Aerosmith: um álbum completo que mostra a banda em seu ápice
Resenha - Rocks - Aerosmith
Por Igor Müller
Postado em 15 de fevereiro de 2013
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Acho incrível a gente ir compor em um porão enquanto outras pessoas vão trabalhar em uma loja. Seis meses depois tocamos estas músicas a 1.500 km de casa, para desconhecidos. Acho isso louco" (Joe Perry)
Estamos em 1975, o Aerosmith acaba de lançar seu grande sucesso "Toys in the Attic", o single Walk This Way alcança ótimas posições na billboard americana, levados por esse sucesso o Aerosmith sobe ao topo da colina com um álbum de grande sucesso e uma turnê de ingressos esgotados. Com o passar dos meses um sucessor era inevitável, e é deste sucessor que irei falar aqui, lançado no dia 03 de Maio de 1976.
Quando o quinteto de Boston se reuniu junto a Jack Douglas para gravar seu quarto álbum de estúdio, o clima no estúdio era diferente dos outros álbuns, pois, pela primeira vez o Aerosmith entrava no estúdio como uma banda renomada precisando dar continuidade ao seu sucesso. Junto com o sucesso de "Toys In The Attic" vieram as quantias exorbitantes de dinheiro, que por consequência aumentou significativamente a injeção de drogas, eram cinco selvagens com instrumentos. A missão de Jack Douglas era reunir tudo isso e captar a forte vibração e intensidade da forma mais visceral possível, e ele fez.
Back In The Saddle - A música abre o álbum de forma cautelosa com um riff discreto, o qual gera uma virada e dá o primeiro dos muitos pontapés no ouvinte, um vocal feroz e de um timbre único grita: "I'm Back in The Saddle In The Again" seguido por um riff cavalgante de Joe Perry, o ritmo se torna contagiante e o clima velho-oeste se instala no ambiente, este petardo vibrante da início ao álbum e mostra que a banda não está de bricandeira.
Last Child - Uma guitarra tocando uma pequena melodia aguda inicia a trajetória acompanhada de um vocal lento, porém, de forma quase que mágica um riff ao melhor estilo funk inicia e faz até mesmos os mais duros entrarem em uma transe através de um groove majestoso gerado pelas guitarras de Brad Withford e Joe Perry. Seu solo é introduzido por Brad Withford tocando ao estilo Jeff Beck, mostrando ao mundo que o Aerosmith não era a banda de apenas um guitarrista solo. Last Child termina mostrando também o alcance vocal surpreendente de Steven Tyler gritando: "I'm the Last Child, just a punk in the street"
Rats In The Cellar - Os ouvidos mais céticos duvidavam que seria possível continuar com a frenesia gerada nas duas primeiras faixas, mas, o blues-rock de "Rats in the Cellar" vem mostrando uma banda quente e incrivelmente entrosada, contando solos de harmônica esta faixa é essencial a qualquer amante de blues-rock,
mais de 4 minutos de puro êxtase.
Combination - Nesta aqui as vozes mudam, Joe Perry assume o microfone, mas não deixa barato. Um riff totalmente fechado dá início a mais um hard rock cru e visceral mantendo a energia e completando o combo avassalador formado pelas quatro primeiras músicas do álbum.
Sick As A Dog - A frenesia diminui, e pela primeira vez durante o álbum, você tem tempo para parar e respirar. Mas o que não diminui é a qualidade, uma levada sacana conduz "Sick As A Dog" em mais um mais clássico expelido pelo Aerosmith, Sick as a Dog é a calmaria antes da tempestade.
Nobody's Fault - Um início sombrio e uma explosão sem dimensão, o clima de agonia perdura durante de este clássico, o qual já foi declarado com uma das músicas prediletas de James Hetfield. Nobody's Fault é a síntese de um heavy metal sólido, feito de forma triunfal, mostrando o lado mais selvagem do quinteto, dúvidas é mais um clássico que se estabelece, e neste ponto já são muitos no mesmo disco.
Get The Lead Out - Esta música é responsável por devolver um ritmo contagiante ao disco, que neste momento já está totalmente encorpado com uma forma que pode ser definidada como épica. A mudança repentina de estilo acontece mais uma vez provando que o Aerosmith está longe de ser uma banda limitada a um estilo, Get the Lead Out é uma grande canção.
Lick And A Promisse - Esta canção segue o ritmo ditado por Get The Lead Out e faz com que o álbum continue a seguir o que neste momento já são mais de 30 minutos de um raw rocking de qualidade A.
Home Tonight - Introduzida por uma guitarra com bends profundos, Home Tonight é a reflexão do álbum, a despedida com clima de quero mais, é onde seu corpo começa a sintetizar todo o hard rock visceral apresentado ao longo do álbum, esta é uma uma balada de altíssima qualidade e que cumpre com o papel de manter o nível em um patamar totalmente acima do normal.
Sintetizando, Rocks é um álbum completo, mostra uma banda em seu ápice criativo. O álbum não alcançou todo o sucesso de seu antecessor, porém, aqueles que valorizam um grande trabalho, aqueles que valorizam seu amor pelo rock 'n' roll em sua melhor forma, bem, este álbum é para vocês!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
Vaza suposto título do novo álbum solo de Bruce Dickinson, já finalizado pelo cantor
Bruce Dickinson se junta a Billie Joe Armstrong para cantar "All the Young Dudes"
King Diamond anuncia saída do guitarrista Andy La Rocque
Sem prévio aviso, Avenged Sevenfold disponibiliza novo EP "Statica"
O verso de "Metamorfose Ambulante" que guarda o maior segredo de Raul Seixas
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
Bon Jovi encerra show antes da hora devido a problema de saúde de Jon
A bebedeira que virou um dos maiores clássicos do Deep Purple
David Gilmour revela quando percebeu que "não quero ser membro do Pink Floyd a vida toda"
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
Ganha força rumor sobre turnê conjunta de System of a Down e Faith No More
O nobre motivo pelo qual Kurt Cobain mentia sobre o fato de usar drogas
Roger Waters: Ele nunca foi amigo de Gilmour, então nada mudou
Santana lista suas bandas preferidas de rock pesado e heavy metal


10 álbuns dos anos 70 abriram caminho para o heavy metal nos anos 80
A banda que Steven Tyler aponta como verdadeira criadora do heavy metal
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
A melhor balada do Aerosmith de todos os tempos, segundo Joe Perry
O guitarrista lendário que Eddie Van Halen sentia que o esnobava
O guitarrista de blues que foi muito além do gênero para Joe Perry



