Kiss: Em 1976, Rock and Roll Over, a essência da banda
Resenha - Rock and Roll Over - Kiss
Por Igor Miranda
Postado em 16 de novembro de 2016
Em 11 de novembro de 1976, o Kiss colocava, no mercado, um de seus grandes clássicos. Muito além disso: é um dos álbuns que resumem a essência da formação que consagrou o grupo, formada por Paul Stanley, Gene Simmons, Ace Frehley e Peter Criss.
Um ano antes, o Kiss finalimente saía da miséria, graças a "Alive!". Impulsionados pelo hit "Rock And Roll All Nite", o grupo começou a despontar. "Destroyer", feito no início de 1976, consolidou o quarteto como referência. O projeto se expandia.
Mas "Destroyer" rachou a banda de uma forma que não possibilitava recuperação. A diferença entre os objetivos da dupla Paul Stanley/Gene Simmons e os problemas com Ace Frehley e Peter Criss, seja com tóxicos, seja com a falta de ambição, se tornaram nítidos enquanto registravam o disco ao lado de Bob Ezrin.
"Rock And Roll Over" foi a forma que o Kiss encontrou para amenizar os próprios ânimos. Para isso, fizeram um disco menos planejado e gravado quase todo ao vivo, diferente de "Destroyer".
Menos aventureiro, "Rock And Roll Over" é o disco que melhor resume o que o Kiss fazia ao vivo - fora, evidentemente, os live albums. Músicas curtas (a mais longa tem 3min47seg), em formação guitarra-baixo-bateria, refrões fortes, riffs aparecidos e versatilidade vocal - Paul Stanley e Gene Simmons cantam quatro faixas cada e Peter Criss assume o microfone de outras duas por aqui.
Em "Rock And Roll Over", há de se destacar, também, que as particularidades começavam a tomar forma. Não há nenhuma canção feita pela dupla dinâmica Paul Stanley e Gene Simmons - apenas separados. Ace Frehley não contribuiu com nenhuma composição, e Peter Criss só colaborou com "Baby Driver", feita em parceria com o ex-companheiro de Lips e Chelsea, Stan Penridge.
O sucesso, inevitável, bateu novamente na porta dos quatro mascarados. Aliás, foi ainda maior: "Rock And Roll Over" foi o primeiro trabalho do Kiss a conquistar disco duplo de platina nos Estados Unidos, por duas milhões de cópias vendidas.
Particularmente, entre as minhas prediletas, estão a cativante "Mr. Speed", a roqueira "Ladies' Room" e a balada semi-country "Hard Luck Woman", composta por Paul e cantada por Peter após Rod Stewart, o alvo da composição, ter rejeitado gravá-la em sua carreira solo. Mas todo o disco é impecável.
Infelizmente, a formação original do Kiss nunca mais voltou a esse padrão de qualidade. "Love Gun" tem boas músicas, mas não é inteiro bom. E, depois dele, o quarteto nunca mais gravou um disco completo na íntegra. Uma pena.
Paul Stanley (vocal, guitarra)
Gene Simmons (vocal, baixo)
Ace Frehley (guitarra)
Peter Criss (vocal, bateria)
01. I Want You
02. Take Me
03. Calling Dr. Love
04. Ladies Room
05. Baby Driver
06. Love 'em and Leave 'em
07. Mr. Speed
08. See You in Your Dreams
09. Hard Luck Woman
10. Makin' Love
Comente: Qual a sua opinião sobre este clássico?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Metallica volta a tocar música que estava fora dos seus shows desde 2008
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
Charlie Benante fica de fora de mais um show do Anthrax
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
Álbum do Sepultura é citado como um dos melhores discos do thrash metal em lista da Kerrang!
A banda de rock nacional dos anos 1980 que Lobão comparou com o Palhaço Carequinha
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
Fernanda Lira revela que irmã é jogadora profissional de futebol e já foi pra Seleção
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
A música de 1968 dos Beatles que é a pior de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
O erro que James Hetfield admite ter cometido com Jason Newsted no Metallica
Os 10 melhores discos do thrash metal, de acordo com a Kerrang!
O guitarrista brasileiro que compôs frevo inspirado em Yngwie Malmsteen
A música solo que Gilmour se arrependeu de escrever por causa do Pink Floyd
Os 10 melhores discos do Kiss, em lista do Classic Rock History
Ex-Kiss, guitarrista Bruce Kulick prepara novo álbum solo
O guitarrista que se tornou fã do Kiss após abrir turnê da banda
Eddie Kramer contou o que o Kiss negou por anos sobre o disco ao vivo "Alive!"
A banda clássica que Pete Townshend descartou como uma "paródia do rock"
Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
Os dois piores álbuns da discografia do Kiss segundo seu vocalista Paul Stanley
A relação entre Gene Simmons e um ídolo que começou com uma condenação ao inferno
Quando Peter Criss percebeu que o Kiss estava deixando de ser uma banda de rock
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível


