Matérias Mais Lidas

Angra: Ex-integrantes foram convidados para turnê dos 20 anos de RebirthAngra
Ex-integrantes foram convidados para turnê dos 20 anos de "Rebirth"

AC/DC: Cliff Williams explica por que faz linhas de baixo tão simplesAC/DC
Cliff Williams explica por que faz linhas de baixo tão simples

Guns N' Roses: por que Izzy Stradlin saiu da banda, segundo Gilby ClarkeGuns N' Roses
Por que Izzy Stradlin saiu da banda, segundo Gilby Clarke

Brian May: ele venceu eleição de melhor, mas acha que não mereciaBrian May
Ele venceu eleição de melhor, mas acha que não merecia

Ian Paice: Ritchie Blackmore apresentou pra ele o maior guitarrista de todos os temposIan Paice
Ritchie Blackmore apresentou pra ele o maior guitarrista de todos os tempos

Loudwire: O melhor álbum de thrash metal de cada ano desde 1983Loudwire
O melhor álbum de thrash metal de cada ano desde 1983

Steve Hackett: ele diz que compositor do século 19 inventou o heavy metalSteve Hackett
Ele diz que compositor do século 19 inventou o heavy metal

Nervosa: Entrar para a banda foi a realização de um sonho, diz Diva SatanicaNervosa
"Entrar para a banda foi a realização de um sonho", diz Diva Satanica

uDiscover Music: Os 30 maiores cantores de rock progressivouDiscover Music
Os 30 maiores cantores de rock progressivo

Mike Terrana: Malmsteen foi uma das piores pessoas que conheci!Mike Terrana
"Malmsteen foi uma das piores pessoas que conheci!"

Faith No More: ex- guitarrista diz que clima na banda nos anos 1990 não era dos melhoresFaith No More
Ex- guitarrista diz que clima na banda nos anos 1990 não era dos melhores

Johnny Depp: a banda que poderia ter desbancado o GunsJohnny Depp
A banda que poderia ter desbancado o Guns

Supla: Papai é petista, mamãe é golpista e eu sou anarquista!Supla
"Papai é petista, mamãe é golpista e eu sou anarquista!"

Anthrax: Charlie Benante posta foto inédita ao lado de Joey Ramone e Scott IanAnthrax
Charlie Benante posta foto inédita ao lado de Joey Ramone e Scott Ian

Vocalistas: 12 velhinhos que ainda mandam muito bem ao vivoVocalistas
12 "velhinhos" que ainda mandam muito bem ao vivo


Matérias Recomendadas

Fãs de Rock e Metal: 15 verdades que eles sempre temeramFãs de Rock e Metal
15 verdades que eles sempre temeram

As regras do Thrash Metal
As regras do Thrash Metal

Versões originais: 10 músicas que foram tomadas emprestadasVersões originais
10 músicas que foram "tomadas" emprestadas

Lemmy: sob investigação, em 2008, por exibir insígnia nazistaLemmy
Sob investigação, em 2008, por exibir insígnia nazista

Fãs de Rock: você conhece o estilo de se vestir de cada umFãs de Rock
Você conhece o estilo de se vestir de cada um

Tunecore
Dead Daisies

Soulspell: Análise do terceiro ato da metal opera

Resenha - Hollow's Gathering - Soulspell

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Lucas Steinmetz Moita, Fonte: Contato Oficial
Enviar Correções  

publicidade

8


No dia 19 de outubro será lançado o terceiro ato da metal opera SOULSPELL, do baterista Heleno Vale. Intitulado "Hollow’s Gathering", o álbum conta com mais participações internacionais, como Blaze Bayley (ex-IRON MAIDEN), Amanda Somerville (AVANTASIA) e Tim "Ripper" Owens (ex-JUDAS PRIEST).

O time de peso encorpa a trama, mas essa resenha vai se prender à musicalidade do CD. Fui escolhido por Heleno para ser o escritor dos livros do Soulspell (queira Deus que isto aconteça o quanto antes, mas é um processo demorado), portanto vou me afastar da trama para ser o mais objetivo possível. O que posso adiantar desde já é um agradecimento especial ao criador do Soulspell Metal Opera pela confiança e escolha em me pedir para fazer esta pré-resenha.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mesmo sem aprofundar muito na saga, quem é amante de situações fantásticas e criaturas maravilhosas terá um prato cheio desta vez. Para quem interessa-se apenas pelas canções, "Hollow’s Gathering" é um álbum muito bom, mas que não supera seu antecessor "The Labyrinth Of Truths". Pelo menos não a primeiro momento... Este é um típico álbum do qual você deve ser paciente e se acostumar com ele, pois existem ritmos, andamentos e ambientes muito oscilantes ao seu decorrer. E aí vai uma análise faixa-a-faixa.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

1. Hollow’s Gathering

Vocalistas: Lígia Ishitani, Carlos Zema (ex-OUTWORLD), Victor Emeka, Daísa Munhoz (VANDROYA), Leandro Caçoilo (ex-ETERNA), Jefferson Albert, Mário Pastore (PASTORE), Iuri Sanson (HIBRIA).

Uma das canções mais frenéticas do disco reúne uma grande quantidade de personagens. O CD abre com a inovação da vocalista Lígia Ishitani, trazendo pela primeira vez na saga de Soulspell uma voz lírica. O que parece ser uma balada torna-se pancadaria antes do primeiro minuto. Já nessa canção, é revelada a voz destaque do álbum... Daísa Munhoz não pode ser chamada de nada menos do que uma RAINHA neste trabalho. Se destacando de todos os outros cantores, mostra que temos no Brasil músicos muito competentes e que superam sim alguns dinossauros consagrados lá fora. Aliás, o grande triunfo deste disco é colocar músicos internacionais e nacionais em uma equivalência clara... Em um período onde este tema vive conseguindo espaço de destaque na prateleira, Heleno conseguiu deixar óbvio que a prateleira brazuca tem produtos valiosos e caríssimos! Um deles é Iuri Sanson, dono de voz marcante e que impressiona pelos agudos, já consagrados no HIBRIA.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

2. A Rescue Into The Storm

Vocalistas: Lucas Martins, Daísa Munhos (VANDROYA), Nando Fernandes (ex-HANGAR), Jefferson Albert.

A segunda faixa é uma das que menos me agrada. Existe um refrão que passa sua mensagem e marca a identidade da canção. Ótimos agudos de Nando e uma temática um tanto quanto confusa que casou bem com o solo do guitarrista Rodolfo Pagotto (também da banda VANDROYA). Contudo, é uma boa música.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

3. To Crawl Or to Fly

Vocalistas: Daísa Munhoz (VANDROYA), Matt Smith (THEOCRACY), Amanda Somerville (AVANTASIA), Manuela Saggioro.

É neste momento que você talvez sinta os primeiros arrepios ao escutar o disco pela primeira vez. Mulheres quase predominam todos os vocais, e a participação de Matt justifica porque ele foi colocado ao lado de beldades tão competentes. Aqui também é onde aparece um dos grandes momentos aguardados: a participação de Amanda Somerville. Não é necessário dizer que ela está ótima, como sempre foi. Mas as escolhas de Heleno foram muito felizes... As vozes femininas possuem propriedades totalmente diferentes e, quando reunidas, suprem as necessidades umas das outras. E existe um dueto entre Daísa e Amanda onde, mais uma vez enaltecendo a vocalista do Vandroya, Daísa mostra que nosso país está pronto para competir com ‘os grandes’ lá fora.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

4. Anymore

Vocalistas: Daísa Munhoz (VANDROYA), Manuela Saggioro.

A parceria de Daísa e Manuela na música já vem de longa data e é um grande privilégio para todos que tem oportunidade de presenciar. O entrosamento das duas é tão grande que esta foi, provavelmente, a faixa mais fácil de gravar. E nesta música eu me sinto muito agradecido pela produção do álbum, pois finalmente Manuela Saggioro recebeu o devido espaço para mostrar seu talento – que tem de sobra! – cantando parte predominante. Senti falta disto no disco anterior, onde a vocalista (e guitarrista) recebeu apenas algumas frases na música de encerramento "A Secret Compartment".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

5. Adrian’s Call

Vocalistas: Leandro Caçoilo (ex-ETERNA), Daísa Munhoz (VANDROYA), Gui Antonioli (TIERRAMYSTICA), Victor Emeka, Mário Pastore (PASTORE).

Faixa dinâmica e que se nota mais claramente os teclados de Gabriel Magioni trabalhando em parceria com a guitarra de Cleiton Carvalho. Nesta música há uma breve participação de Gui Antonioli, que fez um trabalho de extrema competência no álbum anterior. Há breve participação também de Mário Pastore – um dos principais cantores/personagens do segundo disco –, adicionando mais um forte e singular timbre para enriquecer a canção.

6. Change The Tide

Vocalistas: Daísa Munhoz (VANDROYA), Mike Vescera (ex-YNGWIE MALMSTEEN).

Provavelmente a mais rápida do disco, mais um dueto que dá a Daísa o dever de fazer bonito para quem está olhando de fora. E mais uma vez, missão cumprida com excelência. O refrão cantado pela vocalista é sustentado pelas estrofes de Mike Vescera, que tem participação modesta mas, porra, é o Mike Vescera! E mais uma ótima demonstração de teclado de Gabriel Magioni, desta vez com o guitarrista Marco Lambert. Uma coisa notável em "Hollow’s Gathering" é a aposta em solos. A impressão que dá é que Heleno tirou um pouco o foco apenas dos vocalistas e dos personagens e deu também aos outros músicos espaço para mostrar mais do que sabem.

7. Echoes From Hell

Vocalistas: Nando Fernandes (ex-HANGAR)

Quando tiver de escolher um cantor para interpretar um demônio que seja o príncipe do inferno, não tenha dúvidas de que a escolha perfeita é Nando Fernandes. Para quem não curte filmes de terror, ouça esta faixa por sua própria conta e risco. Se você não conseguir dormir à noite, a culpa não é minha... Eu avisei...

8. The Keeper’s Game

Vocalistas: Blaze Bayley (ex-IRON MAIDEN), Pedro Campos, Tito Falaschi, Daísa Munhoz (VANDROYA).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mais um gigante entra na arena. Com voz autoritária, impiedosa e cheia de poder, Blaze traz muito da autenticidade de seus trabalhos solos. Pedro Campos, embora pouco conhecido, não fica para trás e mostra porque foi o campeão do concurso Soulspell, sendo totalmente merecedor da vaga no disco (e ao lado de um ex-Iron Maiden). Sem contar a participação sempre brilhante de Tito Falaschi que, com todo o respeito do mundo, demonstrou mais uma vez que é a pessoa mais talentosa de sua família...

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

9. The Dead Tree

Vocalistas: Tito Falaschi, Tim "Ripper" Owens (ex-JUDAS PRIEST), Pedro Campos, Daísa Munhoz (VANDROYA).

E quando você acha que, para Pedro Campos, foi um prêmio incrível cantar em uma faixa de Blaze Bayley, na faixa seguinte você o ouve cantando com ninguém menos que Tim "Ripper" Owens! Ele é ‘apenas’ um dos vocalistas de metal mais respeitados do mundo. Aí já se pode esperar o mesmo de sempre... Agudos que fazem sua cabeça explodir. Mas, quando é exigido o dueto, Pedro não faz feio e mantém-se na balança junto com o mestre Owens. Juro que dá orgulho de ouvir o rapaz.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

10. Whispers Inside You

Vocalistas: Amanda Somerville (AVANTASIA), Michel Souza.

Um último dueto, fechando o disco. Qualquer homem que ouvir esta última canção e não sentir vontade de pedir Amanda em casamento, talvez (eu disse talvez!) haja algo errado com você... Michel é ótimo também, mas foi nesta canção (de um álbum brasileiro, quem diria) que eu entendi porque ela é tão requisitada em tantas participações especiais. Não conseguiria imaginar forma melhor de encerrar um trabalho.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Fora tudo isso, ainda há a trama, que continua com anjos, demônios, vampiros, infernos, dragões, deuses, aventuras, e ainda adiciona cavaleiros, sereias e muito mais. Para quem acompanha a fábula contada nos dois primeiros álbuns, adquirir a terceira parte torna-se obrigação. Dia 19 está chegando, mas a pré-venda já está em andamento no site www.soulspell.com.


Outras resenhas de Hollow's Gathering - Soulspell

Soulspell: Metal-Ópera com alma brasileira

Soulspell: Solidificando a Metal Opera no Brasil

Soulspell: equilíbrio entre o peso do metal e o tema épico


Stamp
Como consegui viver de Rock e Heavy Metal
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Beldades: 10 motivos para você gostar ainda mais de Rock/MetalBeldades
10 motivos para você gostar ainda mais de Rock/Metal


Capas de álbuns: 30 das piores artes da históriaCapas de álbuns
30 das piores artes da história

Guns N' Roses: a verdadeira história de Rocket QueenGuns N' Roses
A verdadeira história de "Rocket Queen"


Sobre Lucas Steinmetz Moita

Formado em Jornalismo pela Unisinos, atua em duas áreas bastante bipolares: música pesada e teologia. Proprietário do site CristianismoHardcore.com.br, atuou durante 5 anos com o Programa MoitaRock, entrevistando diversos artistas nacionais e internacionais (como Andre Matos, Angra, Sebastian Bach e Blind Guardian). O Programa MoitaRock foi extinto, mas o trabalho com vídeo e entrevistas continua em HeavyTalk.com.br, ao qual também administra.

Mais informações sobre Lucas Steinmetz Moita

Mais matérias de Lucas Steinmetz Moita no Whiplash.Net.