O dia em que um show de metal concorreu com um jogo do Corinthians no mesmo local
Por João Renato Alves
Postado em 02 de setembro de 2025
No dia 22 de abril de 1988, Corinthians e Ponte Preta se enfrentaram pelo campeonato paulista no estádio do Canindé. O jogo contou com um protesto da torcida corintiana, insatisfeita com o início de temporada da equipe. O presidente do clube à época, Vicente Matheus, sequer foi à partida, enquanto equipe e comissão técnica chegaram e saíram escoltados.

No Ginásio da Portuguesa, anexo ao estádio, um dos raros shows de metal internacional que aportavam pelo Brasil à época, acontecia. A atração principal era a banda alemã Exumer. Para reforçar o evento, três grupos nacionais foram chamados: o ascendente Sepultura, além de Harppia e Dorsal Atlântica.
A revista Placar, em sua edição de número 934 (29/04/1988), publicou a nota abaixo, ressaltando o inusitado encontro.
"PIQUETEIROS VERSUS METALEIROS
Ao lado do estádio, no Ginásio da Portuguesa, cerca de 2 700 cabeludos metaleiros vibravam com o som de um festival de heavy metal. Eram quatro bandas - a alemã ocidental Exumer e as brasileiras Harppia, Dorsal Atlântica e Sepultura. Eles ocuparam 54% dos 5 000 lugares do ginásio, enquanto os corintianos só compraram 9% dos 25 500 ingressos colocados à venda. Na entrada, os jovens aguentaram as piadinhas dos piqueteiros das torcidas. Quinze minutos antes do final do jogo, já com os portões abertos, os grevistas entraram nas gerais e ficaram xingando o presidente Matheus. Apesar de toda a bagunça, nenhum torcedor foi preso. Vinte metaleiros, porém, acabaram no xilindró."
Apesar do começo conturbado, o Corinthians acabaria se sagrando campeão paulista naquela temporada. O Exumer faria mais dois shows em São Paulo na semana seguinte, voltando ao Brasil em 2012 e 2017.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
As melhores bandas que Lars Ulrich, do Metallica, assistiu ao vivo
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
Ouça Sebastian Bach cantando "You Can't Stop Rock 'N' Roll" com o Twisted Sister
O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
O disco gravado por banda de metal extremo que decepcionou Max Cavalera
A opinião de Regis Tadeu sobre teoria de que Mayara Puertas assumiria vocal do Arch Enemy
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Drowning Pool confirma turnê com três shows no Brasil
Produtor de "Master of Puppets" diz que Kirk não gravou base no disco; "Tudo era o James"
Dream Theater fará turnê de 50 anos? Mike Portnoy responde
As músicas que o Iron Maiden tocou em mais de mil shows
Se Dave Murray sente tanta saudade da família, não seria lógico deixar o Iron Maiden?



Metal: dez álbuns provam que 1986 foi o ano do Thrash
O dia em que um show de metal concorreu com um jogo do Corinthians no mesmo local


