Aerosmith: um álbum completo que mostra a banda em seu ápice
Resenha - Rocks - Aerosmith
Por Igor Müller
Postado em 15 de fevereiro de 2013
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Acho incrível a gente ir compor em um porão enquanto outras pessoas vão trabalhar em uma loja. Seis meses depois tocamos estas músicas a 1.500 km de casa, para desconhecidos. Acho isso louco" (Joe Perry)
Estamos em 1975, o Aerosmith acaba de lançar seu grande sucesso "Toys in the Attic", o single Walk This Way alcança ótimas posições na billboard americana, levados por esse sucesso o Aerosmith sobe ao topo da colina com um álbum de grande sucesso e uma turnê de ingressos esgotados. Com o passar dos meses um sucessor era inevitável, e é deste sucessor que irei falar aqui, lançado no dia 03 de Maio de 1976.
Quando o quinteto de Boston se reuniu junto a Jack Douglas para gravar seu quarto álbum de estúdio, o clima no estúdio era diferente dos outros álbuns, pois, pela primeira vez o Aerosmith entrava no estúdio como uma banda renomada precisando dar continuidade ao seu sucesso. Junto com o sucesso de "Toys In The Attic" vieram as quantias exorbitantes de dinheiro, que por consequência aumentou significativamente a injeção de drogas, eram cinco selvagens com instrumentos. A missão de Jack Douglas era reunir tudo isso e captar a forte vibração e intensidade da forma mais visceral possível, e ele fez.
Back In The Saddle - A música abre o álbum de forma cautelosa com um riff discreto, o qual gera uma virada e dá o primeiro dos muitos pontapés no ouvinte, um vocal feroz e de um timbre único grita: "I'm Back in The Saddle In The Again" seguido por um riff cavalgante de Joe Perry, o ritmo se torna contagiante e o clima velho-oeste se instala no ambiente, este petardo vibrante da início ao álbum e mostra que a banda não está de bricandeira.
Last Child - Uma guitarra tocando uma pequena melodia aguda inicia a trajetória acompanhada de um vocal lento, porém, de forma quase que mágica um riff ao melhor estilo funk inicia e faz até mesmos os mais duros entrarem em uma transe através de um groove majestoso gerado pelas guitarras de Brad Withford e Joe Perry. Seu solo é introduzido por Brad Withford tocando ao estilo Jeff Beck, mostrando ao mundo que o Aerosmith não era a banda de apenas um guitarrista solo. Last Child termina mostrando também o alcance vocal surpreendente de Steven Tyler gritando: "I'm the Last Child, just a punk in the street"
Rats In The Cellar - Os ouvidos mais céticos duvidavam que seria possível continuar com a frenesia gerada nas duas primeiras faixas, mas, o blues-rock de "Rats in the Cellar" vem mostrando uma banda quente e incrivelmente entrosada, contando solos de harmônica esta faixa é essencial a qualquer amante de blues-rock,
mais de 4 minutos de puro êxtase.
Combination - Nesta aqui as vozes mudam, Joe Perry assume o microfone, mas não deixa barato. Um riff totalmente fechado dá início a mais um hard rock cru e visceral mantendo a energia e completando o combo avassalador formado pelas quatro primeiras músicas do álbum.
Sick As A Dog - A frenesia diminui, e pela primeira vez durante o álbum, você tem tempo para parar e respirar. Mas o que não diminui é a qualidade, uma levada sacana conduz "Sick As A Dog" em mais um mais clássico expelido pelo Aerosmith, Sick as a Dog é a calmaria antes da tempestade.
Nobody's Fault - Um início sombrio e uma explosão sem dimensão, o clima de agonia perdura durante de este clássico, o qual já foi declarado com uma das músicas prediletas de James Hetfield. Nobody's Fault é a síntese de um heavy metal sólido, feito de forma triunfal, mostrando o lado mais selvagem do quinteto, dúvidas é mais um clássico que se estabelece, e neste ponto já são muitos no mesmo disco.
Get The Lead Out - Esta música é responsável por devolver um ritmo contagiante ao disco, que neste momento já está totalmente encorpado com uma forma que pode ser definidada como épica. A mudança repentina de estilo acontece mais uma vez provando que o Aerosmith está longe de ser uma banda limitada a um estilo, Get the Lead Out é uma grande canção.
Lick And A Promisse - Esta canção segue o ritmo ditado por Get The Lead Out e faz com que o álbum continue a seguir o que neste momento já são mais de 30 minutos de um raw rocking de qualidade A.
Home Tonight - Introduzida por uma guitarra com bends profundos, Home Tonight é a reflexão do álbum, a despedida com clima de quero mais, é onde seu corpo começa a sintetizar todo o hard rock visceral apresentado ao longo do álbum, esta é uma uma balada de altíssima qualidade e que cumpre com o papel de manter o nível em um patamar totalmente acima do normal.
Sintetizando, Rocks é um álbum completo, mostra uma banda em seu ápice criativo. O álbum não alcançou todo o sucesso de seu antecessor, porém, aqueles que valorizam um grande trabalho, aqueles que valorizam seu amor pelo rock 'n' roll em sua melhor forma, bem, este álbum é para vocês!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
Ritchie Blackmore admite que reencontro com Deep Purple poderia ter desandado
AC/DC tem penúltimo show da atual turnê cancelado devido ao mau tempo
O baterista idolatrado por Neil Peart e Stewart Copeland; "o auge inalcançável"
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
"Black Album", do Metallica, completa 850 semanas entre os mais vendidos nos EUA
O melhor compositor dos últimos 100 anos, segundo Ritchie Blackmore
Qual banda do Big Four do thrash metal possui a discografia de estúdio mais extensa?
Jamey Jasta (Hatebreed) fala sobre conselho de James Hetfield ao parar de beber
Megadeth detalha box-set celebrando 40 anos de "Peace Sells... But Who's Buying?"
O guitarrista que mais inspirou James Hetfield, do Metallica, segundo o próprio
O baterista que conseguiu a façanha de ser tratado como deus por John Bonham e Neil Peart
As únicas duas músicas do Iron Maiden que todos os vocalistas da banda já cantaram
"Eu odeio"; a canção que o Depeche Mode foi obrigado a lançar e vendeu mais de meio milhão
O grupo pop que Ian Gillan considera muito bom em fazer música comercial
Mick Jagger se irritava com obsessão de Keith Richards pelos Beatles
A confusão sobre a banda de black metal da Simone Simons, vocalista do Epica
Elton John revela a música que ele mais se orgulha de ter escrito; "uma canção perfeita"

Como o Aerosmith terceirizou a escrita da própria volta por cima nos anos 80
O guitarrista que Joe Perry colocou em uma categoria separada dos demais
A banda mais cool dos EUA dos anos 1970, segundo Slash do Guns N' Roses
A letra do Aerosmith que quase fez Steven Tyler mandar a banda inteira às favas
O disco dos anos 70 que mudou a vida de Slash, guitarrista do Guns N' Roses
Os melhores discos de rock e metal lançados em 1982, segundo a Louder
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



