Cruz: para você que reclama pelo simples prazer de reclamar
Resenha - Vol.1 - Cruz
Por Guilherme Fernandes
Postado em 05 de fevereiro de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Não é para você que reclama pelo simples prazer de reclamar de qualquer coisa. Essa banda é para você que, tirando algumas boas e verdadeiras bandas, estava cansado de conviver, ano após ano, com a mesmice do cenário musical brasileiro.
Os Paulistanos da CRUZ, radicados em Los Angeles, conseguem a façanha de gerar aquela reação embasbacada ao descobrir que se trata de brasileiros por trás daquelas boas canções. Não é a toa que a banda impressionou e conquistou a atenção de nada menos que Jay Baumgardner, que já produziu bandas como Papa Roach, Incubus e Linkin Park.
Mas para quem acha que a banda tem alguma influencia dos nomes citados, saiba que estão redondamente enganados. O som é composto por um rock simples com pitadas de pós-grunge (se é que existe esse estilo musical), completamente radiofônico, entretanto, sem perder a malícia e a qualidade por causa disso. Influências diversas como o country e o blues rock aparecem em alguns momentos de seu ótimo cd de estreia, o independente "Vol.1". Sem maiores rótulos, apenas rock and roll. Não tem muita coisa de novo, mas é bem legal.
O disco é coeso, sem momentos ruins, coisa rara hoje quanto tratamos de falar sobre bandas brasileiras. Meus destaques pessoais ficam com as excelentes "Fortune Teller", "Crazy" e "Sin City", apesar do material completo ser muito bom. Músicas como "Someday", "It's Over" e "No One Wants to Be Alone" são tão boas quanto as já citadas, embora fiquem um degrau abaixo.
E mesmo canções não tão brilhantes, como a balada "Na Na Na", estão centenas de quilômetros a frente de qualquer coisa lançada em matéria de rock and roll em nosso país nos últimos anos. Vale-se aqui de um destaque especial para os vocais de Enrico Minelli, uma mistura de Zakk Wylde dos primeiros discos do Black Label Society e Chad Kroeger, do famigerado Nickelback, que, mesmo sendo uma banda ruim, possui em seu frontman um ótimo e diferenciado registro vocal.
Salvo boas e cada vez mais raras exceções dentro do rock nacional como as honestas e sempre presentes Baranga e Velhas Virgens, estamos cada vez mais carentes de bons sons provenientes de nossos músicos, que, infelizmente (ou felizmente, em alguns casos) não possuem o apoio necessário para colocar boas ideias para frente. Muitas vezes a história se repete: músicos tirando dinheiro de seu próprio bolso, organizando seus próprios shows, vendendo sua própria mídia e caindo no estereótipo da "banda independente", quando, na verdade, o conceito de independência musical aqui no Brasil ainda é uma utopia para poucos.
Que surjam mais e mais bandas dentro de nosso tão talentoso país como a banda Cruz.
Enjoy it!
Cruz: Vol. 1
01. Physical Game
02. Someday
03. Goodbye My Friends
04. Crazy
05. It's Over
06. Fortune Teller
07. No One Wants To Be Alone
08. NaNaNa
09. Time To Live Again
10. You Gotta Believe
11. My Love
12. I Got The Feeling
13. Above The Water
14. Sin City
Selo: Independente
Ano de lançamento: 2011
Fortune Teller [Official Clip]
Sin City [Official Clip]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Men At Work anuncia show extra em nova turnê nacional
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Em publicação sobre "Rebirth", Angra confirma Alírio Netto na formação atual
Como o novato Chris Dovas fez o Testament soar mais pesado, segundo Chuck Billy
A opinião de Anette Olzon sobre turnê de reunião com Nightwish, Tarja Turunen e Marko
Eric Clapton: Conheça o guitarrista que ele chamou de "o melhor do mundo"
Regis Tadeu explica o verdadeiro problema do comercial da Elis Regina

"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



