Paradise Lost: comemoração antecipada dos 20 anos do disco
Resenha - Draconian Times MMXI - Paradise Lost
Por Vitor Franceschini
Postado em 05 de setembro de 2012
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Apesar de ter iniciado sua carreira em 1988 se enveredando pelos lados do Death Metal (desde sempre flertando com o Doom Metal) e ter dado uma bela pisada na bola quando adentrou literalmente para a música pop eletrônica no final da década de 90, o Paradise Lost é um dos principais responsáveis pelo estilo que hoje chamamos de Gothic Metal.
Paradise Lost - Mais Novidades
A banda inglesa criou seu estilo Gothic Metal, cheio de elementos Doom e Dark, e estão de volta a essa sonoridade desde "Symbol Of Life" (2002). Sonoridade que foi lapidada através de discos como "Shades Of God" (1992) e "Icon" (1993). Por essas palavras, dá pra sentir a prolífica carreira do grupo que teve como ápice, o álbum "Draconian Times", originalmente lançado em 1995.
E é exatamente neste álbum que é focado este lançamento, disponibilizado aqui pela Shinigami Records, como uma comemoração antecipada dos 20 anos dessa obra que foi a mais bem sucedida da banda. E que pacote! Este Box é composto por dois DVDs mais um CD digno de algo realmente especial.
Começando do começo temos um livreto (não merece ser chamado de encarte) onde encontramos releases, entrevistas e depoimentos (como do ex-baterista Lee Morris) todos relacionados ao álbum citado e com a língua pátria de cada país originário da publicação.
No primeiro DVD temos uma apresentação memorável da banda no The Forum, em Londres. Realizado no dia 1º da abril de 2011, o show mostra um grupo a vontade no palco provando que o Gothic/Doom Metal pode ser sim apresentado com energia e empolgação. Tudo que caracterizou o som da banda está ali.
Em uma apresentação intimista, afinal o local não é grande, a banda apresenta "Draconian Times" na íntegra, além de faixas de outros álbuns, onde o público pôde conferir de perto os riffs caracetrísticos de Greg Mackintosh e Aaron Aedy, parceiros de guitarra há mais de 20 anos, onde o primeiro criou bases e solos que caracterizaram suas composições, eternizados na memória dos fãs.
Além disso, uma cozinha simples e coesa que eleva o som cadenciado da banda, onde Steve Edmondson faz a linha de seu baixo vibrar e Adrian Erlandsson dá o ritmo à banda através de seu kit de bateria. Isso sem mencionar o sexto elemento do grupo, o tecladista Milly Evans e as linhas fundamentais no som da banda, que ainda apoia nos backing vocals e agita muito. Tudo tendo em frente os vocais roucos de Nick Holmes, a cara do Paradise Lost.
Momentos memoráveis como Enchantment, The Last Time, Forever Failure, Shades Of God, True Belief e As I Die são apenas alguns a serem citados dentre as 18 composições apresentadas. Confesso que Embers Fire, do álbum "Icon", faria com que a nota dessa resenha poderia ser maior, mesmo ultrapassando o limite. Uma apresentação praticamente perfeita.
O segundo DVD, pra mim tão importante e interessante quanto o primeiro, é aquela compilação típica - que deveria existir pelo menos como bônus em tudo que é lançado neste formato – que mostra a banda na estrada, ensaiando, além de entrevistas (com legendas), inclusive com os fãs que se preparam para ver o show, e o backstage. Ou seja, o lado mais humano da coisa.
Não bastasse isso, ainda temos os clipes para Faith Divide Us, Death Unite Us e Rides Of Denial, ambas lançadas no álbum "Faith Divide Us, Death Unite Us" em 2009. No CD consta o áudio do show com quatro músicas a menos, devido ao espaço menor da mídia. Enfim, o que acabo de assistir, ler e ouvir é algo que não pode receber nada menos do que a nota máxima. Imprescindível!
Outras resenhas de Draconian Times MMXI - Paradise Lost
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
O disco que John Lennon disse que os Beatles jamais fariam; "Odiaria um álbum assim"
FM confirma show no Brasil em março de 2026
A curiosa aposta que membro do Paradise Lost fez durante gravações de "Draconian Times"
"Eu gostava de heavy metal porque todo mundo odiava", afirma vocalista do Paradise Lost
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Decibel Magazine publica sua lista dos melhores álbuns de 2025
O dia em que vocal do Paradise Lost teve que desviar de vaso de planta e garrafas com urina


