Kiss: uma mistura interessante do rock sem firulas
Resenha - Unmasked - Kiss
Por Daniel Fideli
Postado em 18 de janeiro de 2013
Era início da década de 1980 e o rock passava por transformações. O "boom" do punk havia encontrado o seu fim, simbolizado na morte do ícone Sid Vicious e o consequente término de sua banda, os Sex Pistols. Os conterrâneos do The Clash deixavam o gênero um pouco de lado e investiam em novos territórios musicais com o clássico "London Calling", lançado no final de 1979.
O new wave, personificado na figura dos Talking Heads, influenciava grande parte da produção musical vigente na época. Ao passo que bandas de synthpop como os ingleses do Duran Duran davam seus primeiros passos rumo ao topo das paradas de sucesso. Foi nesse conturbado período que o Kiss lançou seu 8º disco de estúdio, intitulado "Unmasked".
A banda de Nova York vinha do bom e bem sucedido "Dynasty", que torceu o nariz de muitos fãs tradicionais, mas que fazia uma mistura interessante do rock sem firulas do Kiss, com pitadas do universo "Disco" que dominava o cenário musical no final da década de 1970, impulsionado pelo sucesso dos filmes de John Travolta.
Unmasked segue a linha mais pop do álbum anterior, porém sem deixar o rock de lado. A faixa de abertura "Is That You?" tem um vocal agressivo de Paul Stanley e ganhou cadeira cativa no setlist da "Unmasked Tour". Entretanto, o tom de raiva do Starchild desaparece logo na segunda música do disco, a balada "Shandi".
Shandi sem dúvidas pode ser considerada o grande "hit" do álbum, inclusive ganhando um clipe que marcou a última participação de Peter Criss com o Kiss, antes que o baterista deixasse a banda para dar lugar a Eric Carr. A música alcançou o Top 10 Australiano e foi relembrada em uma bela versão gravada em Melbourne para o disco ao vivo Symphony: Alive IV.
Na sequência surge Ace Frehley em uma de suas três canções no álbum. "Talk To Me" é um rock simples e direto, bem ao estilo Ace. Vale ressaltar que após o sucesso do disco solo de Frehley em 1978, Gene Simmons e Paul Stanley resolveram dar mais crédito ao guitarrista, dando-lhe mais espaço no álbum posterior. Dynasty já contava com três músicas de Ace.
Gene Simmons aparece pela primeira vez em Unmasked com "Naked City". A música parece ser uma sobra do álbum anterior devido à visível semelhança do som "Disco", com destaque para o baixo de Simmons. "What Makes The World Go 'Roun" segue a mesma linha, com vocais duplos de Paul Stanley e o uso, mesmo que discreto, de um sintetizador.
"Tomorrow" é uma das mais pop do álbum. No refrão, Stanley canta "And tomorrow we're gonna fall in love", mais comportado do que o "You pull the trigger of my love gun" de anos anteriores. Em "Two Sides Of The Coin" Ace fala sobre o dilema de conviver com mulheres que parecem só querer se aproveitar da fama do guitarrista. Reflexos da idade talvez ?
Na sequência, Gene reaparece na fraca "She's So European". Anos mais tarde o próprio Simmons assumiu "não saber onde estava com a cabeça" na época da gravação de Unmasked. Já "Easy As It Seems" começa com uma bela linha de baixo que remete ao Earth Wind And Fire, outra banda que dominava as discotecas naquele período.
"Torpedo Girl" é a terceira canção de Ace no disco e tem uma levada semelhante à clássica "New York Groove" do álbum solo de 1978. "You're All There I Want" fecha Unmasked com um Gene Simmons mais uma vez pouco inspirado, o destaque fica pelo curto, mas ótimo solo de guitarra de Frehley.
Unmasked é um retrato da época em que foi produzido. Longe de ser um clássico que possa competir com qualquer um dos álbuns da trinca Destroyer/Rock And Roll Over/Love Gun. No entanto, o disco é a representação de um Kiss buscando o seu lugar em meio ao novo, deixando de lado as amarras do passado glorioso e arriscando em um terreno até então pouco explorado pelo rock.
Faixas:
1."Is That You?" (Gerard McMahon) – 3:55
•Vocal Líder - Paul Stanley
2."Shandi" (Paul Stanley, Vini Poncia) – 3:33
•Vocal Líder - Paul Stanley
3."Talk To Me" (Ace Frehley) – 4:00
•Vocal Líder - Ace Frehley
4."Naked City" (Bob Kulick, Gene Simmons, Peppi Castro, Vini Poncia) – 3:49
•Vocal Líder - Gene Simmons
5."What Makes The World Go 'Round" (Paul Stanley, Vini Poncia) – 4:14
•Vocal Líder - Paul Stanley
6."Tomorrow" (Paul Stanley, Vini Poncia) – 3:16
•Vocal Líder - Paul Stanley
7."Two Sides Of The Coin" (Ace Frehley) – 3:15
•Vocal Líder - Ace Frehley
8."She's So European" (Gene Simmons, Vini Poncia) – 3:30
•Vocal Líder - Gene Simmons
9."Easy As It Seems" (Paul Stanley, Vini Poncia) – 3:24
•Vocal Líder - Paul Stanley
10."Torpedo Girl" (Ace Frehley, Vini Poncia) – 3:31
•Vocal Líder - Ace Frehley
11."You're All That I Want" (Gene Simmons, Vini Poncia) – 3:04
•Vocal Líder - Gene Simmons
Músicos creditados:
Paul Stanley – guitarra rítmica, vocais (baixo em "Tomorrow")
Gene Simmons - baixo, vocais
Ace Frehley – guitarra solo, vocais (baixo em "Talk To Me", "Two Sides Of The Coin" e "Torpedo Girl")
Peter Criss - bateria (creditado, porém não gravou nenhuma música)
Músicos não creditados:
Anton Fig – bateria em todas as faixas
Vini Poncia – vocais de apoio
Tom Harper - baixo em "Shandi"
Holly Knight - teclados
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps