Slayer: Em 1983, antes de serem Thrash Metal
Resenha - Show No Mercy - Slayer
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 13 de junho de 2012
Nota: 10
Um clássico que influenciou gerações, agora totalmente remasterizado, está sendo relançado em terras brasileiras via Shinigami Records! Liberado em 1983, "Show No Mercy" foi um primeiro álbum que mostrou como o novato Slayer trabalhou bem nos dois anos anteriores pela região de Los Angeles (EUA), e cujas expressivas 40 mil cópias vendidas surpreenderam até mesmo a Metal Blade Records, que na ocasião também estava iniciando suas atividades pelo underground.
Tendo como trunfo a sintonia de seus músicos, "Show No Mercy" era veloz e agressivo, mas estas características ainda permaneciam diluídas pela influência direta que o Slayer sofria das bandas britânicas, cuja força melódica exercia grande fascínio na cena musical do início dos anos 1980 – Tom Araya até usava alguns agudos à la Rob Halford, e faixas como "Metal Storm / Face The Slayer", "Tormentor" e "Crionics" mostravam muito do que o Judas Priest e Iron Maiden ofereceram até então.
O satanismo e magia negra, tão superficiais, refletiam a falta de experiência dos jovens músicos na esfera das letras, mas e daí? As 10 canções possuíam amplos arranjos e nenhuma delas pode ser considerada como descartável; sua importância é tanta que petardos como "Evil Has No Boundaries", "Die By The Sword" e "Black Magic", esta última com uma base realmente mais próxima do Thrash Metal, permanecem insistentemente no setlist do Slayer há quase três décadas.
Gravado com um orçamento modesto, era inevitável que uma das maiores críticas a este álbum fosse a qualidade de seu áudio. De qualquer forma, esta é uma versão onde "Show No Mercy" passou por uma merecida remasterização que sanou muitos problemas e o que temos aqui é um som mais limpo, que permite não só melhor apreciar seus detalhes, mas sim a obra como um todo.
Excepcionalmente atraente como estréia, "Show No Mercy" soa fundamentalmente distinto de tudo o que o Slayer proporcionou posteriormente. A fórmula rapidamente cristalizou-se em algo mais sólido, cruel e extremo, que passou a ser conhecido como Thrash Metal e então o mundo conheceu o veneno de "Hell Awaits" (85). O resto é história e uma discografia considerada por muitos como a mais regular entre as bandas pioneiras do gênero. Indispensável!
Contato:
http://www.slayer.net
http://www.myspace.com/slayer
Formação:
Tom Araya - voz e baixo
Jeff Hanneman - guitarra
Kerry King - guitarra
Dave Lombardo - bateria
Slayer – Show No Mercy
(1983 / Metal Blade Records – 2012 / Shinigami Records – nacional)
01. Evil Has No Boundaries
02. The Antichrist
03. Die By The Sword
04. Fight Till Death
05. Metal Storm/Face The Slayer
06. Black Magic
07. Tormentor
08. The Final Command
09. Crionics
10. Show No Mercy
Outras resenhas de Show No Mercy - Slayer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps