Paradise Lost: comemoração antecipada dos 20 anos do disco
Resenha - Draconian Times MMXI - Paradise Lost
Por Vitor Franceschini
Postado em 05 de setembro de 2012
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Apesar de ter iniciado sua carreira em 1988 se enveredando pelos lados do Death Metal (desde sempre flertando com o Doom Metal) e ter dado uma bela pisada na bola quando adentrou literalmente para a música pop eletrônica no final da década de 90, o Paradise Lost é um dos principais responsáveis pelo estilo que hoje chamamos de Gothic Metal.
Paradise Lost - Mais Novidades
A banda inglesa criou seu estilo Gothic Metal, cheio de elementos Doom e Dark, e estão de volta a essa sonoridade desde "Symbol Of Life" (2002). Sonoridade que foi lapidada através de discos como "Shades Of God" (1992) e "Icon" (1993). Por essas palavras, dá pra sentir a prolífica carreira do grupo que teve como ápice, o álbum "Draconian Times", originalmente lançado em 1995.
E é exatamente neste álbum que é focado este lançamento, disponibilizado aqui pela Shinigami Records, como uma comemoração antecipada dos 20 anos dessa obra que foi a mais bem sucedida da banda. E que pacote! Este Box é composto por dois DVDs mais um CD digno de algo realmente especial.
Começando do começo temos um livreto (não merece ser chamado de encarte) onde encontramos releases, entrevistas e depoimentos (como do ex-baterista Lee Morris) todos relacionados ao álbum citado e com a língua pátria de cada país originário da publicação.
No primeiro DVD temos uma apresentação memorável da banda no The Forum, em Londres. Realizado no dia 1º da abril de 2011, o show mostra um grupo a vontade no palco provando que o Gothic/Doom Metal pode ser sim apresentado com energia e empolgação. Tudo que caracterizou o som da banda está ali.
Em uma apresentação intimista, afinal o local não é grande, a banda apresenta "Draconian Times" na íntegra, além de faixas de outros álbuns, onde o público pôde conferir de perto os riffs caracetrísticos de Greg Mackintosh e Aaron Aedy, parceiros de guitarra há mais de 20 anos, onde o primeiro criou bases e solos que caracterizaram suas composições, eternizados na memória dos fãs.
Além disso, uma cozinha simples e coesa que eleva o som cadenciado da banda, onde Steve Edmondson faz a linha de seu baixo vibrar e Adrian Erlandsson dá o ritmo à banda através de seu kit de bateria. Isso sem mencionar o sexto elemento do grupo, o tecladista Milly Evans e as linhas fundamentais no som da banda, que ainda apoia nos backing vocals e agita muito. Tudo tendo em frente os vocais roucos de Nick Holmes, a cara do Paradise Lost.
Momentos memoráveis como Enchantment, The Last Time, Forever Failure, Shades Of God, True Belief e As I Die são apenas alguns a serem citados dentre as 18 composições apresentadas. Confesso que Embers Fire, do álbum "Icon", faria com que a nota dessa resenha poderia ser maior, mesmo ultrapassando o limite. Uma apresentação praticamente perfeita.
O segundo DVD, pra mim tão importante e interessante quanto o primeiro, é aquela compilação típica - que deveria existir pelo menos como bônus em tudo que é lançado neste formato – que mostra a banda na estrada, ensaiando, além de entrevistas (com legendas), inclusive com os fãs que se preparam para ver o show, e o backstage. Ou seja, o lado mais humano da coisa.
Não bastasse isso, ainda temos os clipes para Faith Divide Us, Death Unite Us e Rides Of Denial, ambas lançadas no álbum "Faith Divide Us, Death Unite Us" em 2009. No CD consta o áudio do show com quatro músicas a menos, devido ao espaço menor da mídia. Enfim, o que acabo de assistir, ler e ouvir é algo que não pode receber nada menos do que a nota máxima. Imprescindível!
Outras resenhas de Draconian Times MMXI - Paradise Lost
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
A banda que Dave Grohl acha "indiscutivelmente a mais influente" de sua geração
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
AC/DC confirma show único no Brasil em São Paulo para fevereiro
Max Cavalera fala sobre emagrecimento e saúde para turnê desafiadora
Greyson Nekrutman mostra seu talento em medley de "Chaos A.D.", clássico do Sepultura
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
Wolfgang descarta gravar álbum com ex-membros do Van Halen
O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado

O disco autointitulado que Metal Hammer considera o pior de lendária banda de gothic metal
"Arrumaram um balde para eu não vomitar no carpete do Ozzy", lembra Nick Holmes
Vocalista relembra vinda do Paradise Lost ao Brasil com Ozzy Osbourne
A icônica banda de heavy metal que recusou baterista por conta da cor da bateria
5 discos lançados em 1993 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Charlie Brown Jr.: uma experiência triste e depressiva


