RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Por que 95% das rodas de mosh giram para o mesmo lado? Ciência tentou responder

Hibria lança "Against the Wall", novo single inspirado no confronto com os limites da existência

Gus G. é anunciado como guitarrista do King Diamond

A banda clássica que Robert Plant queria imitar antes do Led Zeppelin

5 artistas brasileiros dos quais todo mundo só conhece uma música

Vocalista do Firehouse entende que momento é mais oportuno para singles ao invés de álbuns

Grave, lenda do death metal sueco, traz formação original a São Paulo

13 bandas que sobreviveram por mais de 40 anos sem separar, segundo a Loudwire

Geezer Butler encarou críticas negativas ao Black Sabbath como "medalha de honra"

O álbum de metal sem a qual o Nirvana não existiria, de acordo com Krist Novoselic

A música do Queensryche que inspirou um dos maiores clássicos do Megadeth

Por que Robb Flynn, do Machine Head, não faz um "Burn My Eyes - Parte 2"

5 discos essenciais para iniciantes no rock progressivo, segundo a Classic Rock

A canção dos Beatles que John Lennon achava que deveria ter cantado no lugar de Paul

Insomnium lança música nova e anuncia detalhes do seu próximo álbum de estúdio


Machine Gun Kelly
Stamp

Dorsal Atlântica: banda retorna com disco excepcional

Resenha - 2012 - Dorsal Atlântica

Por Pedro Junior da Luz Teixeira
Postado em 01 de janeiro de 2013

Nota: 9 starstarstarstarstarstarstarstarstar

A DORSAL ATLÂNTICA é uma das bandas precursoras do metal no Brasil, posição conquistada com os seminais discos "Ultimatum", "Antes do Fim" e "Dividir e Conquistar." O trio seguiu produzindo durante a década de 80 e 90, quando continuou a lançar trabalhos altamente inovadores e à frente de seu tempo, como a ópera metal "Serching For the Light" e a o thrash com elementos de psicodelia presente no álbum "Musical Guide From Stellium".

No decorrer da história da banda, houve mudanças em sua formação, de modo que em 2001, ano em que o grupo encerrou oficialmente suas atividades, o único integrante da formação original era o lendário Carlos Lopes, o líder e grande responsável pela sonoridade única da DORSAL.

Dorsal Atlântica - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Após um hiato de mais de dez anos, interrompido brevemente com a regravação e lançamento de "Antes do Fim", Carlos reuniu a formação original da banda para a gravação de um novo disco, bancada por um mecanismo de financiamento coletivo chamando de "crownfunding".

O resultado não decepciona, e está a altura da excepcional discografia do grupo.

A influência punk/hardcore está mais explícita do que nunca. "Meu Filho me Vingará" abre o disco com uma saraivada de riffs na melhor tradição do grandioso álbum "Dividir e Conquistar". "Stalingrado" traz em sua letra uma narração de fatos históricos que remete à "Joseph Mengele" - faixa do célebre ¨Antes do Fim¨- e alguns dos riffs mais memoráveis criados por Carlos. Clássico instantâneo!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"A Invasão do Brasil" é um thrash acelerado na linha das bandas da Bay Area, mas com aquele inconfundível toque "dorsálico". "Eu Minto, Todo Mundo Mente" é punk até a medula, lembrando um pouco bandas como o Cólera. "Colonizado Entreguista" soa como se tivesse sido retirada de "Straight" –considerado o disco mais hardcore da banda.

A elevada qualidade das composições é uma constante, e torna difícil a tarefa de eleger destaques. A impressão mais forte é de um amadurecimento das ideias presentes nos primeiros discos, com uma execução muito mais afiada – cortesia do amadurecimento dos integrantes como músicos. Carlos está cantando melhor do que nunca e evoluiu muito como intérprete; Claudio exibe uma técnica cada vez mais apurada e Hardcore é um monstro das baquetas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No geral, pode-se dizer que encontramos em "2012" elementos de todos os álbuns da banda e uma forte aura oitentista - sem que se trate obviamente de mera repetição. Muito pelo contrário: o grupo injeta doses cavalares de melodia e, simultaneamente, de agressividade em seu som, misturando em um mesmo "caldeirão" ingredientes da N.W.O.B.H.M, do punk rock e do thrash metal oitentista. É o que se percebe, por exemplo, em "Operação Brother Sam". Esses elementos aparentemente antagônicos combinam perfeitamente com os versáteis vocais de Carlos – guturais, agudos, limpos, conforme pedido pela música. Há espaço para elementos mais modernos, explorados com inteligência em "Jango Goulart" e para um thrash mais cadenciado em "Comissão da Verdade".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

As letras são um capítulo a parte, pois casam perfeitamente com o instrumental e constituem verdadeiras lições de história, na melhor tradição da DORSAL.

Tudo isso torna "2012" um dos discos mais geniais lançados no metal nos últimos anos, que traz uma proposta diferenciada e inovadora, quebrando a pasmaceira criativa que infelizmente é característica de 90% das bandas de thrash metal da atualidade.

Espera-se que, após o lançamento de um trabalho desse nível, a banda obtenha o reconhecimento que sempre mereceu, e que possamos conferir essa grande obra ao vivo!


Outras resenhas de 2012 - Dorsal Atlântica

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Edu Falaschi 2026

publicidadeGustavo Anunciação Lenza | Luis Alberto Braga Rodrigues | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS