O humilde baterista que para Kurt Cobain supera John Bonham, do Led Zeppelin
Por Bruce William
Postado em 26 de junho de 2024
John Bonham é um dos bateristas mais lendários da história do Rock, e considerado praticamente de forma unânime como um dos maiores de todos os tempos. Seu estilo de tocar era marcado por uma força e precisão incríveis, aliado a um groove raro de se encontrar. Seu trabalho no instrumento influenciou praticamente todos os bateristas do Hard Rock e do Heavy Metal que vieram depois.
Led Zeppelin - Mais Novidades

Bonham tinha uma habilidade única de combinar técnicas complexas com uma força bruta que dava à música do Led Zeppelin uma base rítmica sólida e dinâmica. Sua morte prematura em 1980 marcou o fim da banda, mas seu legado como um dos bateristas mais inovadores e poderosos da história do rock continua a inspirar músicos ao redor do mundo.
Um deles é Dave Grohl, fundador do Foo Fighters, banda onde ele canta e toca guitarra. Mas, antes disso, ele foi baterista do Nirvana, além de ter tocado o instrumento em bandas como Queens of the Stone Age e Them Crooked Vultures. Em 2010, Dave narrou o documentário "The John Bonham Story", produzido pela rádio BBC e uma década mais tarde ele escreveu o prefácio de uma biografia chamada "Beast: John Bonham And The Rise Of Led Zeppelin", escrita pelo jornalista musical C.M. Kushins.

Fã assumido, Dave não ousa se comparar ao ídolo, como ficou claro no discurso que ele fez quando o Foo Fighters arrebatou cinco estatuetas no Grammy de 2012: "Eu não sou o Yngwie Malmsteen. Não sou o John Bonham. Inferno... Não sou nem mesmo o Josh Groban, aliás. Mas eu tento o máximo possível, então eu não tenho que depender de nada além das minhas mãos e do meu coração para tocar uma música. Eu faço o melhor que posso dentro de minhas limitações, e aceito que aquilo é a minha cara. Porque é isso que eu acho mais importante".
Mas havia alguém que não pensava assim: Kurt Cobain. Em entrevista de 1992, resgatada pela Far Out, o frontman do Nirvana estava falando sobre a entrada de Dave Grohl na banda em 1990 e sua importância em levar o grupo a outro nível, que como sabemos teria como resultado o "Nevermind", lançado em 1991.

"Ele é o garoto mais sensato que já conheci", diz Kurt, a princípio de forma meio irônica. Mas, em seguida, ele analisa de forma séria o talento do baterista: "Ele é totalmente fácil de lidar, todos o adoram, ele toca bateria melhor do que qualquer baterista que eu já ouvi. Digo, ele supera John Bonham, se eu tivesse, se você sabe, se eu tivesse a escolha de trazer John Bonham de volta à vida, ou escolher qualquer baterista de qualquer banda que eu pudesse pensar, eles não seriam melhores que o Dave", finaliza.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps