Lamúria Abissal: Uma boa revelação da cena
Resenha - Cânticos Para Além de Um Abismo - Lamúria Abissal
Por Marcos Garcia
Postado em 21 de março de 2012
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Black Metal, de alguns anos para cá tem ficado cada vez mais e mais diversificado, o que lhe confere maior abrangência e capacidade de atingir pessoas de públicos diferentes, se tornando assim apto a sobreviver às intempéries que assolam a cena do Metal de tempos e tempos, como o foi no início da década de 90. E um dos estilos que mais tem crescido de uns tempos para cá é o chamado Depressive Black Metal, ou seja, o Black Metal se sempre, mas cadenciado, com enfoque em melodias extremamente soturnas em detrimento à velocidade, com representantes em vários países do mundo, inclusive no Brasil, e seguindo esta tendência, temos a dupla carioca LAMÚRIA ABISSAL, que faz um trabalho muito bom e que nos chega através de seu primeiro Demo CD, ‘Cânticos Para Além de Um Abismo’.
A banda executa o estilo em uma forma bem crua e ríspida, mas o que impera realmente é um clima denso, climático e depressivo, cheio de melodias soturnas que, embora simples, são bem articuladas.
A produção visual, feita por Fernando Count Old (que lidera projetos como OLD THRONE e ANTI-LIFE, COUNT OLD e NEBLINA SUICIDA) fez a arte da capa, bem simples e funcional, muito bem encaixada com a proposta lírica e sonora da banda. A produção sonora, nas mãos da própria banda, é bem crua e tosca, mas acreditem: casa perfeitamente com a sonoridade da banda, já que se eles fizessem algo mais limpo, sua personalidade sonora seria seriamente danificada.
As quatro faixas do Demo CD, que são ‘Intro (Conclusão, Início do Fim), ‘Nostalgia Justaposta em Suicídio’, ‘Desde que Você Morreu para mim’ e ‘6 Soluções Para Essa Agonia Dentro Desta 38’ são bem equilibradas entre si e apresentando os mesmos elementos (sem serem iguais umas às outras), ou seja, longas, arrastadas, bem pesadas, com predominância de teclados sinistros e riffs de guitarra secos que dão suporte ao clima denso e extremamente agonizante, bases seguras e vocais que variam do normal ao rasgado e aos mais cheios de agonia sem dificuldades. Um prato cheio para fãs do estilo, embora a musicalidade da banda ainda esteja muito bruta, tal qual um diamente que precisa de lapidação cuidadosa, necessitando de um pouquinho mais de buriladas para aparar as arestas que seu som possui. Mas que possuem potencial, isso é mais que certo.
Uma boa revelação da cena, e que tende a ter um bom futuro.
Cânticos Para Além de Um Abismo – Lamúria Abissal
(2012 – Depressive Illusions Records – Nacional)
Tracklist:
01. Intro (Conclusão, Início do Fim)
02. Nostalgia Justaposta em Suicídio
03. Desde que Você Morreu para Mim
04. 6 Soluções Para Essa Agonia Dentro Desta 38
Formação:
Thy Despair – Vocais
Pale – Todos os instrumentos
Contatos:
http://www.myspace.com/lamuriadsbm
[email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mick Jagger elege seus álbuns e músicas favoritos dos Rolling Stones
O guitarrista que Brian May achava ser louco e perigoso; "muito à frente de todos nós"
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
A saga de Christopher Lee no Heavy Metal
Gene Simmons explica que o Kiss não tem mais autonomia para fazer o que quiser
A música dos Beatles que Paul McCartney considerava tão esquecível que mal lembrava dela
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
A canção de Neil Young que deixa Roger Waters praticamente sem palavras
A brutalidade do Grave Digger em "Return of the Reaper"
Falece Barry Mitchell, ex-baixista do Queen
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Os melhores discos de rock e metal lançados em 1982, segundo a Louder
A banda de rock que não saía dos ouvidos do escritor Gabriel García Márquez
A canção amaldiçoada do The Who que Roger Daltrey nunca mais vai cantar
Chris Cornell: por que morte dele era "completamente evitável", segundo filha
Dave Mustaine diz que saída de Kiko Loureiro do Megadeth não foi uma surpresa
Heavy metal: cinco grandes formações que nunca mais se reunirão


Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



