O dia em que um show de metal concorreu com um jogo do Corinthians no mesmo local
Por João Renato Alves
Postado em 02 de setembro de 2025
No dia 22 de abril de 1988, Corinthians e Ponte Preta se enfrentaram pelo campeonato paulista no estádio do Canindé. O jogo contou com um protesto da torcida corintiana, insatisfeita com o início de temporada da equipe. O presidente do clube à época, Vicente Matheus, sequer foi à partida, enquanto equipe e comissão técnica chegaram e saíram escoltados.


No Ginásio da Portuguesa, anexo ao estádio, um dos raros shows de metal internacional que aportavam pelo Brasil à época, acontecia. A atração principal era a banda alemã Exumer. Para reforçar o evento, três grupos nacionais foram chamados: o ascendente Sepultura, além de Harppia e Dorsal Atlântica.
A revista Placar, em sua edição de número 934 (29/04/1988), publicou a nota abaixo, ressaltando o inusitado encontro.
"PIQUETEIROS VERSUS METALEIROS
Ao lado do estádio, no Ginásio da Portuguesa, cerca de 2 700 cabeludos metaleiros vibravam com o som de um festival de heavy metal. Eram quatro bandas - a alemã ocidental Exumer e as brasileiras Harppia, Dorsal Atlântica e Sepultura. Eles ocuparam 54% dos 5 000 lugares do ginásio, enquanto os corintianos só compraram 9% dos 25 500 ingressos colocados à venda. Na entrada, os jovens aguentaram as piadinhas dos piqueteiros das torcidas. Quinze minutos antes do final do jogo, já com os portões abertos, os grevistas entraram nas gerais e ficaram xingando o presidente Matheus. Apesar de toda a bagunça, nenhum torcedor foi preso. Vinte metaleiros, porém, acabaram no xilindró."

Apesar do começo conturbado, o Corinthians acabaria se sagrando campeão paulista naquela temporada. O Exumer faria mais dois shows em São Paulo na semana seguinte, voltando ao Brasil em 2012 e 2017.


Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps