Encéfalo: Metal tradicional, mas visceral e de qualidade
Resenha - Slave of Pain - Encéfalo
Por Christiano K.O.D.A.
Postado em 17 de agosto de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
No ano em que o grupo cearense completa uma década de existência, uma celebração muito justa e em alto nível: a Encéfalo aparece com este disco lotado de Thrash/Death Metal bem tradicional, mas visceral e de primeiríssima.
Dois músicos roubam a cena já no início: o habilidoso baterista Rodrigo Falconieri e o baixista Augusto Filho. O primeiro demonstra criatividade e uma pegada firme, e segura tudo lá atrás. O segundo... bom... dê uma sacada em "All The Hate in My Soul", perto do final, para ouvir um bom trabalho das quatro cordas. Outro exemplo: o comecinho da faixa seguinte – "Emptiness Brain". O cara é bom ou não é?
Mas o elogio, ao longo do álbum, deve ser igualmente compartilhado para todos os integrantes: Lailton Sousa e Álex Maramaldo, também vocalista, comandam as guitarras como mestres. A rifferama é caprichada, assim como os solos.
E o gogó do cantor tem uma potência invejável, diga-se de passagem: consegue ser bastante gutural e obscuro, mas, ao mesmo tempo, inteligível.
As composições são diversificadas, sem deixar de ser extremas (jamais!). Os bons arranjos permitem que o ouvinte escute o play inteirinho – cinquenta minutos – sem perceber o tempo passar. As variações ritmicas deixam as músicas dinâmicas e, portanto, não caem na mesmice.
As passagens velozes existem às toneladas, enquanto as cadenciadas empolgam pelo peso aniquilador das cordas, aliadas aos bumbos duplos de Falconieri.
A gravação deixou uma sonoridade que remete consideravelmente ao velho Thrash/Death. Ficou aquela coisa bem 'old school' do final dos anos 80/começo dos 90. E, para o somzão desses caras, caiu muito bem!
A capa e o encarte também ficaram profissionais, como um grupo de respeito deve apresentar. A Encéfalo lança seu 'debut' com ares de banda grande e faz de "Slave of Pain" um álbum afiadíssimo. Esse é pra headbanger nenhum botar defeito!
Encéfalo – Slave of Pain
Independente – 2012 – Brasil
Tracklist
1. Intro 00:52 instrumental
2. All The Hate in My Soul 06:32
3. Emptiness Brain 03:58
4. Reactions 04:50
5. Despair 03:16
6. Nigthmare 05:27
7. Destrocter 03:28
8. My Own Way 06:10
9. Destruction 03:45
10. The Last Gate 06:12
11. Slave of Pain 05:39
Total: 50:09
Outras resenhas de Slave of Pain - Encéfalo
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco bandas europeias de Heavy Metal que merecem mais atenção no Brasil
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
Regis Tadeu e a banda clássica de hard que faz show ruim: "Melhor capinar lote com colher"
Carcass ironiza estar abaixo de banda tributo em cartaz de festival
Dimmu Borgir confirmado no Liberation Festival em São Paulo
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Os dias em que Anthony Kiedis quase morreu (foram muitos)
Andreas Kisser não compreende a maneira como Eloy Casagrande deixou o Sepultura
A música dos anos noventa que Lars Ulrich levaria até para a vida após a morte
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
A resposta de Dado Villa-Lobos que humanizou Renato Russo, segundo Canal Musicália
A música mais importante que Roger Waters escreveu para "Dark Side of the Moon"
A banda considerada como salvação do rock que Regis Tadeu não aprova
A namorada de Gene Simmons que era mais famosa do que ele; "Ela foi meu primeiro amor"
América do Sul passa a Suécia em lista de 10 melhores discos do death metal melódico


Tarja Turunen: Frisson Noir - o álbum que os fãs sempre quiseram ouvir
Immolation anuncia a rápida e iminente autodestruição da humanidade no ótimo "Descent"
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR



