Makinária Rock: Rock'n'Roll pesado e cheio de energia
Resenha - Cidade Rock - Makinária Rock
Por Marcos Garcia
Fonte: Metal Samsara
Postado em 09 de abril de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Existem trabalhos que, por serem mais voltados às raízes de estilos musicais antigos, conseguem dar um gás novo em fórmulas que o tempo já erodiu. E o Rock, com suas mais de 5 décadas de vida, recebe vez por outra, de braços abertos, trabalhos mais voltados à sua simplicidade inicial, à sua voracidade musical despojada e forte, e o MAKINÁRIA ROCK, de São Paulo, consegue se sair bem com seu Full Length 'Cidade Rock'.
Obviamente, o título é uma homenagem a São Paulo, a cidade com cena Rock mais forte, mas sem desprezar outras cidades e cenas nacionais (por favor, não se apeguem a bairrismos vazios), e a proposta sonora do grupo é fazer um Rock'n'Roll pesado e cheio de energia, resgatando as letras em nossa língua nativa (e assim, se tornando acessível ao grande público nacional que o estilo tem), e este Power Trio se saiu bem, com guitarras apresentando bons riffs bem crus e solos cheios de energia, baixo vibrante e pesado, bateria com peso e trabalho não muito complexo, além de vocais competentes. A banda prima por fazer um trabalho homogêneo, privilegiando a música e não egotrips musicais desnecessárias que apenas tornariam o trabalho musical insoso.
A produção, feita pelas mãos de Renan Lemos, Leandro Oliveira e do próprio grupo deixou a produção bem gordurosa e abafada, privilegiando bastante o clima artesanal que o trabalho transpira, ou seja, temos aquela produção sonora crua e essencial ao estilo. A parte visual do trabalho é bastante simples, em consonância com o que a música do grupo transpira.
E falando em música, 'Cidade Rock' é um disco que vicia logo nas primeiras audições, e como um todo, o CD é extremamente agradável, tendo como destaques a ótima 'Mákinária Rock', um Rock'n'Roll bem pesado, cru e pegajoso, com ótimo refrão e bons vocais; 'Cidade Rock' segue a mesma linha da primeira, só que com bons arranjos de guitarras e bateria; a mais rápida 'Magrela', com muita energia e novamente o baixo se sobressai; a mais acessível 'Interessa', com um andamento mais moderado e vocais bem legais; a forte 'Hora do Pico', mais cadenciada e bem visceral; e a versão de 'Pão com Cerveja', dos veteranos mais sacanas do Rock nacional, VELHAS VIRGENS, que ficou em uma versão bem personalizada do trio, sem desrespeitar a original.
Bom é apelido para este CD.
Tracklist:
01. Acorda (intro)
02. Makinária Rock
03. Cidade Rock
04. Rock'n'Roll
05. Magrela
06. Interessa
07. Hora do Pico
08. Rotina
09. Pão com Cerveja (Velhas Virgens)
Outras resenhas de Cidade Rock - Makinária Rock
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira o Line-Up completo do Bangers Open Air 2027
O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
O clipe mais barato da história do Iron Maiden, segundo Dave Murray
Ozzfest confirma retorno com edições em três países para 2027
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
A condição de Ricardo Confessori para voltar ao Shaman: "Se quiser trabalhar comigo, senta aí"
Regis Tadeu revela por que Robert Plant se recusa a ressuscitar o Led Zeppelin
Jairo Guedz sobre as regravações dos Cavalera: "A magia, para mim, está no original"
Tom Morello cita o que considera seus quatro maiores fracassos musicais
A briga com Bruce Dickinson que quase faz Nicko McBrain largar o Iron Maiden
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
Cinco bandas do Bangers Open Air 2027 que fogem do óbvio e merecem sua atenção
A música que Corey Taylor gostaria de deixar como ensinamento para o filho
Bruce Dickinson quer novo disco do Iron Maiden, Steve Harris não sabe, diz Nicko McBrain
O megahit do Creed que Mark Tremonti compôs no improviso, segundo o próprio
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Lista: os piores álbuns de 10 bandas brilhantes
Como foi o dia que Raul Seixas convidou membro da Legião Urbana para fumar um?


Lost Society conclui sua transformação em "Hell Is a State of Mind"
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Gladenfold aposta no Power Metal em "Soulbound"
Raimundos - há 26 anos, o "MTV Ao Vivo" registrava uma das fases mais intensas da banda
Lorna Shore cria obra que desafia os limites do ouvinte
Wings of Steel novamente acerta com "Winds of Time"
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
Corrosion of Conformity encara perdas e mudanças em "Good God / Baad Man"
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



