Anthares: Uma verdadeira aula de Thrash Metal em português
Resenha - No Limite da Força - Anthares
Por José Antonio Alves
Postado em 16 de junho de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Lançado em 1987, "No Limite da Força" é o primeiro registro de estúdio da clássica banda Anthares, formada na cidade de São Paulo. O registro foi gravado em 60 horas, e é uma verdadeira aula de Thrash Metal em português, que com certeza é tratada com carinho por muitos bangers oitentistas. Henrique Poço (vocal), Zé Aranha (guitarra), Cristian (guitarra), Pardal (baixo) e Evandro Jr (bateria) demonstram ao longo das oito faixas do álbum toda fúria alimentada pela discussão de temas como guerras, distúrbios da mente humana e a violência social.
Com a introdução que leva o nome da banda, o terreno é preparado para uma total demonstração de velocidade e fúria! As passagens são de puro thrash metal, alternando passagens velozes com riffs bem encaixados. A faixa título do trabalho demonstra todo o poder das baquetas de Evandro Jr, que com riffs matadores de guitarra completam o que é um convite aos guerreiros em uma guerra em que irão até o limite da força.
Seguindo uma linha mais cadenciada de início, "Paranóia Final" mantém a pegada das faixas anteriores, enquanto "Vingança" soa mais tradicional, o que nos mostra que a banda não seguiu o caminho de faixas com praticamente a mesma estrutura, já que ocorrem variações rítmicas que dão um bom destaque nas composições.
"Chacina" é uma das melhores faixas do álbum, uma verdadeira sapatada oitentista nas orelhas dos headbangers. Afinal, uma banda que já tocou com nomes de peso do metal nacional como Sepultura, Dorsal Atlântica, Attomica e a lendária banda MX possui seus créditos. E para encerrar com maestria o trabalho, "Prisioneiros do Sistema" e "Batalhas Ocultas" reafirmam de vez a técnica e peso das composições do quinteto.
Não há como não se transportar a um grandioso mosh pit ouvindo o álbum inteiro. Apesar das limitações óbvias da época em que foi lançado, no que se refere à qualidade de gravação, o álbum é uma verdadeira jóia do metal nacional. Infelizmente muitos trabalhos desta época não recebem seu devido valor, porém, para quem esteve presente no movimento que envolveu não só o Anthares, mas também outras grandes bandas nos anos 80, é notório reconhecer o que de fato representou (e representa) este trabalho.
Anthares - "No Limite da Força" - 1987, Devil Discos.
Faixas:
1. Anthares
2. Fúria
3. No Limite da Força
4. Paranóia Final
5. Vingança
6. Chacina
7. Prisioneiros do Sistema
8. Batalhas Ocultas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex e atuais membros do Pantera, Pentagram, Dark Funeral e Fu Manchu unem forças no Axe Dragger
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince ouviu e gostou muito do trabalho
A música que era country, mas acabou virando um clássico do rock progressivo
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
A banda que nunca fez um álbum ruim, de acordo com Ozzy Osbourne; "grandes e profissionais"
As 10 turnês de rock mais lucrativas de 2025
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Höfner vai à falência e Paul McCartney lamenta em declaração
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional


