Lamúria Abissal: Uma boa revelação da cena
Resenha - Cânticos Para Além de Um Abismo - Lamúria Abissal
Por Marcos Garcia
Postado em 21 de março de 2012
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Black Metal, de alguns anos para cá tem ficado cada vez mais e mais diversificado, o que lhe confere maior abrangência e capacidade de atingir pessoas de públicos diferentes, se tornando assim apto a sobreviver às intempéries que assolam a cena do Metal de tempos e tempos, como o foi no início da década de 90. E um dos estilos que mais tem crescido de uns tempos para cá é o chamado Depressive Black Metal, ou seja, o Black Metal se sempre, mas cadenciado, com enfoque em melodias extremamente soturnas em detrimento à velocidade, com representantes em vários países do mundo, inclusive no Brasil, e seguindo esta tendência, temos a dupla carioca LAMÚRIA ABISSAL, que faz um trabalho muito bom e que nos chega através de seu primeiro Demo CD, ‘Cânticos Para Além de Um Abismo’.
A banda executa o estilo em uma forma bem crua e ríspida, mas o que impera realmente é um clima denso, climático e depressivo, cheio de melodias soturnas que, embora simples, são bem articuladas.
A produção visual, feita por Fernando Count Old (que lidera projetos como OLD THRONE e ANTI-LIFE, COUNT OLD e NEBLINA SUICIDA) fez a arte da capa, bem simples e funcional, muito bem encaixada com a proposta lírica e sonora da banda. A produção sonora, nas mãos da própria banda, é bem crua e tosca, mas acreditem: casa perfeitamente com a sonoridade da banda, já que se eles fizessem algo mais limpo, sua personalidade sonora seria seriamente danificada.
As quatro faixas do Demo CD, que são ‘Intro (Conclusão, Início do Fim), ‘Nostalgia Justaposta em Suicídio’, ‘Desde que Você Morreu para mim’ e ‘6 Soluções Para Essa Agonia Dentro Desta 38’ são bem equilibradas entre si e apresentando os mesmos elementos (sem serem iguais umas às outras), ou seja, longas, arrastadas, bem pesadas, com predominância de teclados sinistros e riffs de guitarra secos que dão suporte ao clima denso e extremamente agonizante, bases seguras e vocais que variam do normal ao rasgado e aos mais cheios de agonia sem dificuldades. Um prato cheio para fãs do estilo, embora a musicalidade da banda ainda esteja muito bruta, tal qual um diamente que precisa de lapidação cuidadosa, necessitando de um pouquinho mais de buriladas para aparar as arestas que seu som possui. Mas que possuem potencial, isso é mais que certo.
Uma boa revelação da cena, e que tende a ter um bom futuro.
Cânticos Para Além de Um Abismo – Lamúria Abissal
(2012 – Depressive Illusions Records – Nacional)
Tracklist:
01. Intro (Conclusão, Início do Fim)
02. Nostalgia Justaposta em Suicídio
03. Desde que Você Morreu para Mim
04. 6 Soluções Para Essa Agonia Dentro Desta 38
Formação:
Thy Despair – Vocais
Pale – Todos os instrumentos
Contatos:
http://www.myspace.com/lamuriadsbm
[email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dirk Verbeuren, do Megadeth, agradece Pete Sandoval por ter inspirado "legiões de bateristas"
Novo disco de Tony Iommi mantém acesa a chama do Sabbath, segundo resenha da Classic Rock
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
Devido à demanda, U2 anuncia data extra no Brasil
Moyses Kolesne manda recado a quem reproduz discursos de Lemmy sobre política
A humilhação que Ozzy Osbourne sofreu num show e Tony Iommi jamais esqueceu
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
O astro do country de quem Dave Mustaine tem mágoa até hoje: "É uma implicância minha?"
O obstáculo para um novo álbum do Mötley Crüe, segundo Tommy Lee
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
Matt Heafy diz que não consegue parar de ouvir novo disco do Trivium
Por que Metallica precisou ser polêmico após o "Black Album", segundo Scott Ian do Anthrax
Pietà lança o álbum conceitual "Who's Watching" e mantém viva história no underground gaúcho
A música que Paul McCartney escreveu para fazer pazes com John Lennon depois dos Beatles
Tragédias: 10 das piores ocorridas em shows de Rock e Metal
W.A.S.P.: a condição imposta por Blackie Lawless para entrada de Aquiles Priester
A história por trás de "Pais e Filhos", a canção da Legião Urbana que muitos não entendem

The Hellacopters revê sua transformação em "Cream Of The Crap! Volume 3"
O ocultismo britânico ganhou novos contornos com "Woodland Rites" do Green Lung
Biohazard retorna afiado com "Divided We Fall"
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década
Com "Not Your Kingdom", Madball retorna fiel ao estilo que ele ajudou a definir, o NYHC
Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Iron Maiden: Em 1992 eles lançavam Fear Of The Dark



