Matérias Mais Lidas

Pitty: cantora posta foto sexy em Stories do Twitter antes da rede extinguir ferramentaPitty
Cantora posta foto sexy em Stories do Twitter antes da rede extinguir ferramenta

Iron Maiden: Bruce Dickinson te enganou em shows no Brasil em 2019 e você nem percebeuIron Maiden
Bruce Dickinson te enganou em shows no Brasil em 2019 e você nem percebeu

Megadeth: Dave Mustaine compartilha riff brutal do novo álbumMegadeth
Dave Mustaine compartilha riff brutal do novo álbum

Charlie Brown Jr: como Chorão foi corrompido após ficar rico, segundo Tadeu PatollaCharlie Brown Jr
Como Chorão foi corrompido após ficar rico, segundo Tadeu Patolla

Kiss: com quatro shows, turnê no Brasil é remarcada para abril e maio de 2022Kiss
Com quatro shows, turnê no Brasil é remarcada para abril e maio de 2022

Slipknot: Corey Taylor posta foto em que aparece ao lado de Paul Gray e Joey JordisonSlipknot
Corey Taylor posta foto em que aparece ao lado de Paul Gray e Joey Jordison

Limp Bizkit: Fred Durst muda visual e surpreende ao ficar parecido com Jon Bon JoviLimp Bizkit
Fred Durst muda visual e surpreende ao ficar parecido com Jon Bon Jovi

Guns N' Roses: a curiosa história da última foto de Axl e Slash num show em 23 anosGuns N' Roses
A curiosa história da última foto de Axl e Slash num show em 23 anos

Paulo Sergio: Alguém explica o nome desta banda polonesa?Paulo Sergio
Alguém explica o nome desta banda polonesa?

Charlie Brown Jr: o detalhe mais chato de trabalhar com a banda, segundo Luka SalomãoCharlie Brown Jr
O detalhe mais chato de trabalhar com a banda, segundo Luka Salomão

Butcher Babies: sem arrependimentos pela época de shows de toplessButcher Babies
Sem arrependimentos pela época de shows de topless

Fernanda Lira: emocionada ao receber vacina contra Covid 19Fernanda Lira
Emocionada ao receber vacina contra Covid 19

Raimundos: Digão diz por que, em sua visão, as pessoas falam que ele apoia BolsonaroRaimundos
Digão diz por que, em sua visão, as pessoas falam que ele apoia Bolsonaro

Rock and Roll: 20 músicas que você é capaz de reconhecer nos primeiros segundosRock and Roll
20 músicas que você é capaz de reconhecer nos primeiros segundos

R.I.P.: lista de músicos do rock e metal falecidos nos últimos 40 dias impressionaR.I.P.
Lista de músicos do rock e metal falecidos nos últimos 40 dias impressiona


Pentral

Kiss: Trinta e cinco anos do clássico "Love Gun"

Resenha - Love Gun - Kiss

Por Igor Miranda
Fonte: Van do Halen
Em 17/06/12

O Kiss não foi uma banda que começou grande e que estourou logo com seu debut: os caras realmente ralaram para que, de 1976 a 1978, chegassem ao patamar de "maior banda do mundo" naquele momento. E a afirmativa de que o sexto álbum de sua carreira representa o auge é perfeitamente cabível.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Kiss – "Love Gun"
Lançado em 17 de junho de 1977

Gravado nos estúdios Record Plant durante o mês de maio e com a produção do monstro Eddie Kramer, "Love Gun" seguiu a forma de se fazer Rock que o Kiss estabelecia desde o início, mas de um jeito cada vez mais potente. A sonoridade do álbum é bem única e interessante, e tudo soa bastante espontâneo, afinal, eram os quatro caras e só, com a generosa participação e influência de Kramer, principal responsável pela extração de tanta espontaneidade.

O registro tem início com uma das canções mais renegadas do Kiss, na minha opinião: I Stole Your Love recebeu pouca atenção ao vivo, injustamente, sendo tocada em poucas turnês. Além do riff fantástico de guitarra que permeia o andamento da faixa, tem-se os vocais maravilhosos de Paul Stanley, cozinha fantástica, pegada forte e belos solos de guitarra, com destaque às frases da primeira parte do solo, tocadas por Stanley.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Christine Sixteen, composição genuína de Gene Simmons, foi o maior sucesso do disco em relação aos singles: atingiu o 25° lugar nas paradas americanas, 22° nas canadenses e 46° nas alemãs. Rock divertido, digno de anos 1970, com uma levada gostosa e bom instrumental. Pode ser resumida em um encontro entre o som de Jerry Lee Lewis e The Rolling Stones. Vale ressaltar que teve o solo composto por Eddie Van Halen (ele e seu irmão, Alex, até então desconhecidos, tocaram na demo e Ace Frehley manteve o solo na gravação). Got Love For Sale mantém a pegada de sua antecessora, com um ótimo riff de guitarra e agradáveis vocais de Simmons.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em seguida, um dos maiores destaques. Shock Me, a primeira música em que o guitarrista Ace Frehley assume os vocais principais, foi inspirada num acidente ocorrido em Lakeland, Flórida, quando o Spaceman foi eletrocutado e atrasou o show em 30 minutos. Além de contar com seus vocais (que tiveram de ser feitos com Frehley deitado e com as luzes apagadas por conta de seu nervosismo), tem um dos melhores solos da história do Kiss, riffs de guitarra e linhas de bateria cavalares e ótimos backing vocals de Paul e Gene.

Tomorrow And Tonight, segundo Paul Stanley, foi composta na tentativa de se fazer uma nova Rock And Roll All Nite. Apesar de não ter chegado a isso, é uma boa música, simples e certeira, com um refrão chiclete e um digno solo de Frehley. Curiosamente, nos backing vocals, tem-se a presença de Ray Simpson, que três anos depois substituiria Victor Willis no Village People. A faixa-título, na sequência, sem dúvidas é a melhor do álbum. Permanece até hoje nos repertórios do Kiss. O Starchild dá um show à parte na guitarra, no baixo e nos poderosos vocais, enquanto Peter Criss, inspiradíssimo, cria uma de suas melhores linhas de bateria, assemelhando suas batidas iniciais na caixa (repetidas ao longo da canção) aos tiros de uma pistola.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E por falar em Peter, Hooligan chega em seguida para manter o clima de paulada. A música, composta por Criss e Stan Penridge, tem Spaceman e Catman como destaques, tanto Peter com seus vocais rasgadíssimos e sua bateria bem tocada quanto Ace e suas excelentes frases de guitarra, que praticamente choram ao longo da canção. Almost Human, composta e cantada por Simmons, tem um clima misterioso, mas sem perder o charme do som do Kiss. Sua letra foi inspirada por histórias de lobisomem e o andamento da canção é bom, apesar de estar longe das melhores do play.

Plaster Caster é uma das mais interessantes de todo o play, justamente pelo contexto histórico da mulher que inspirou a composição. Cynthia Plaster Caster foi uma groupie de vários artistas de Rock que moldava seus pênis em gesso. Entre as "vítimas", Frank Zappa e Jimi Hendrix, sendo este o primeiro cliente da artista. Hoje em dia, Cynthia cessou da tietagem mas continua com a arte, também investindo em seios de mulheres. A canção tem uma ótima levada e um dos melhores refrões do disco. Vale destacar a versão que a canção ganhou no "Unplugged MTV", gravado 18 anos após "Love Gun".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Por fim, uma versão para Then She Kissed Me do The Crystals completamente dispensável. Uma versão de Jailhouse Rock, clássico do Elvis Presley, seria gravada para completar as dez faixas do play, mas sabe-se lá porque desistiram da ideia e gravaram essa péssima canção, que representa o único ponto baixo do disco. Ironicamente, Elvis faleceu praticamente dois meses após o lançamento do disco, em 16 de agosto de 1977.

Infelizmente, "Love Gun" é o último álbum com a formação original da banda, pois os sucessores, apesar de terem Peter Criss na capa, só contam com o ar da graça de suas baquetas em três canções: Dirty Livin’, do "Dynasty"; e You Wanted The Best e Into The Void, ambas do "Psycho Circus". Mas há de convir que essa foi uma despedida honrosa. Além de ter chegado ao topo das paradas de vários países como Estados Unidos (4°), Japão (2°) e Canadá (3°), bateu o primeiro milhão de cópias vendidas apenas na terra do Tio Sam em um dia (!), conquistando disco de platina logo de cara – hoje já deve estar chegando aos 2 milhões de exemplares vendidos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A turnê girou por vários locais do mundo, teve o "Alive II" como resultado e contou com maior investimento em merchandising da banda (incluindo um card com uma pistola de brinquedo no encarte do disco). Estima-se que o quarteto tenha movimentado 100 milhões de dólares entre 1977 e 1979, considerando tanto os produtos da marca "Kiss" quanto os lucros gerados na estrada.

Pistola promocional presente no encarte do álbum
Pistola promocional presente no encarte do álbum

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Love Gun" é um clássico imponente e atemporal. Sua consistência está provada com a admiração que lhe é atribuída após 35 anos de lançamento.

01. I Stole Your Love
02. Christine Sixteen
03. Got Love For Sale
04. Shock Me
05. Tomorrow And Tonight
06. Love Gun
07. Hooligan
08. Almost Human
09. Plaster Caster
10. Then She Kissed Me (The Crystals cover)

Paul Stanley (vocal em 1, 5, 6 e 10, guitarra, baixo em 6)
Gene Simmons (vocal em 2, 3, 8 e 9, baixo, guitarra base em 2, 8 e 9)
Ace Frehley (vocal em 4, guitarra solo)
Peter Criss (vocal em 7, bateria)

Músicos adicionais:
Eddie Kramer (piano em 2)
Jimmi Maelin (congas em 8)
The KISSettes: Tasha Thomas, Ray Simpson e Hilda Harris (backing vocals em 5 e 10)

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Outras resenhas de Love Gun - Kiss

Kiss: atirando com a arma do amor

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Stamp
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Kiss: com quatro shows, turnê no Brasil é remarcada para abril e maio de 2022Kiss
Com quatro shows, turnê no Brasil é remarcada para abril e maio de 2022

Rock and Roll: 20 músicas que você é capaz de reconhecer nos primeiros segundosRock and Roll
20 músicas que você é capaz de reconhecer nos primeiros segundos

R.I.P.: lista de músicos do rock e metal falecidos nos últimos 40 dias impressionaR.I.P.
Lista de músicos do rock e metal falecidos nos últimos 40 dias impressiona

Green Day: aprovação de Gene Simmons e Paul Stanley após tocar Rock and Roll All NiteGreen Day
Aprovação de Gene Simmons e Paul Stanley após tocar "Rock and Roll All Nite"

Kiss: após ridicularizar atleta com depressão jornalista é detonada por Paul StanleyKiss
Após ridicularizar atleta com depressão jornalista é detonada por Paul Stanley

Gene Simmons: há um problema no Brasil, a política está no caminho da ciênciaGene Simmons
"há um problema no Brasil, a política está no caminho da ciência"

Kiss: o momento que Gene Simmons gostaria de reviver em sua vida ocorreu no BrasilKiss
O momento que Gene Simmons gostaria de reviver em sua vida ocorreu no Brasil

Kiss: frio em cidade catarinense congela camiseta da banda mais quente do mundoKiss
Frio em cidade catarinense congela camiseta da "banda mais quente do mundo"

Kiss: Paul Stanley diz que reunião do quarteto original é impossívelKiss
Paul Stanley diz que reunião do quarteto original é impossível

John 5: Dave Mustaine e Peter Criss juntos em álbum instrumentalJohn 5
Dave Mustaine e Peter Criss juntos em álbum instrumental

Kiss: banda envia condolências para a família do tecladista Gary CorbettKiss
Banda envia condolências para a família do tecladista Gary Corbett

Kiss: morre o ex-tecladista Gary Corbett, que também tocou com a banda CinderellaKiss
Morre o ex-tecladista Gary Corbett, que também tocou com a banda Cinderella

Van Halen: a música deles cuja demo soava como rolo compressor, segundo Gene SimmonsVan Halen
A música deles cuja demo soava como rolo compressor, segundo Gene Simmons

Kiss: a ousada frase de Ace Frehley ao sair da banda em 1982, segundo Gene SimmonsKiss
A ousada frase de Ace Frehley ao sair da banda em 1982, segundo Gene Simmons

Kiss: Paul Stanley fala sobre NFTs e criptomoeda do KISSKiss
Paul Stanley fala sobre NFTs e criptomoeda do KISS


Gene Simmons: Não me importa se você é Axl RoseGene Simmons
"Não me importa se você é Axl Rose"

Ace Frehley: o verdadeiro herói do Vingadores Guerra InfinitaAce Frehley
O verdadeiro herói do Vingadores Guerra Infinita

Laser pointers: astros do rock versus idiotasLaser pointers
Astros do rock versus idiotas


Death Metal: as 10 melhores bandas de acordo com a AOLDeath Metal
As 10 melhores bandas de acordo com a AOL

Lista: clássicos do rock e do metal que ninguém aguenta mais ouvir - Parte 1Lista
Clássicos do rock e do metal que ninguém aguenta mais ouvir - Parte 1


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda.