A música do Aerosmith que ajudou a "salvar o planeta" e conquistou algo que nunca conseguiram
Por Bruce William
Postado em 23 de fevereiro de 2026
Em 1998, o Aerosmith entrou de vez no centro de um blockbuster daqueles bem típicos da época: explosões, corrida contra o tempo, Bruce Willis e um asteroide gigante ameaçando a Terra. Foi nesse pacote que "I Don't Want to Miss a Thing" nasceu para o grande público, como faixa de Armageddon, e acabou virando não só um sucesso de cinema, mas o single que finalmente levou a banda ao topo da parada americana.
Aerosmith - Mais Novidades
O contexto deixa a história ainda mais curiosa. Conforme relembra a Louder, naquele momento, o Aerosmith já vinha de uma retomada forte, com discos muito bem-sucedidos e turnês grandes, além de uma fase de sobriedade que reposicionou a banda depois dos anos mais turbulentos. Faltava, porém, um detalhe simbólico no currículo: apesar de uma pilha de clássicos, o grupo ainda não tinha emplacado um nº 1 nos Estados Unidos.
A oportunidade apareceu quando Armageddon precisava de uma música forte para a trilha. A composição era de Diane Warren, especializada em hits, e o filme ainda tinha Liv Tyler no elenco, filha de Steven Tyler. Parecia uma combinação feita para funcionar. Dentro da banda, no entanto, a primeira reação não foi de entusiasmo geral - pelo menos da parte do baterista Joey Kramer.
Kramer contou que reconheceu o potencial comercial da faixa, mas não se identificou de cara com ela. "Eu meio que sabia que era um hit, mas eu realmente não gostava da música", disse. Ele também explicou por quê: a demo que ouviu era só voz e piano, e aquilo soava distante da identidade do Aerosmith. "Eu não achava que aquela música era a nossa cara. Quando ouvi pela primeira vez, era só uma demo com piano e voz. Foi difícil imaginar que tipo de toque o Aerosmith poderia colocar nela e torná-la nossa."
A virada veio quando a banda começou a tocar a música junta, no estúdio. A partir dali, o material deixou de soar como uma encomenda "de fora" e ganhou cara de Aerosmith. Kramer resumiu esse processo de forma bem direta: "Quando finalmente fizemos dela uma coisa nossa, foi aí que ela virou o que é." E completou: "Assim que começamos a tocar como banda, instantaneamente virou uma música do Aerosmith."
O resultado foi enorme. "I Don't Want to Miss a Thing" virou o primeiro - e até hoje único - single nº 1 do Aerosmith na Billboard Hot 100, algo que a banda não tinha conseguido nem com músicas que hoje são muito mais associadas à sua identidade clássica. A faixa também puxou uma geração mais nova para o catálogo do grupo, impulsionada pelo alcance de Armageddon e pela exposição massiva que o filme teve naquele ano.
E teve efeito prático na estrada. Segundo Kramer, a turnê da era Nine Lives já estava perto do fim quando a música apareceu, e o sucesso acabou esticando a vida do ciclo por mais tempo. No fim das contas, uma balada que começou cercada de dúvida dentro da própria banda virou a música que faltava para fechar uma lacuna histórica no currículo do Aerosmith - com a ajuda de uma hitmaker, Bruce Willis e um asteroide cinematográfico no caminho.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden não deve comparecer à cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame
Fernanda Lira revela o que quer mudar na Crypta: "Não é algo que a gente se orgulha"
Estrela da WWE gostaria que música do Megadeth fosse seu tema de entrada
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
Ex-Megadeth assume temporariamente a função de baterista do Accept
"100% atualizado, ruim de aturar": Edu Falaschi revela que gosta muito de Bomba Patch
Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
Soulfly lança videoclipe animado para "Favela/Dystopia"; assista agora
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Patrick Campbell-Lyons, guitarrista e membro fundador do Nirvana britânico, morre aos 82 anos
John Petrucci revela problema recorrente e diz que já subiu ao palco com febre
Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Vocalista do Death Angel relembra a primeira vez que ouviu "Master of Puppets", do Metallica

Aposentadoria do Aerosmith está próxima de ser revogada, revela Joe Perry
As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock
A lenda do rock que ajudou o AC/DC a abrir caminho nos EUA, segundo Malcolm Young
Nomes do rock e do heavy metal que fazem aniversário em março
Por que Joe Perry quase perdeu a amizade com Slash, segundo o próprio
Cinema: As 10 melhores aparições de bandas em filmes


