CxFxCx: fortes doses de agressividade e certos toques HC
Resenha - 20 Anos ao Vivo - CxFxCx
Por Marcos Garcia
Postado em 03 de dezembro de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Não é de hoje que os discos ao vivo impressionam os fãs de Metal, que buscam a energia e intensidade de uma apresentação ao vivo, o que é um trabalho meio complicado, desde a época em que os discos tinham poucos ou nenhum overdub feito. Há discos que são clássicos, e outros são decepções, e os exemplos estão por aí.
Mas o CXFXCX, de Canoas (RS), banda veterana e bem calejada da cena Crossover/Thrash nacional, mostra como um disco ao vivo deve realmente soar em '20 Anos ao Vivo', seu CD comemorativo há duas décadas de muita luta.
A banda, para quem ainda não conhece, faz um som compacto e firme, com fortes doses de agressividade e certos toques do HC novaiorquino, ou seja, há momentos com nuances mais melodiosas e alguma coisinha de groove e Rapcore. Resumindo: vocais fortes, soando intensos sempre, riffs e solos de guitarra empolgantes e pesados, cozinha baixo-bateria bem coesa e entrosada, e misturando tudo isso, temos um sonzeira bem empolgante e digna de aplausos.
Gravado no show de comemoração de 20 anos da banda, em 12/11/11, na cidade de Canoas, podemos sentir a empolgação da banda e do público, e tudo isso foi preparado com muita competência e carinho por Sebastian Carsin nos Studios Hurricane, em Porto Alegre, que abrilhantou o som ao vivo sem descaracterizá-lo. Ponto positivo.
Agora, pondo o CD para rolar, a impressão de 'disco ao vivo de primeira' nos assalta logo, pois o repertório do grupo, varrendo toda sua carreira, é ótimo, logo, temos algumas pérolas muito aparentes logo nas primeiras ouvidas, como a pogante 'Sai da Minha Frente', forte e bem balanceada, com ótimos riffs ganchudos e bateria bem variada; 'Não Quero Isso pra Mim', um pouquinho mais melodiosa, com boas vocalizações 'muirianas'; a esporrenta e total NYHC 'CxFxCx', onde vemos a bateria se sobressair bastante por conta das boas conduções nos bumbos duplos e o baixo segurando a base com bastante competência; o hino 'Ninguém Te controla'; a um pouco mais acessível 'Jamais Vou Poder Esquecer', com a presença de backing vocals raçudos; a intensa 'Não Desista!'; a empolgante e irônica 'Mickey Mouse'; e a faixa-bônus, uma bela homenagem aos mestres americanos do Crossover, o SUICIDAL TENDENCIES, com um de seus maiores hinos, 'You Can't Bring Me Down', do clássico 'Lights, Camera, Revolution', de 1990. E tudo isso permeado pela simpatia e bom trato para com o público, comportamento que anda em falta na cartilha de muitas bandas atuais.
Um disco ao vivo ótimo, presente de uma banda de veteranos aos fãs antigos e novos. E que belo presente!
20 Anos Ao Vivo - CxFxCx
(2012 - Independente - Nacional)
Tracklist:
01. Sai da Minha Frente
02. Não Quero Isso pra Mim
03. CxFxCx
04. Intro/Ninguém Te controla
05. Jamais Vou Poder Esquecer
06. Não Desista!
07. Memento
08. Homem Velho
09. Saw the Justice
10. Mickey Mouse
11. 15 Min. Para Se Arrepender
12. Faixa bônus ('You Can't Bring Me Down')
Formação:
Renato - Vocal
Felipe 'JR' - Guitarra
Gabas - Baixo
Joka - Guitarra
Dênis - Bateria
Contatos:
https://www.facebook.com/pages/CxFxCx/140484686008995
http://soundcloud.com/cxfxcx
http://www.myspace.com/bandacfc
http://www.fotolog.com/cxfxcx
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
Os 10 melhores discos do Kiss, em lista do Classic Rock History
O clássico do Led Zeppelin que deve seu sucesso a "Stairway to Heaven"
"Ed Sheeran não é uma vítima", diz Tom Morello sobre recente polêmica
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
Nicko McBrain relembra o dia em que ficou alucinado e confundiu ônibus com elefante
O guitarrista extraordinário que Alex Lifeson admirava, mas cuja banda não o emocionava
O episódio que fez Léo Jaime e Cazuza se afastarem por anos: "Ele me xingava"
Metallica inicia temporada de shows em Las Vegas e volta a tocar "...And Justice for All"
A música solo que Gilmour se arrependeu de escrever por causa do Pink Floyd
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
Dave Grohl toca "Highway to Hell" com o AC/DC em Nova Jersey
O disco solo que Roger Waters coloca no mesmo nível dos maiores clássicos do Pink Floyd
Roger Waters e filho criam o Legacy, projeto que celebra a obra do Pink Floyd
O megahit da Jovem Guarda que Roberto Carlos só aprovou após artimanha do produtor
Túmulos: alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUA
A técnica de arte marcial usada por Regis Tadeu para se proteger no caso do fã de Manowar
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Carach Angren - O horror dentro da caixa em "Dance and Laugh Amongst the Rotten"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



