra o profissionalismo e a paixão da banda pelos fãs, mesmo durante uma época de crises internas. Álbum extremamente recomendado para os fãs Thrash Metal e interessados em conhecer os principais clássicos da carreira da banda.
Under a Pale Grey Sky - SEPULTURA
Show realizado em 16 de Dezembro de 1996
(2002 - Roadrunner Records)
Lineup:
Max Cavalera: Vocais, guitarra, berimbau e percussão
Andreas Kisser: Guitarras, backing vocals e percussão
Paulo Jr.: Baixo, percussão
Igor Cavalera: Bateria, percussão
Disco 1:
01 - Itsári (Intro)
02 - Roots Bloody Roots
03 - Spit
04 - Territory
05 - Monologo Ao Pé Do Ouvido (Chico Science cover)
06 - Breed Apart
07 - Attitude
08 - Cut-Throat
09 - Troops of Doom
10 - Beneath the Remains/Mass Hypnosis
11 - Born Stubborn
12 - Desperate Cry
13 - Necromancer
14 - Dusted
15 - Endangered Species
Disco 2:
01 - We Who Are Not as Others
02 - Straighthate
03 - Dictatorshit
04 - Refuse/Resist
05 - Arise/Dead Embryonic Cells
06 - Slave New World
07 - Biotech Is Godzilla
08 - Inner Self
09 - Polícia (Titãs cover)
10 - We Gotta Know (Cro-Mags cover)
11 - Kaiowas
12 - Ratamahatta
13 - Orgasmatron (Motorhead cover)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
Filhos imploraram para que Dee Snider não fizesse mais shows com o Twisted Sister
Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
ShamAngra celebrará 30 anos do álbum "Holy Land" com 18 shows pelo Brasil
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
O músico que zoou Bruce Dickinson por releitura de música dele feita pelo Iron Maiden
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
O hit do Evanescence que é indireta de Amy Lee para o cantor do Seether, seu ex-namorado
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy


Sepultura não tocará seus maiores clássicos no show do Rock in Rio
Sepultura só tocará músicas da fase Derrick Green no Rock in Rio
Sepultura encerrará sua longa relação com o Rock in Rio neste ano
Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
A banda brasileira que "faz o Sepultura parecer o Bon Jovi", segundo a Metal Hammer
As dez maiores bandas de metal do Brasil, de acordo com a Metal Hammer
Nergal recebe box do Sepultura de Jairo Guedz e fica admirado com seu conteúdo
A parceria de Phil Campbell com o Sepultura durante a pandemia
O Big Four do heavy metal brasileiro, de acordo com Mateus Ribeiro


