Neófito: EP é um abuso de peso e agressividade
Resenha - Abused - Neófito
Por Marcos Garcia
Postado em 17 de junho de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Muitas pessoas se perguntam o motivo do Metal, apesar de alguns períodos de baixa, continuar sempre forte e vigoroso, enquanto muitos estilos acabam desaparecendo por completo, e a resposta é bem simples: a existência do underground, pois este sempre gera bandas jovens e fortes, capazes de, com a devida chance, crescer e ocupar o espaço de outras que decaem ou encerram atividades.
Assim sendo, mais um bom nome surge em Lages, SC, o NEÓFITO, uma banda que mescla aspectos do Death Metal da virada dos anos 80 para os 90 a elementos do Doom Metal, mais alguns toques aqui e ali de sonoridades não muito ortodoxas, ganhando assim uma identidade sonora. E o fruto do trabalho deles é este EP de quatro faixas, ‘Abused’, que merece o nome, pois é um abuso de peso e agressividade, permeado por um clima denso bem terroroso.
A gravação do EP é bem feita, embora ainda careça de uma pitadinha mais de limpeza, mas lembremos de que fazer Metal no Brasil nunca foi algo simples, e muito menos barato, logo, temos que dar um desconto, mesmo porque podemos ouvir os instrumentos com certa clareza e a sonoridade é intensa e possui vida, logo, é só um detalhe técnico.
O que esperar do EP?
Pulmões bafejantes em vocais guturais bem postados, guitarras azedas e ríspidas em riffs e solos bem compostos e técnicos, baixo e bateria muito pesados, ora mais extremos, ora bem técnicos, inclusive com as quatro cordas fazendo bem mais que se prender à marcação e a bateria inserido pequenos inserts de percussões tribais, mas que fique bem claro aos mais radicais: isso não descaracteriza a brutalidade da banda em momento algum.
Uma introdução de piano bem climática, ‘The World is Crashing Down’, abre o EP, precedendo o abuso de peso e técnica de ‘Abused’, uma faixa bem bruta e que lembra em muito o Death Metal europeu da década de 90, mas devido aos toques mais trabalhados, foge de ser um ‘rip-off’; em ‘Daily Tragedy’, temos a presença de riffs e solos bem ‘kingeanos’, bem como momentos mais voltados à cadência e peso; com uma bela introdução de cítaras indianas, chega a cadenciada e intensa ‘No One Hears Your Screams’, com um clima para lá de aterrorizante, embora exista uns momentos de maior rapidez em seu final.
Um ponto interessante a ser citado é que vendo relatos e imagens feitos por Pablo Gomes, jornalista do Diário Catarinense que se encontra na capital do Haiti, Porto Príncipe, nasceu a inspiração para a composição das músicas e letras do EP, pois mostram a realidade chocante de um país arrasado.
Um ótimo trabalho, que merece a conferida, bem como faz nascer em nós a conscientização que precisamos fazer algo para tornar o mundo um lugar melhor para todos.
Abused - Neófito
(2012 - Independente - Nacional)
Tracklist:
01. The World is Crashing Down
02. Abused
03. Daily Tragedy
04. No One Hears Your Screams
Formação:
Rafael Ghislandi – Vocal e guitarras
Rafael Tizatto – Guitarras
Thiago Tigre – Baixo
Guilherme Letti – Bateria
Contatos:
https://www.facebook.com/neofitometal
[email protected]
http://www.soundcloud.com/neofitometal
Outras resenhas de Abused - Neófito
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
O primeiro guitarrista que fez Slash se apaixonar pelo instrumento
Steve Harris defende "No Prayer for the Dying", oitavo álbum do Iron Maiden
5 clássicos do rock que chegam ao ápice já na introdução, segundo a Far Out Magazine
Como uma canção pop de 1968 separou o The Smiths no auge do sucesso?
Blaze Bayley diz que o Iron Maiden é tão importante culturalmente quanto "Star Wars"
Paulo Miklos é internado com pneumonia e cancela show
Com ex-membros do Type O Negative, Silvertomb anuncia "The Interpretation of Nightmares"
O livro dos anos 1970 que inspirou "Silent Lucidity", do Queensryche
Sid Wilson foi demitido do Slipknot, noticia o TMZ
Angus Young revela qual é sua guitarra favorita: "Nenhuma outra se compara!"
"Não acredite em tudo que você lê", afirma guitarrista do Slipknot
Bruce Dickinson finaliza vocais para o seu novo álbum solo
"Não preciso provar nada", afirma Blaze Bayley, ex-vocalista do Iron Maiden
Fotos de Infância: Cliff Burton, do Metallica
Ozzy Osbourne: Ultimate Sin é um álbum injustiçado?
Wacken nunca acontecerá no Brasil por causa de condição bizarra imposta por donos



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



