Syren: Metal Tradicional que não soa datado
Resenha - Heavy Metal - Syren
Por Marcos Garcia
Postado em 17 de junho de 2012
Uma das melhores coisas do Metal Tradicional ainda é que o estilo, mesmo após tantos anos, preserva sua identidade e características, mesmo com várias bandas levando-o a novos patamares, e é muito bom ter ambos os casos: bandas inovadoras e as mais tradicionais.
O quinteto SYREN, do Rio de Janeiro, é mais um ótimo grupo que faz um Metal Tradicional mais de vanguarda, aliado a nuances um pouco mais recentes, ou seja, não soa datado ou sem identidade, mas com bastante vigor e energia, sem nunca abrir mão de melodias fortes e bastante contagiantes, e que chega a todos nós com seu primeiro CD, cujo nome inspira confiança no conteúdo musical: 'Heavy Metal'.
Fortes vocais numa escola Halford/Dickinson/Tate, mas com personalidade, sabendo dosar agressividade e melodia de forma bem equilibrada, guitarras agressivas (tem horas que as bases chegam a beirar o Thrash Metal sem pudor algum) e melódicas muito bem tocadas, baixo bem pesado e firme na marcação (embora também mostre seus talentos), e a bateria pesada e bem variada, tendo em vista a experiência do time, já que estão aqui MKult (COLDBLOOD) e D. Arawnn (ex-UNEARTHLY, atual MAGOGUE), logo, eles sabem o que fazem.
Apoiados por uma produção sonora firme, que é bem limpa, mas sem perder peso e garra, a banda executa seu som de forma bem clara e intensa, permitindo que todos os instrumentos sejam ouvidos com clareza, e soando como um todo.
Ao se pôr o disco no aparelho, temos a impressão de acharmos uma ótima banda, capaz de satisfazer aos fãs de Metal sem problemas, pois canções como a pesada e forte 'Blindfold', bem trabalhada e pesada; 'Devilroad', aquele típico Metalzão não tão veloz, mas cheio de energia e melodia, com ótimas guitarras e vocais, sendo que os mesmos elementos são encontrados na bela 'The End', que apesar de um pouquinho mais cadenciada, tem forte emotividade nos vocais e excelente trampo da cozinha baixo-bateria; a tijolada 'Stay Alive', bem forte e agressiva, com alguns momentos mais etéreos aqui e ali; a ótima 'Last Train to Hell', cuja agressividade salta os olhos; a cadência e peso de 'Heavy Metal' também são de saltar os olhos, assim como também é visto em 'Keep Walking', essa mais melodiosa; e 'Odissey', com belíssimo duetos de guitarras em meio a uma composição forte e densa.
São discos assim que nos levam a reconhecer o mérito do Metal brasileiro, e a fazer um questionamento sincero: por que muitos ainda acreditam na dicotomia Metal Nacional x Metal Gringo, se todos somos fã de Metal?
Heavy Metal - Syren
(2011 - Independente - Nacional)
Tracklist:
01. Blindfold
02. Devilroad
03. The End
04. Stay Alive
05. Last Train to Hell
06. Scourge of Time
07. Heavy Metal
08. Keep Walking
09. Die in Paradise
10. Odissey
Formação:
Luiz Syren – Vocais
D. Arawnn – Guitarras
B. Arawnn – Guitarras
Bruno Coe – Baixo
MKult – Bateria
Contatos:
http://www.myspace.com/syrenband
http://www.reverbnation.com/syrenband
https://www.facebook.com/Syrenmetalband
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
O melhor guitarrista base de todos os tempos, segundo Keith Richards
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
The Gathering publica mensagem de despedida para vocalista
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
A atual visão de Luciana Gimenez sobre como é ter um filho com Mick Jagger
Os guitarristas que impressionam John Petrucci: "Como alguém toca guitarra assim?"
A inusitada origem do nome artístico de Cazuza, segundo sua mãe Lucinha

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



