Anthares: Uma verdadeira aula de Thrash Metal em português
Resenha - No Limite da Força - Anthares
Por José Antonio Alves
Postado em 16 de junho de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Lançado em 1987, "No Limite da Força" é o primeiro registro de estúdio da clássica banda Anthares, formada na cidade de São Paulo. O registro foi gravado em 60 horas, e é uma verdadeira aula de Thrash Metal em português, que com certeza é tratada com carinho por muitos bangers oitentistas. Henrique Poço (vocal), Zé Aranha (guitarra), Cristian (guitarra), Pardal (baixo) e Evandro Jr (bateria) demonstram ao longo das oito faixas do álbum toda fúria alimentada pela discussão de temas como guerras, distúrbios da mente humana e a violência social.
Com a introdução que leva o nome da banda, o terreno é preparado para uma total demonstração de velocidade e fúria! As passagens são de puro thrash metal, alternando passagens velozes com riffs bem encaixados. A faixa título do trabalho demonstra todo o poder das baquetas de Evandro Jr, que com riffs matadores de guitarra completam o que é um convite aos guerreiros em uma guerra em que irão até o limite da força.
Seguindo uma linha mais cadenciada de início, "Paranóia Final" mantém a pegada das faixas anteriores, enquanto "Vingança" soa mais tradicional, o que nos mostra que a banda não seguiu o caminho de faixas com praticamente a mesma estrutura, já que ocorrem variações rítmicas que dão um bom destaque nas composições.
"Chacina" é uma das melhores faixas do álbum, uma verdadeira sapatada oitentista nas orelhas dos headbangers. Afinal, uma banda que já tocou com nomes de peso do metal nacional como Sepultura, Dorsal Atlântica, Attomica e a lendária banda MX possui seus créditos. E para encerrar com maestria o trabalho, "Prisioneiros do Sistema" e "Batalhas Ocultas" reafirmam de vez a técnica e peso das composições do quinteto.
Não há como não se transportar a um grandioso mosh pit ouvindo o álbum inteiro. Apesar das limitações óbvias da época em que foi lançado, no que se refere à qualidade de gravação, o álbum é uma verdadeira jóia do metal nacional. Infelizmente muitos trabalhos desta época não recebem seu devido valor, porém, para quem esteve presente no movimento que envolveu não só o Anthares, mas também outras grandes bandas nos anos 80, é notório reconhecer o que de fato representou (e representa) este trabalho.
Anthares - "No Limite da Força" - 1987, Devil Discos.
Faixas:
1. Anthares
2. Fúria
3. No Limite da Força
4. Paranóia Final
5. Vingança
6. Chacina
7. Prisioneiros do Sistema
8. Batalhas Ocultas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Gus G explica por que Ozzy ignorava fase com Jake E. Lee na guitarra
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Ingressos do AC/DC em São Paulo variam de R$675 a R$1.590; confira os preços
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
A banda nacional que Caetano Veloso se empolgou e achou que fosse britânica
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
Candidata a Miss Mundo Chile leva death metal ao concurso de beleza


Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto


