Orange Goblin: No limpo do Stoner/Doom Metal da atualidade
Resenha - A Eulogy for the Damned - Orange Goblin
Por Junior Frascá
Postado em 11 de fevereiro de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Finalmente, depois de um longo tempo, é lançado este sétimo registro de estúdio dos ingleses do ORANGE GOBLIN, que possui uma excelente reputação no underground metálico como uma das melhores bandas de stoner/doom metal da atualidade, e que resgata com muita competência aquele som pesado e sujo que tínhamos quando do nascimento do metal e do hard rock, aliando-o com elementos mais atuais.
E os caras já alardearam por todos os cantos que este "A Eulogy for the Damned", sucessor de "Healing Through Fire" (2007) é seu melhor trabalho até o momento, o que, de fato, pode ser percebido desde a primeira audição do cd, uma verdadeira obra prima metálica. Tudo aqui é muito bem feito, e mostra uma banda afiadíssima e cheia de gás, pronta para conquistar todos aqueles que ainda não tiveram o prazer de conhecer sua música.
Com influências que vão de BLACK SABBATH a MOTORHEAD, de SPIRITUAL BEGGARS a THE EXPLOITED, de THIN LIZZY a CELTIC FROST, "A Eulogy for the Damned" é pesadíssimo e muito cativante, além de trazer uma certa nostalgia ao ouvinte mais calejado nos meandros da música pesada. E, apenas para constar, a banda, que sempre teve a fama de ser uma das mais empolgantes ao vivo, finalmente conseguiu trazer toda a energia de suas apresentações para um disco de estúdio!
Certamente o material merece ser ouvido na íntegra, pois trata-se de uma obra muito homogênea, mas alguns destaques ficam claros logo de cara, como a suja abertura "Red Tide Rising"; a setentista "Stand for Something" e a cadenciada "The Fog".
A arte gráfica também merece destaque, assim como a produção, propositalmente suja e retro, mas que deixou todos os instrumentos muito bem timbrados e audíveis.
Portanto, meu amigo, se você é fã de música pesada, em especial daquela praticada no final da década de 70 e início da década de 80, fica a dica. Fortíssimo candidato a figurar entre os melhores lançamentos de 2012. Obrigatório.
Confiram o clipe de excelente faixa de abertura:
A Eulogy for the Damned – Orange Goblin
(2012 – Candlelight – Importado)
Track List:
1. Red Tide Rising
2. Stand for Something
3. Acid Trial
4. The Filthy & the Few
5. Save Me from Myself
6. The Fog
7. Return to Mars
8. Death of Aquarius
9. The Bishops Wolf
10. A Eulogy for the Damned
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
O melhor álbum de hard rock de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire
Os dois guitarristas britânicos que dominaram o blues, segundo Slash
Por que Bruno Sutter votou contra levar o Massacration à Europa: "Não quero"
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 1983 e 1985, segundo a Metal Hammer
A banda gigante que, para Ozzy Osbourne, deveria ter sido ainda maior
Como Dostoiévski levou Nando Reis a um problema que carregou por décadas
Megadeth: Mustaine não odeia nada e ninguém, exceto essas três coisas
O apelido que David Gilmour odeia ser chamado - e Roger Waters chama

Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



