CxFxCx: fortes doses de agressividade e certos toques HC
Resenha - 20 Anos ao Vivo - CxFxCx
Por Marcos Garcia
Postado em 03 de dezembro de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Não é de hoje que os discos ao vivo impressionam os fãs de Metal, que buscam a energia e intensidade de uma apresentação ao vivo, o que é um trabalho meio complicado, desde a época em que os discos tinham poucos ou nenhum overdub feito. Há discos que são clássicos, e outros são decepções, e os exemplos estão por aí.
Mas o CXFXCX, de Canoas (RS), banda veterana e bem calejada da cena Crossover/Thrash nacional, mostra como um disco ao vivo deve realmente soar em '20 Anos ao Vivo', seu CD comemorativo há duas décadas de muita luta.
A banda, para quem ainda não conhece, faz um som compacto e firme, com fortes doses de agressividade e certos toques do HC novaiorquino, ou seja, há momentos com nuances mais melodiosas e alguma coisinha de groove e Rapcore. Resumindo: vocais fortes, soando intensos sempre, riffs e solos de guitarra empolgantes e pesados, cozinha baixo-bateria bem coesa e entrosada, e misturando tudo isso, temos um sonzeira bem empolgante e digna de aplausos.
Gravado no show de comemoração de 20 anos da banda, em 12/11/11, na cidade de Canoas, podemos sentir a empolgação da banda e do público, e tudo isso foi preparado com muita competência e carinho por Sebastian Carsin nos Studios Hurricane, em Porto Alegre, que abrilhantou o som ao vivo sem descaracterizá-lo. Ponto positivo.
Agora, pondo o CD para rolar, a impressão de 'disco ao vivo de primeira' nos assalta logo, pois o repertório do grupo, varrendo toda sua carreira, é ótimo, logo, temos algumas pérolas muito aparentes logo nas primeiras ouvidas, como a pogante 'Sai da Minha Frente', forte e bem balanceada, com ótimos riffs ganchudos e bateria bem variada; 'Não Quero Isso pra Mim', um pouquinho mais melodiosa, com boas vocalizações 'muirianas'; a esporrenta e total NYHC 'CxFxCx', onde vemos a bateria se sobressair bastante por conta das boas conduções nos bumbos duplos e o baixo segurando a base com bastante competência; o hino 'Ninguém Te controla'; a um pouco mais acessível 'Jamais Vou Poder Esquecer', com a presença de backing vocals raçudos; a intensa 'Não Desista!'; a empolgante e irônica 'Mickey Mouse'; e a faixa-bônus, uma bela homenagem aos mestres americanos do Crossover, o SUICIDAL TENDENCIES, com um de seus maiores hinos, 'You Can't Bring Me Down', do clássico 'Lights, Camera, Revolution', de 1990. E tudo isso permeado pela simpatia e bom trato para com o público, comportamento que anda em falta na cartilha de muitas bandas atuais.
Um disco ao vivo ótimo, presente de uma banda de veteranos aos fãs antigos e novos. E que belo presente!
20 Anos Ao Vivo - CxFxCx
(2012 - Independente - Nacional)
Tracklist:
01. Sai da Minha Frente
02. Não Quero Isso pra Mim
03. CxFxCx
04. Intro/Ninguém Te controla
05. Jamais Vou Poder Esquecer
06. Não Desista!
07. Memento
08. Homem Velho
09. Saw the Justice
10. Mickey Mouse
11. 15 Min. Para Se Arrepender
12. Faixa bônus ('You Can't Bring Me Down')
Formação:
Renato - Vocal
Felipe 'JR' - Guitarra
Gabas - Baixo
Joka - Guitarra
Dênis - Bateria
Contatos:
https://www.facebook.com/pages/CxFxCx/140484686008995
http://soundcloud.com/cxfxcx
http://www.myspace.com/bandacfc
http://www.fotolog.com/cxfxcx
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Steve Morse admite ter ficado magoado com o Deep Purple
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
Rafael Bittencourt explica por que Angra não se mudou do Brasil no auge da carreira
A inusitada homenagem de Dave Grohl ao Korn que fez banda reagir nas redes
Kiko Loureiro começou a pensar em sair do Megadeth quando marcou viagem para o Brasil
Eloy compartilha história contada por Shawn sobre a influência do Sepultura no Slipknot
Como estão os atores da "Vagabanda" de Malhação hoje em dia?

Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
Charlie Brown Jr.: uma experiência triste e depressiva



