Coletânea: Tributo a Hank Marvin & The Shadows

Resenha - Twang! Tribute to Hank Marvin & The Shadows - Coletânea

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Carlos Henrique
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 10

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Já imaginaram nomes como MARK KNOPFLER (DIRE STRAITS), RITCHIE BLACKMORE (BLACKMORE'S NIGHT, ex-DEEP PURPLE, ex-RAINBOW), TONY IOMMI (BLACK SABBATH), BRIAN MAY (QUEEN), PETER FRAMPTON e NEIL YOUNG em um mesmo álbum?
817 acessosNeil Young & Kurt Cobain: Juntos no Brasil em 1992?5000 acessosRush: Um Adeus Aos Reis

Pois foi o que aconteceu no álbum Twang! - A Tribute to HANK MARVIN & THE SHADOWS, lançado em 1996.

HANK MARVIN é um guitarrista inglês que foi líder da banda THE SHADOWS, um conjunto que inicialmente era de suporte para o cantor CLIFF RICHARDS nos anos 60. Depois se firmaram como uma das mais importantes bandas de rock instrumental da época, e Marvin como um dos grandes heróis da guitarra (especialmente dos amantes da Fender Stratocaster Vermelha).

Neste álbum os grandes guitarristas já citados - entre outros - fazem suas releituras para clássicos de HANK MARVIN & THE SHADOWS.

RITCHIE BLACKMORE impôs a sua pegada em 'Apache', com seus riffs 'rainbownianos' e fraseados, licks que mesmo sendo compostos por outra pessoa, sabemos de cara que é Blackmore quem está tocando. Outro que colocou sua marca registrada foi TONY IOMMI com sua releitura para 'Wonderful Land' cheia de riffs distorcidos e aquele timbre maravilhoso característico do iron man; Iommi conseguiu uma diversidade de melodias, riffs, licks e palhetadas que fazem com que seja a canção mais gostosa de se ouvir no disco.

BRIAN MAY também acertou a mão no clássico 'F.B.I.' com as distorções e uma base empolgante de rock 'n' roll.

MARK KNOPFLER, que tem Hank como o seu maior herói (ele já afirmou que sempre sonhou com uma strato vermelha depois que viu Marvin tocando em uma), solta o feeling em 'Atlantis'. Aliás, assim como acontece com Blackmore e Iommi, dá para notar na hora que é Mark quem está tocando... assim como também basta ouvir a interpretação do escocês para a canção, que podemos notar como o inglês o influenciou na sua carreira desde o DIRE STRAITS, até nos seus recentes discos solo.

NEIL YOUNG comparece com uma bela versão de 'Spring Is Nearly Here' e STEVEN STEVENS gravou 'The Savage' em flamenco.

PETER GREEN (FLETWOOD MAC) com a bonita 'Midnight', PETER FRAMPTON em ritmo forte com 'The Frightened City', KEITH URBAN e seu toque pessoal em 'Dance On', além de ANDY SUMMERS (THE POLICE) alternando entre tons limpos e distorsivos com 'Stringray', e BELA FLACK, banjista, esbanja técnica e complexidade em 'The Stranger', fecham o álbum que conta ainda com uma versão ao vivo de 'The Rise and Fall of Flingel Bunt', gravada pelo próprio HANK MARVIN.

Um tributo digno a um dos maiores guitarristas de todos os tempos feito por alguns colegas de "honra".

Faixas:

1. Apache - Ritchie Blackmore
2. FBI - Brian May
3. Wonderful Land - Tony Iommi
4. The Savage - Steve Stevens
5. The Rise And Fall Of Flingel Bunt - Hank Marvin
6. Midnight - Peter Green
7. Spring Is Nearly Here - Neil Young And Randy Bachman
8. Atlantis - Mark Knopfler
9. The Frightened City - Peter Frampton
10. Dance On - Keith Urban & Stewart Copeland
11. Stingray - Andy Summers
12. The Stranger - Bela Fleck And The Flecktones

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

817 acessosNeil Young & Kurt Cobain: Juntos no Brasil em 1992?428 acessosNeil Young: Progressivo ou não, ele sempre fez o que quis0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Neil Young"

Rolling StoneRolling Stone
As melhores faixas que fazem parte de álbuns ruins

Donald TrumpDonald Trump
A história do presidente dos EUA com o rock

Roqueiros conservadoresRoqueiros conservadores
A direita do rock na revista Veja

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Shadows"0 acessosTodas as matérias sobre "Hank Marvin"0 acessosTodas as matérias sobre "Mark Knopfler"0 acessosTodas as matérias sobre "Ritchie Blackmore"0 acessosTodas as matérias sobre "Tony Iommi"0 acessosTodas as matérias sobre "Brian May"0 acessosTodas as matérias sobre "Peter Frampton"0 acessosTodas as matérias sobre "Neil Young"

RushRush
Um Adeus Aos Reis

CuriosidadesCuriosidades
As histórias por trás de 11 capas clássicas

Rock e metalRock e metal
O outro lado das capas de discos

5000 acessosHeadbangers: o preconceito mostrado em vídeo bem-humorado5000 acessosSlipknot: 12 histórias que retratam o quão insana a banda é5000 acessosCretin: transexual rompe barreiras no metal extremo5000 acessosBon Jovi: Richie fala do ultimato de Jon que o tirou da banda5000 acessosKerrang: os melhores singles já lançados5000 acessosAfro-Americanos: 10 nomes que estão destruindo no metal

Sobre Carlos Henrique

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online