Syren: Peso e belas melodias num som direto e agressivo
Resenha - Heavy Metal - Syren
Por Junior Frascá
Postado em 21 de maio de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Mesmo diante dessa grande fase atual do metal, com diversas bandas novas aparecendo e vários dos medalhões do estilo se mantendo relevantes, o heavy metal tradicional tem sido uma vertente pouco explorada, pois com algumas exceções, é raro encontrarmos novos grupos que se dediquem a este importante ramo da música pesada. Assim, é bom descobrir que o Brasil tem bons representantes no estilo, e os cariocas do SYREN são um desses grandes exemplos, e chegam com tudo no mercado com seu debut sugestivamente intitulado de "Heavy Metal".
A banda, formada pelo experiente Luiz Syren (vocal), além de B. Arawn e D. Arawn (Guitarras),Bruno Coe (Baixo) e M. Kult (Bateria), mostra muito conhecimento no assunto, e nem parece que este é apenas seu primeiro lançamento oficial.
Mesclando muito peso e belas melodias, num som direto e agressivo, o SYREN apresenta 10 faixas bem empolgantes, variando entre momentos mais rápidos e outros mais cadenciados e pesados, e lembrando bandas como o BRAINSTORM e a fase mais pesada da carreira solo de BRUCE DICKNSON. E isso não só devido ao excelente instrumental, com guitarras empolgantes e uma cozinha repleta de peso e energia, mas também pelo timbre fantástico de Luiz Syren, que lembra o mestre Bruce, e também Andy B. Franck, apesar de ter um estilo próprio, sem soar como cópia de qualquer outro cantor.
A gravação também é muito boa, com uma cara de material ao vivo, graças ao trabalho de Alex Macedo, que realizou a mixagem e masterização do disco, deixando o som bem orgânico, pesado e "na cara", como é possível perceber nas pedradas "Blindfold", "Devil Road" (com solos fantásticos, e uma linha vocal irrepreensível, além do melhor refrão do disco), "Stay Alive" (uma das mais pesadas do material) e "Odyssey" (com vocais no melhor estilo Bruce Dickinson), que deverão agradar em cheio ao fãs ávidos por músicas de qualidade.
Tomara que a banda consiga maior apoio por parte do público e de uma boa gravadora, para espalhar seu som não só pelo Brasil como pelo mundo, pois os caras estão prontos para atingir um degrau maior em sua carreira, e representar (muito bem) nosso país. Altamente recomendado a todos os fãs da música pesada em geral!
Heavy Metal - Syren
(2011 - Independente)
Track List:
1. Blindfold
2. Devil Road
3. The End
4. Stay Alive
5. Last Train to Hell
6. Scourge of Time
7. Heavy Metal
8. Keep Walking
9. Die in Paradise
10. Odyssey
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dez guitarristas que David Gilmour, do Pink Floyd, elogiou ao longo dos anos
As músicas que Steve Harris, do Iron Maiden, se recusava a ouvir no carro
Chuck Billy, do Testament, corta os cabelos compridos e mostra novo visual
Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
Jairo Guedz conta o que ouviu de Andreas Kisser sobre sua saída do Sepultura
Chuck Billy (Testament) lembra de quando tentou ser vocalista do Sepultura
Dave Grohl desabou em lágrimas após tocar "Highway to Hell" com o AC/DC
A coisa no Iron Maiden que só Bruce Dickinson faz bem, segundo Steve Harris
O que Lou Reed achava que impediu Jimi Hendrix de chegar ainda mais longe
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
Scott Ian considera AC/DC com Bon Scott "a melhor banda de todos os tempos"
A banda que Keith Richards achava vazia e Paul Stanley põe no topo do rock
Por que o Iron Maiden deixou as feras mitológicas de lado, segundo Janick Gers
A banda que Alice Cooper considera a que melhor representa o heavy metal
Confessori traz um trabalho moderno, técnico e ambicioso em seu álbum solo de estreia
Lars Ulrich, do Metallica, surpreende ao contar por que não tem tatuagens
Led Zeppelin: O lendário e estranho encontro da banda com Elvis Presley
O álbum dos Beatles que para Ringo Starr é melhor do que o "Sgt. Pepper's"

Lost Society conclui sua transformação em "Hell Is a State of Mind"
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Gladenfold aposta no Power Metal em "Soulbound"
Raimundos - há 26 anos, o "MTV Ao Vivo" registrava uma das fases mais intensas da banda
Lorna Shore cria obra que desafia os limites do ouvinte
Wings of Steel novamente acerta com "Winds of Time"
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
Corrosion of Conformity encara perdas e mudanças em "Good God / Baad Man"
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



