Encéfalo: trabalho pode ser considerado "poderoso"
Resenha - Slave of Pain - Encéfalo
Por Pierre Cortes
Postado em 04 de outubro de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Formado em 2002, o ENCÉFALO é um grupo vindo do Ceará e que aposta em um Thrash Metal bastante vigoroso, forte, rápido e agressivo. Somente em 2008 lançaram "Destruction", a primeira demo, com um total de 5 faixas. Após isso o quarteto começou a se apresentar visando promover o trabalho. E exatos dez anos depois da formação, eles voltam com o primeiro full-length.
Lançado de forma independente, "Slave of Pain" é um trabalho de estreia que pode ser classificado como poderoso. No primeiro momento, ao analisarmos a capa, já conseguimos sacar que o som é extremo, mas ao colocar o CD para rodar temos uma grande surpresa. As composições não somente são rápidas, mas encontramos também técnica e competência num álbum que possui 50 minutos de música brutal.
Não se restringem somente à fórmula do gênero. Encontramos pitadas de Death Metal na sonoridade praticada e, além disso, o que muito me chamou a atenção foram as variações de ritmo. E a cozinha instrumental é perfeitamente sintonizada: riffs bons, solos bem rápidos, batera intensa e forte e o baixão sempre audível. Já o vocal é repleto da fúria que o gênero exige.
Em diversos momentos, o som muito me lembrou do DESTRUCTION da época do "Infernal Overkill", mas sem se tornar uma cópia, até porque senti que há muita personalidade na banda. Confiram as seguintes faixas: " All The Hate In My Soul", com riffs iniciais bem soturnos, bateria veloz e solo muito rápido e competente; o início lento de "Reactions" quase engana, mas a porradaria começa segundos após; "My Own Way" apresenta variações de ritmo, inicia com uma bateria seca e em seu decorrer apresenta uma paradinha bem interessante e original.
Apenas o encarte poderia trazer mais informações sobre a banda e o álbum. Esse cuidado valorizaria ainda mais "Slave of Pain", mas obviamente esse é um detalhe que não tira o brilhantismo do grupo e da sonoridade em si. Álbum grandioso, potente e absolutamente recomendado aos apreciadores do Metal extremo feito com técnica e qualidade.
Banda: Encéfalo
País de Origem: Brasil
Título do álbum: Slave of Pain
Ano: 2012
Estilo: Thrash Metal
Gravadora: Independente
Line-up:
Álex Maramaldo – Vocal/Guitarra
Laílton Sousa – Guitarra
Auguto Filho – Baixo
Rodrigo Falconieri – Bateria
Faixas:
1. Intro
2. All The Hate In My Soul
3. Emptiness Brain
4. Reactions
5. Despair
6. Nightmare
7. Destrocter
8. My Own Way
9. Destruction
10. The Last Gate
11. Slave Of Pain
Sites:
http://www.myspace.com/bandaencefalo
https://www.facebook.com/encefaloband
http://twitter.com/bandaencefalo
http://www.youtube.com/bandaencefalo
http://metalmedia.com.br/encefalo/index.php
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=40549798
Outras resenhas de Slave of Pain - Encéfalo
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Os tipos de canções do Guns N' Roses que Axl afirma terem sido as "mais difíceis" de compor


Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental


