Paradise Lost: comemoração antecipada dos 20 anos do disco

Resenha - Draconian Times MMXI - Paradise Lost

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Vitor Franceschini
Enviar Correções  

publicidade

10


Apesar de ter iniciado sua carreira em 1988 se enveredando pelos lados do Death Metal (desde sempre flertando com o Doom Metal) e ter dado uma bela pisada na bola quando adentrou literalmente para a música pop eletrônica no final da década de 90, o Paradise Lost é um dos principais responsáveis pelo estilo que hoje chamamos de Gothic Metal.

A banda inglesa criou seu estilo Gothic Metal, cheio de elementos Doom e Dark, e estão de volta a essa sonoridade desde "Symbol Of Life" (2002). Sonoridade que foi lapidada através de discos como "Shades Of God" (1992) e "Icon" (1993). Por essas palavras, dá pra sentir a prolífica carreira do grupo que teve como ápice, o álbum "Draconian Times", originalmente lançado em 1995.

publicidade

E é exatamente neste álbum que é focado este lançamento, disponibilizado aqui pela Shinigami Records, como uma comemoração antecipada dos 20 anos dessa obra que foi a mais bem sucedida da banda. E que pacote! Este Box é composto por dois DVDs mais um CD digno de algo realmente especial.

Começando do começo temos um livreto (não merece ser chamado de encarte) onde encontramos releases, entrevistas e depoimentos (como do ex-baterista Lee Morris) todos relacionados ao álbum citado e com a língua pátria de cada país originário da publicação.

publicidade

No primeiro DVD temos uma apresentação memorável da banda no The Forum, em Londres. Realizado no dia 1º da abril de 2011, o show mostra um grupo a vontade no palco provando que o Gothic/Doom Metal pode ser sim apresentado com energia e empolgação. Tudo que caracterizou o som da banda está ali.

Em uma apresentação intimista, afinal o local não é grande, a banda apresenta "Draconian Times" na íntegra, além de faixas de outros álbuns, onde o público pôde conferir de perto os riffs caracetrísticos de Greg Mackintosh e Aaron Aedy, parceiros de guitarra há mais de 20 anos, onde o primeiro criou bases e solos que caracterizaram suas composições, eternizados na memória dos fãs.

publicidade

Além disso, uma cozinha simples e coesa que eleva o som cadenciado da banda, onde Steve Edmondson faz a linha de seu baixo vibrar e Adrian Erlandsson dá o ritmo à banda através de seu kit de bateria. Isso sem mencionar o sexto elemento do grupo, o tecladista Milly Evans e as linhas fundamentais no som da banda, que ainda apoia nos backing vocals e agita muito. Tudo tendo em frente os vocais roucos de Nick Holmes, a cara do Paradise Lost.

publicidade

Momentos memoráveis como Enchantment, The Last Time, Forever Failure, Shades Of God, True Belief e As I Die são apenas alguns a serem citados dentre as 18 composições apresentadas. Confesso que Embers Fire, do álbum "Icon", faria com que a nota dessa resenha poderia ser maior, mesmo ultrapassando o limite. Uma apresentação praticamente perfeita.

publicidade

O segundo DVD, pra mim tão importante e interessante quanto o primeiro, é aquela compilação típica - que deveria existir pelo menos como bônus em tudo que é lançado neste formato – que mostra a banda na estrada, ensaiando, além de entrevistas (com legendas), inclusive com os fãs que se preparam para ver o show, e o backstage. Ou seja, o lado mais humano da coisa.

publicidade

Não bastasse isso, ainda temos os clipes para Faith Divide Us, Death Unite Us e Rides Of Denial, ambas lançadas no álbum "Faith Divide Us, Death Unite Us" em 2009. No CD consta o áudio do show com quatro músicas a menos, devido ao espaço menor da mídia. Enfim, o que acabo de assistir, ler e ouvir é algo que não pode receber nada menos do que a nota máxima. Imprescindível!

http://paradiselost.co.uk/

publicidade


Outras resenhas de Draconian Times MMXI - Paradise Lost

Paradise Lost: Um dos pioneiros do Death/Doom Metal

Paradise Lost: Revivendo Draconian Times em DVDs e CD




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Paradise Lost: Draconian Times ganha edição comemorativa de 25 anos com faixas bônusParadise Lost
Draconian Times ganha edição comemorativa de 25 anos com faixas bônus

Paradise Lost: biografia oficial é lançada no Brasil

Consequence Of Sound: os melhores álbuns de metal lançados em 2020Consequence Of Sound
Os melhores álbuns de metal lançados em 2020

Metal Hammer: 10 álbuns lendários que fazem 25 anos em 2020Metal Hammer
10 álbuns lendários que fazem 25 anos em 2020


Lista: grandes álbuns de rock e metal que completarão 25 anos em 2020Lista
Grandes álbuns de rock e metal que completarão 25 anos em 2020

Bandas extremas: 10 álbuns que causaram surpresaBandas extremas
10 álbuns que causaram surpresa


Eddie Van Halen: Eruption foi um acidenteEddie Van Halen
"Eruption foi um acidente"

Guitarristas e vocalistas: os 10 melhores casamentosGuitarristas e vocalistas
Os 10 melhores "casamentos"


Sobre Vitor Franceschini

Jornalista graduado tem como principal base escrever sobre Rock e Metal, sua grande paixão. Ex-editor do finado Goredeath Zine, atual comandante do blog Arte Metal, além de colaborador de diversos veículos do underground.

Mais matérias de Vitor Franceschini no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin