Coletânea: Tributo a Hank Marvin & The Shadows
Resenha - Twang! Tribute to Hank Marvin & The Shadows - Coletânea
Por Carlos Henrique
Postado em 31 de agosto de 2012
Nota: 10
Já imaginaram nomes como MARK KNOPFLER (DIRE STRAITS), RITCHIE BLACKMORE (BLACKMORE'S NIGHT, ex-DEEP PURPLE, ex-RAINBOW), TONY IOMMI (BLACK SABBATH), BRIAN MAY (QUEEN), PETER FRAMPTON e NEIL YOUNG em um mesmo álbum?
Pois foi o que aconteceu no álbum Twang! - A Tribute to HANK MARVIN & THE SHADOWS, lançado em 1996.
HANK MARVIN é um guitarrista inglês que foi líder da banda THE SHADOWS, um conjunto que inicialmente era de suporte para o cantor CLIFF RICHARDS nos anos 60. Depois se firmaram como uma das mais importantes bandas de rock instrumental da época, e Marvin como um dos grandes heróis da guitarra (especialmente dos amantes da Fender Stratocaster Vermelha).
Neste álbum os grandes guitarristas já citados - entre outros - fazem suas releituras para clássicos de HANK MARVIN & THE SHADOWS.
RITCHIE BLACKMORE impôs a sua pegada em 'Apache', com seus riffs 'rainbownianos' e fraseados, licks que mesmo sendo compostos por outra pessoa, sabemos de cara que é Blackmore quem está tocando. Outro que colocou sua marca registrada foi TONY IOMMI com sua releitura para 'Wonderful Land' cheia de riffs distorcidos e aquele timbre maravilhoso característico do iron man; Iommi conseguiu uma diversidade de melodias, riffs, licks e palhetadas que fazem com que seja a canção mais gostosa de se ouvir no disco.
BRIAN MAY também acertou a mão no clássico 'F.B.I.' com as distorções e uma base empolgante de rock 'n' roll.
MARK KNOPFLER, que tem Hank como o seu maior herói (ele já afirmou que sempre sonhou com uma strato vermelha depois que viu Marvin tocando em uma), solta o feeling em 'Atlantis'. Aliás, assim como acontece com Blackmore e Iommi, dá para notar na hora que é Mark quem está tocando... assim como também basta ouvir a interpretação do escocês para a canção, que podemos notar como o inglês o influenciou na sua carreira desde o DIRE STRAITS, até nos seus recentes discos solo.
NEIL YOUNG comparece com uma bela versão de 'Spring Is Nearly Here' e STEVEN STEVENS gravou 'The Savage' em flamenco.
PETER GREEN (FLETWOOD MAC) com a bonita 'Midnight', PETER FRAMPTON em ritmo forte com 'The Frightened City', KEITH URBAN e seu toque pessoal em 'Dance On', além de ANDY SUMMERS (THE POLICE) alternando entre tons limpos e distorsivos com 'Stringray', e BELA FLACK, banjista, esbanja técnica e complexidade em 'The Stranger', fecham o álbum que conta ainda com uma versão ao vivo de 'The Rise and Fall of Flingel Bunt', gravada pelo próprio HANK MARVIN.
Um tributo digno a um dos maiores guitarristas de todos os tempos feito por alguns colegas de "honra".
Faixas:
1. Apache - Ritchie Blackmore
2. FBI - Brian May
3. Wonderful Land - Tony Iommi
4. The Savage - Steve Stevens
5. The Rise And Fall Of Flingel Bunt - Hank Marvin
6. Midnight - Peter Green
7. Spring Is Nearly Here - Neil Young And Randy Bachman
8. Atlantis - Mark Knopfler
9. The Frightened City - Peter Frampton
10. Dance On - Keith Urban & Stewart Copeland
11. Stingray - Andy Summers
12. The Stranger - Bela Fleck And The Flecktones
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps