Encéfalo: Metal tradicional, mas visceral e de qualidade

Resenha - Slave of Pain - Encéfalo

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Christiano K.O.D.A.
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Nota: 8


No ano em que o grupo cearense completa uma década de existência, uma celebração muito justa e em alto nível: a Encéfalo aparece com este disco lotado de Thrash/Death Metal bem tradicional, mas visceral e de primeiríssima.

Músicas ruins: As 100 piores segundo o Aol Radio BlogMetallica: a evolução de James Hetfield ao longo dos anos

Dois músicos roubam a cena já no início: o habilidoso baterista Rodrigo Falconieri e o baixista Augusto Filho. O primeiro demonstra criatividade e uma pegada firme, e segura tudo lá atrás. O segundo... bom... dê uma sacada em "All The Hate in My Soul", perto do final, para ouvir um bom trabalho das quatro cordas. Outro exemplo: o comecinho da faixa seguinte - "Emptiness Brain". O cara é bom ou não é?

Mas o elogio, ao longo do álbum, deve ser igualmente compartilhado para todos os integrantes: Lailton Sousa e Álex Maramaldo, também vocalista, comandam as guitarras como mestres. A rifferama é caprichada, assim como os solos.
E o gogó do cantor tem uma potência invejável, diga-se de passagem: consegue ser bastante gutural e obscuro, mas, ao mesmo tempo, inteligível.

As composições são diversificadas, sem deixar de ser extremas (jamais!). Os bons arranjos permitem que o ouvinte escute o play inteirinho - cinquenta minutos - sem perceber o tempo passar. As variações ritmicas deixam as músicas dinâmicas e, portanto, não caem na mesmice.

As passagens velozes existem às toneladas, enquanto as cadenciadas empolgam pelo peso aniquilador das cordas, aliadas aos bumbos duplos de Falconieri.

A gravação deixou uma sonoridade que remete consideravelmente ao velho Thrash/Death. Ficou aquela coisa bem 'old school' do final dos anos 80/começo dos 90. E, para o somzão desses caras, caiu muito bem!

A capa e o encarte também ficaram profissionais, como um grupo de respeito deve apresentar. A Encéfalo lança seu 'debut' com ares de banda grande e faz de "Slave of Pain" um álbum afiadíssimo. Esse é pra headbanger nenhum botar defeito!

Encéfalo - Slave of Pain
Independente - 2012 - Brasil

http://www.encefalo.com.br

Tracklist
1. Intro 00:52 instrumental
2. All The Hate in My Soul 06:32
3. Emptiness Brain 03:58
4. Reactions 04:50
5. Despair 03:16
6. Nigthmare 05:27
7. Destrocter 03:28
8. My Own Way 06:10
9. Destruction 03:45
10. The Last Gate 06:12
11. Slave of Pain 05:39
Total: 50:09


Outras resenhas de Slave of Pain - Encéfalo

Encéfalo: Evitando a esterilidade de uma simples fórmulaEncéfalo: trabalho pode ser considerado "poderoso"Encéfalo: Metal nordestino continua ecoando com toda força.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Encéfalo"


Melhores de 2012: as escolhas do redator Leonardo Daniel TavaresMelhores de 2012
As escolhas do redator Leonardo Daniel Tavares


Músicas ruins: As 100 piores segundo o Aol Radio BlogMúsicas ruins
As 100 piores segundo o Aol Radio Blog

Metallica: a evolução de James Hetfield ao longo dos anosMetallica
A evolução de James Hetfield ao longo dos anos


Sobre Christiano K.O.D.A.

Um cara diretamente ligado ao Som Extremo, fã de livros e filmes, formado em Imagem e Som, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Faz parte da banda de grindcore Prey of Chaos e tem um blog dedicado à música barulhenta. Enfim, alguém que faz da música sua vida.

Mais matérias de Christiano K.O.D.A. no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336