Kiss: Não tão leve, mas também não tão pesado.
Resenha - Rock and Roll Over - Kiss
Por Lucas Caldeira
Postado em 14 de novembro de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em 1976, o KISS lançava 'Rock and Roll Over', o quinto álbum de estúdio da banda que é considerado por muitos e para muitos um dos melhores de toda a carreira.
Gravado em setembro de 1976 e lançado em 11 de novembro de 1976, 'Rock and Roll Over' não tinha como missão fácil suceder o clássico 'Destroyer', que se tornou um item obrigatório em toda prateleira de um apreciador de uma boa música. No entanto, a sonoridade de 'Rock and Roll Over' não era de tamanha igualdade e desfocou das músicas que acabam se tornando populares, como por exemplo: "Detroit Rock City", "Rock and Roll All Nite", "Beth" e por aí segue.
A capa do disco foi desenhada pelo artista Michel Doret, que também fez um trabalho no "Sonic Boom", lançado em 2009.
Pelas divergências na sonoridade, que não são tão agudas assim, o KISS mostra em seu quinto lançamento que a característica própria de sonoridade estava formada, mas que nos remete a essência presente nos primeiros lançamentos da banda devido à volta de Eddie Kramer na produção (que já havia trabalhado com o grupo em 'Alive1').
É interessante salientar que a gravação da bateria foi feita dentro de um banheiro do Star Theatre para assim "ter um som adequado", segundo Peter Criss.
Com vocais rasgados, o trabalho é aberto com "I Want You", liderada por Paul Stanley, que de "bate-pronto" nos apresenta um hard rock básico e curto que prossegue pelas outras 9 faixas do disco.Classificamos então em: aula de hard rock puro e bom. Não tão leve, mas também não tão pesado.
Pulando algumas faixas temos "Hard Luck Woman", escrita por Paul Stanley para ser produzida por Rod Stewart, que não deu a mínima na época. Visto que Rod não tinha gostado, Peter Criss fez questão de cantá-la e ver no que dava... e o resultado foi que a canção se tornou um dos maiores sucessos do álbum e também uma das maiores canções de sucesso do KISS.
A faixa "Take Me", possui quase o mesmo segmento de "I Want You" - uma verdadeira aula de Hard Rock, porém mais curta, e também não deixando de lado o foco, que era amor e sexo.
Falando de sexo, "Makin' Love" fecha o disco dando uma previsão do que a banda traria no próximo álbum: mais sexo.
Como foi citado mais de uma vez no texto, 'Rock And Roll Over', gravado no auge da carreira do KISS, é definitivamente uma aula de Hard Rock e um clássico; com letras que falam de sexo e amor. Forte candidato a melhor álbum do grupo. Quem curte boa música não pode deixar de ouvir.
Formação:
Gene Simmons: baixo, backing vocal e voz
Paul Stanley: guitarra rítmica, backing vocal e voz
Peter Criss: bateria, backing vocal e voz
Ace Frehley: guitarra solo
Track-list:
01. I Want You
02. Take Me
03. Calling Dr. Love
04. Ladies Room
05. Baby Driver
06. Love 'Em And Leave 'Em
07. Mr. Speed
08. See You in Your Dreams
09. Hard Luck Woman
10. Makin' Love
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
A importante lição que Steve Harris, do Iron Maiden, aprendeu com o Genesis
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
Isa Roddy, ex-vocalista do Dogma, ressignifica balada do Black Sabbath
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
A conversa franca de Bruce Dickinson com Rod Smallwood antes do teste para o Iron Maiden
As bandas de heavy metal favoritas de Rob Halford; "o som deles me abalou até o fundo"
Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
Como o tempo provou que o desapego do Lynyrd Skynyrd fazia todo o sentido
O guitarrista que Jack Black chama de "gênio"; "Ele inventou mais riffs do que qualquer um"

Peter Criss não escreveu "Beth" e bateria não é instrumento musical, diz Gene Simmons
Você provavelmente nunca os ouviu - mas esses guitarristas dos anos 1980 eram absurdos
31 discos de rock e heavy metal que completam 50 anos em 2026
Quando Kiss e Queen decepcionaram, mas o AC/DC salvou a lavoura
A banda de hard rock que irritava Tony Iommi, mas que vendeu mais que o Black Sabbath
Peter Criss lamenta não ter feito álbum com Ace Frehley fora do Kiss
Daron Malakian (System of a Down) revela medo que tinha do Kiss na infância
175 figuras ligadas ao rock/metal que morreram em 2025
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
Gene Simmons diz que Kiss não teria existido sem Ace Frehley e Peter Criss
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo


