Prédio em que Renato Russo morou é declarado patrimônio cultural do Rio de Janeiro
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de julho de 2023
Um novo reconhecimento foi conferido ao icônico edifício localizado na rua Nascimento Silva, em Ipanema, Rio de Janeiro. O imóvel, que já foi lar do saudoso Renato Russo, o famoso cantor e compositor da renomada banda Legião Urbana, recebeu agora a honra de ser designado como Patrimônio Cultural Carioca.
A placa que o atesta, pertencente ao "Circuito da Música", foi solenemente instalada no último dia 25, por iniciativa da prefeitura do Rio, conforme diz reportagem do portal Terra.
Legião Urbana - Mais Novidades
Entre 1990 e 1996, Renato Russo viveu nesse local, deixando lembranças inesquecíveis para seus fãs. A fachada do edifício ilustrou a capa de seu primeiro álbum solo, "Stonewall Celebration", lançado em 1994. Além disso, foi ali que ele compôs diversas músicas que se tornaram parte integrante dos álbuns da banda, tais como "V", "O Descobrimento do Brasil" e "A Tempestade".
A placa é resultado da colaboração entre a Subprefeitura da Zona Sul, o Instituto Rio Patrimônios da Humanidade (IRPH) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), que uniram esforços com o objetivo de preservar e identificar bens e locais que possuem grande relevância para a cultura e identidade do Rio de Janeiro. Tais placas também desempenham um papel informativo para os visitantes, realçando a importância histórica dos locais em questão.
O Instituto Rio Patrimônio da Humanidade ressaltou que sua missão é valorizar o patrimônio cultural da cidade, e o projeto "Circuitos do Patrimônio Cultural Carioca" busca justamente divulgar e informar sobre o rico acervo de bens culturais e personalidades ligadas à história do Rio de Janeiro.
A cerimônia de instalação da placa contou com uma emocionante homenagem musical, realizada por uma talentosa aluna da rede municipal de ensino, Alice Rachel, de apenas 14 anos. A estudante da escola municipal Alexandre Farah e semifinalista do programa "The Voice Kids" brilhou ao cantar um dueto da música "Será" com sua mãe, Dalila Borges, bem em frente ao prédio, acompanhadas pelo som do violão tocado pela irmã de Alice, Bia Borges.
Casa em que Renato Russo viveu últimos dias
Esse apartamento foi onde Renato Russo viveu seus últimos dias. Especialista no assunto, Júlio Ettore comentou sobre esse período em vídeo com transcrição de Bruce William.
"No dia 11 de outubro de 1996 a aparência de Renato Russo era praticamente pele e osso. Ele estava vinte quilos mais magro que o normal, pesando 45 kgs, passou o último mês de sua vida se alimentando basicamente de água de coco e dizendo coisas como 'mãe, eu não sou daqui'.
Renato vivia dizendo estar em 'depressão química'", conta Arthur Dapieve no livro "Renato Russo - O Trovador Solitário". "Era um eufemismo para a ressaca causada pelos medicamentos que tinha que tomar na tentativa de combater os efeitos da Aids, que aos poucos avançavam, uma febre aqui, outra lá".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps