Neófito: EP é um abuso de peso e agressividade
Resenha - Abused - Neófito
Por Marcos Garcia
Postado em 17 de junho de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Muitas pessoas se perguntam o motivo do Metal, apesar de alguns períodos de baixa, continuar sempre forte e vigoroso, enquanto muitos estilos acabam desaparecendo por completo, e a resposta é bem simples: a existência do underground, pois este sempre gera bandas jovens e fortes, capazes de, com a devida chance, crescer e ocupar o espaço de outras que decaem ou encerram atividades.
Assim sendo, mais um bom nome surge em Lages, SC, o NEÓFITO, uma banda que mescla aspectos do Death Metal da virada dos anos 80 para os 90 a elementos do Doom Metal, mais alguns toques aqui e ali de sonoridades não muito ortodoxas, ganhando assim uma identidade sonora. E o fruto do trabalho deles é este EP de quatro faixas, ‘Abused’, que merece o nome, pois é um abuso de peso e agressividade, permeado por um clima denso bem terroroso.
A gravação do EP é bem feita, embora ainda careça de uma pitadinha mais de limpeza, mas lembremos de que fazer Metal no Brasil nunca foi algo simples, e muito menos barato, logo, temos que dar um desconto, mesmo porque podemos ouvir os instrumentos com certa clareza e a sonoridade é intensa e possui vida, logo, é só um detalhe técnico.
O que esperar do EP?
Pulmões bafejantes em vocais guturais bem postados, guitarras azedas e ríspidas em riffs e solos bem compostos e técnicos, baixo e bateria muito pesados, ora mais extremos, ora bem técnicos, inclusive com as quatro cordas fazendo bem mais que se prender à marcação e a bateria inserido pequenos inserts de percussões tribais, mas que fique bem claro aos mais radicais: isso não descaracteriza a brutalidade da banda em momento algum.
Uma introdução de piano bem climática, ‘The World is Crashing Down’, abre o EP, precedendo o abuso de peso e técnica de ‘Abused’, uma faixa bem bruta e que lembra em muito o Death Metal europeu da década de 90, mas devido aos toques mais trabalhados, foge de ser um ‘rip-off’; em ‘Daily Tragedy’, temos a presença de riffs e solos bem ‘kingeanos’, bem como momentos mais voltados à cadência e peso; com uma bela introdução de cítaras indianas, chega a cadenciada e intensa ‘No One Hears Your Screams’, com um clima para lá de aterrorizante, embora exista uns momentos de maior rapidez em seu final.
Um ponto interessante a ser citado é que vendo relatos e imagens feitos por Pablo Gomes, jornalista do Diário Catarinense que se encontra na capital do Haiti, Porto Príncipe, nasceu a inspiração para a composição das músicas e letras do EP, pois mostram a realidade chocante de um país arrasado.
Um ótimo trabalho, que merece a conferida, bem como faz nascer em nós a conscientização que precisamos fazer algo para tornar o mundo um lugar melhor para todos.
Abused - Neófito
(2012 - Independente - Nacional)
Tracklist:
01. The World is Crashing Down
02. Abused
03. Daily Tragedy
04. No One Hears Your Screams
Formação:
Rafael Ghislandi – Vocal e guitarras
Rafael Tizatto – Guitarras
Thiago Tigre – Baixo
Guilherme Letti – Bateria
Contatos:
https://www.facebook.com/neofitometal
[email protected]
http://www.soundcloud.com/neofitometal
Outras resenhas de Abused - Neófito
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Polícia faz operação "Fear of the Pix" contra venda ilegal de ingressos para shows do Iron Maiden
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Regis Tadeu revela qual lado está errado na treta do Sepultura com Eloy Casagrande
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
O dia em que Lars Ulrich exaltou o Iron Maiden durante conversa com Steve Harris
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Por que a Finlândia ama tanto heavy metal? Baixista do Amorphis tenta explicar
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Kiko Loureiro lembra desafios do Angra: "O Andre Matos sumia e aparecia dois meses depois"
O álbum do Metallica que impactou negativamente o metal, segundo baixista do Testament
O veterano músico que salvou a vida de Eddie Vedder; "sem ele eu não estaria aqui"


Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Nightwish: Anette faz com que não nos lembremos de Tarja
Megadeth: Mustaine conseguiu; temos o melhor disco em muito tempo



