Threshold: repleto de peso e passagens intrincadas
Resenha - March of Progress - Threshold
Por Junior Frascá
Postado em 02 de novembro de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Cinco anos se passaram desde o lançamento do disco anterior do THRESHOLD, "Dead Reckoning". Nesse período, a banda passou por muita turbulência, inclusive com a morte do então ex-vocalista Andrew "Mac" (que já havia deixado a banda), e, portanto, "March of Progress" pode ser visto como um recomeço para o grupo inglês, inclusive pelo retorno do vocalista Damian Wilson.
Mas uma coisa fica clara logo na primeira audição do novo álbum (o nono a discografia da banda): quase nada mudou. Os caras continuam investindo pesado no metal progressivo, repleto de peso e passagens intrincadas, mas sempre prezando pela musicalidade, sem os famosos excessos de virtuosismos que estamos acostumados a escutar por ai.
A adição do guitarrista Pete Morten também fez bem ao conjunto, pois o cara toca muito bem, e conseguiu aliar perfeitamente seu estilo ao de Karl Groom, criando ótimas melodias e riffs memoráveis. Alias, aquele toque de AOR ainda está presente em vários momentos mais climáticos do disco, e fazem toda a diferença ao longo da audição do material, que não soa nada cansativo.
Já Damian Wilson, continua cantando muito bem, em especial nos momentos mais calmos, em que sua voz se sobressai.
No geral, o disco não é tão pesado como outros do sexteto, trazendo mais momentos melancólicos e viajados, mas faixas como "Ashes", "Staring at the Sun", "Colophon" e "Don´t Look Down" esbanjam bom gosto e talento, e são os principais destaques de "March of Progress". Merece menção também o aspecto lírico das músicas, repletos de melancolia e obscuridade.
Não chega a ser o melhor disco da banda (que, para mim, ainda continuam a ser "Hypothetical" e "Subsurface"), mas é um trabalho muito bom, e que não decepcionará nenhum dos fãs do grupo. Pode conferir sem medo.
March of Progress – Threshold
(2012- Nuclear Blast - Importado)
1. Ashes
2. Return of the Thought Police
3. Staring at the Sun
4. Liberty, Complacency, Dependency
5. Colophon
6. The Hours
7. That s Why we Came
8. Don t Look Down
9. Coda
10. The Rubicon
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson alcançou a nota mais alta da carreira
RPM - O Legado lança o álbum duplo "Visceral" com participações de nomes do rock brasileiro
Rhapsody Of Fire e Masterplan anunciam turnê pela América do Sul com dois shows no Brasil
O cantor que Robert Plant definiu como único, eterno e maravilhoso
A pior música do Slipknot, segundo o Loudwire
A banda que o Metallica praticamente destruiu em uma turnê pelos EUA
5 coisas que todo fã do Iron Maiden precisa ficar explicando toda hora
O disco que David Gilmour afirma servir como introdução ao Pink Floyd
O guitarrista que Paul Stanley colocou entre as melhores "mãos direitas" da música
Uma das melhores canções do Rush para Neil Peart; "Estávamos aprendendo a ser concisos"
Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
A música que Phil Collins ouviu depois e não acreditou que conseguira tocar
Floor Jansen salvou a carreira do Nightwish, segundo Tuomas Holopainen
O melhor solo da história do thrash metal, segundo guitarrista do Machine Head
5 clássicos do rock vítimas do próprio sucesso, segundo a Far Out Magazine
O megahit dos Beatles que Paul McCartney compôs para consolar filho de John Lennon
Bill Wyman comenta sua saída (e recusa de retorno) do Rolling Stones
O triste significado de "Adam's Song", um dos maiores clássicos do Blink-182



O cantor de prog metal que foi cotado para substituir Bruce Dickinson no Iron Maiden em 1993



