CxFxCx: fortes doses de agressividade e certos toques HC
Resenha - 20 Anos ao Vivo - CxFxCx
Por Marcos Garcia
Postado em 03 de dezembro de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Não é de hoje que os discos ao vivo impressionam os fãs de Metal, que buscam a energia e intensidade de uma apresentação ao vivo, o que é um trabalho meio complicado, desde a época em que os discos tinham poucos ou nenhum overdub feito. Há discos que são clássicos, e outros são decepções, e os exemplos estão por aí.
Mas o CXFXCX, de Canoas (RS), banda veterana e bem calejada da cena Crossover/Thrash nacional, mostra como um disco ao vivo deve realmente soar em '20 Anos ao Vivo', seu CD comemorativo há duas décadas de muita luta.
A banda, para quem ainda não conhece, faz um som compacto e firme, com fortes doses de agressividade e certos toques do HC novaiorquino, ou seja, há momentos com nuances mais melodiosas e alguma coisinha de groove e Rapcore. Resumindo: vocais fortes, soando intensos sempre, riffs e solos de guitarra empolgantes e pesados, cozinha baixo-bateria bem coesa e entrosada, e misturando tudo isso, temos um sonzeira bem empolgante e digna de aplausos.
Gravado no show de comemoração de 20 anos da banda, em 12/11/11, na cidade de Canoas, podemos sentir a empolgação da banda e do público, e tudo isso foi preparado com muita competência e carinho por Sebastian Carsin nos Studios Hurricane, em Porto Alegre, que abrilhantou o som ao vivo sem descaracterizá-lo. Ponto positivo.
Agora, pondo o CD para rolar, a impressão de 'disco ao vivo de primeira' nos assalta logo, pois o repertório do grupo, varrendo toda sua carreira, é ótimo, logo, temos algumas pérolas muito aparentes logo nas primeiras ouvidas, como a pogante 'Sai da Minha Frente', forte e bem balanceada, com ótimos riffs ganchudos e bateria bem variada; 'Não Quero Isso pra Mim', um pouquinho mais melodiosa, com boas vocalizações 'muirianas'; a esporrenta e total NYHC 'CxFxCx', onde vemos a bateria se sobressair bastante por conta das boas conduções nos bumbos duplos e o baixo segurando a base com bastante competência; o hino 'Ninguém Te controla'; a um pouco mais acessível 'Jamais Vou Poder Esquecer', com a presença de backing vocals raçudos; a intensa 'Não Desista!'; a empolgante e irônica 'Mickey Mouse'; e a faixa-bônus, uma bela homenagem aos mestres americanos do Crossover, o SUICIDAL TENDENCIES, com um de seus maiores hinos, 'You Can't Bring Me Down', do clássico 'Lights, Camera, Revolution', de 1990. E tudo isso permeado pela simpatia e bom trato para com o público, comportamento que anda em falta na cartilha de muitas bandas atuais.
Um disco ao vivo ótimo, presente de uma banda de veteranos aos fãs antigos e novos. E que belo presente!
20 Anos Ao Vivo - CxFxCx
(2012 - Independente - Nacional)
Tracklist:
01. Sai da Minha Frente
02. Não Quero Isso pra Mim
03. CxFxCx
04. Intro/Ninguém Te controla
05. Jamais Vou Poder Esquecer
06. Não Desista!
07. Memento
08. Homem Velho
09. Saw the Justice
10. Mickey Mouse
11. 15 Min. Para Se Arrepender
12. Faixa bônus ('You Can't Bring Me Down')
Formação:
Renato - Vocal
Felipe 'JR' - Guitarra
Gabas - Baixo
Joka - Guitarra
Dênis - Bateria
Contatos:
https://www.facebook.com/pages/CxFxCx/140484686008995
http://soundcloud.com/cxfxcx
http://www.myspace.com/bandacfc
http://www.fotolog.com/cxfxcx
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
70000Tons of Metal anuncia abertura das vendas ao público e primeiras 30 atrações da edição de
Scorpions suspende atividades de 2026 devido a "circunstâncias imprevistas"
Sepultura fará show sem "Roots", "Arise" e "Ratamahatta" no Rock in Rio
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
O álbum do Van Halen que Eddie achava ter sido lançado na hora errada
João Nogueira (Mastodon): "Não acho o Metallica mais legal que o Iron Maiden"
Assista trailer de "No One's Disciple", documentário sobre vida e obra de Neil Peart (Rush)
Roger revela as duplas sertanejas que recusaram gravar com o Ultraje a Rigor
A banda de metal com quem Ian Anderson toparia tocar sem cobrar um centavo
O álbum do Angra que Edu Falaschi menos ouve, segundo o próprio
Cabo Wabo, bar de Sammy Hagar, é atingido por tempestade tropical
Por que Iron Maiden nunca usa camisa de outra banda, segundo Regis Tadeu
O Rolling Stone que quase estragou uma das maiores gravações de Jimi Hendrix
O último álbum "realmente ótimo" do Black Sabbath, de acordo com Ozzy Osbourne
O álbum do Pink Floyd que só é clássico no Brasil, segundo Regis Tadeu
"Como esse sistema podre ainda existe, não faço ideia", diz Bruce sobre streaming

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



