Orange Goblin: No limpo do Stoner/Doom Metal da atualidade
Resenha - A Eulogy for the Damned - Orange Goblin
Por Junior Frascá
Postado em 11 de fevereiro de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Finalmente, depois de um longo tempo, é lançado este sétimo registro de estúdio dos ingleses do ORANGE GOBLIN, que possui uma excelente reputação no underground metálico como uma das melhores bandas de stoner/doom metal da atualidade, e que resgata com muita competência aquele som pesado e sujo que tínhamos quando do nascimento do metal e do hard rock, aliando-o com elementos mais atuais.
E os caras já alardearam por todos os cantos que este "A Eulogy for the Damned", sucessor de "Healing Through Fire" (2007) é seu melhor trabalho até o momento, o que, de fato, pode ser percebido desde a primeira audição do cd, uma verdadeira obra prima metálica. Tudo aqui é muito bem feito, e mostra uma banda afiadíssima e cheia de gás, pronta para conquistar todos aqueles que ainda não tiveram o prazer de conhecer sua música.
Com influências que vão de BLACK SABBATH a MOTORHEAD, de SPIRITUAL BEGGARS a THE EXPLOITED, de THIN LIZZY a CELTIC FROST, "A Eulogy for the Damned" é pesadíssimo e muito cativante, além de trazer uma certa nostalgia ao ouvinte mais calejado nos meandros da música pesada. E, apenas para constar, a banda, que sempre teve a fama de ser uma das mais empolgantes ao vivo, finalmente conseguiu trazer toda a energia de suas apresentações para um disco de estúdio!
Certamente o material merece ser ouvido na íntegra, pois trata-se de uma obra muito homogênea, mas alguns destaques ficam claros logo de cara, como a suja abertura "Red Tide Rising"; a setentista "Stand for Something" e a cadenciada "The Fog".
A arte gráfica também merece destaque, assim como a produção, propositalmente suja e retro, mas que deixou todos os instrumentos muito bem timbrados e audíveis.
Portanto, meu amigo, se você é fã de música pesada, em especial daquela praticada no final da década de 70 e início da década de 80, fica a dica. Fortíssimo candidato a figurar entre os melhores lançamentos de 2012. Obrigatório.
Confiram o clipe de excelente faixa de abertura:
A Eulogy for the Damned – Orange Goblin
(2012 – Candlelight – Importado)
Track List:
1. Red Tide Rising
2. Stand for Something
3. Acid Trial
4. The Filthy & the Few
5. Save Me from Myself
6. The Fog
7. Return to Mars
8. Death of Aquarius
9. The Bishops Wolf
10. A Eulogy for the Damned
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda mais singular da história do rock, na opinião de Steve Vai
Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
O guitarrista preferido de Justin Hawkins, do The Darkness; "É um Deus"
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
De Sepultura a Madonna, os melhores discos lançados em 1986, segundo Scott Ian
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Baterista original do Black Sabbath, Bill Ward está finalizando novo álbum solo
O álbum do Sepultura que influenciou o lendário Glenn Tipton do Judas Priest
Com membros do Cannibal Corpse e Deicide, Umbilicus anuncia novo EP
Seguidores do Whiplash.Net opinam sobre setlist do Sepultura sem músicas da era Max Cavalera
Último álbum do Van Halen ganhará relançamento em CD e LP
A música que Malcolm Young colocou entre os clássicos eternos do AC/DC
Os três astros de Hollywood por quem Roger Waters não tinha o menor interesse
Scorpions suspende atividades de 2026 devido a "circunstâncias imprevistas"
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
O álbum de hard rock que Corey Taylor chamou de "um dos piores de todos os tempos"
A melhor banda de rock alternativo da atualidade na opinião de Elton John: "Maravilhoso!"
Alissa White-Gluz revela o segredo da sua relação amorosa muito bem sucedida com Doyle


Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



