Steelwing: A NWOBHM ainda tem algo a oferecer?
Resenha - Zone of Alienation - Steelwing
Por Junior Frascá
Postado em 11 de fevereiro de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Para você, meu amigo leitor, que vive reclamando de que não temos mais boas bandas de metal tradicional que revivem os bons tempos do NWOBHM, eis aqui a prova viva de que o estilo ainda tem muito a nos oferecer! Este "Zone of Alienation" é apenas o segundo disco destes suecos, que estão na estrada há pouco tempo (desde 2009) mas mostram grande maturidade e muito potencial.
Como dito, os caras investem numa sonoridade bem clássica, na linha de bandas como ACCEPT, IRON MAIDEN e SAXON, ou seja, mesclando elementos de heavy metal tradicional oitentista com algo de hard rock, lembrando bastante o trabalho dos australianos do PEGAZUS, outra grande banda que retornou recentemente.
O som da banda é capitaneado por guitarras eletrizantes, com belos riffs e solos, uma cozinha pouco técnica mas precisa, e um vocalista muito bom. Alias, Riley é o grande destaque do trabalho, com agudos muito potentes e transmitindo muita agressividade em suas interpretações, lembrando, inclusive, o antigo vocalista do PEGAZUS e atual EYEFEAR, Danny Cecati.
E, como dito, tudo aqui é bem retro, tanto as canções, como a capa do trabalho e o estilo da gravação. Ou seja, não há novidade alguma, muito pelo contrário, mas é um disco muito bem feito e bem agradável de se ouvir, então não há razões para ficarmos com preconceitos, não é mesmo?
Porradas grudentas como "Solar Wind Riders", "Full Speed Ahead!" (a melhor do trabalho) e "Takkotai (Wind of Fury)" (com Riley em sua melhor forma) devem agradar em cheio aos fãs do NWOBHM, com levadas rápidas e muita energia. Já "Brethless" é mais voltada para o Hard Rock, lembrando bastante SAXON na fase do disco "Solid Ball of Rock". Além destas, destacam-se ainda a faixa título, que lembra algo do saudoso STEEL PROPHECY, e "The Running Man", a mais agressiva do disco, com Riley "berrando" a exaustão, inclusive com alguns excessos, mas nada que comprometa.
Enfim, estamos diante de um disco altamente recomendado para todos aqueles que vivenciaram e curtem a cena do heavy metal tradicional dos anos 80, principalmente do NWOBHM, e não procuram por novidade.
Zone of Alienation - Steelwing
(2012 – NoiseArt Records – Importado)
Formação
Riley - Vocals, Keyboards, Guitars (additional), Vocals (backing)
Robby Rockbag - Guitars, Vocals (backing)
Alex Vega - Guitars, Vocals (Backing)
Nic Savage - Bass
Oskar Åstedt - Drums
Track List:
1. 2097 A.D.
2. Solar Wind Riders
3. Full Speed Ahead!
4. Breathless
5. Tokkotai (Wind of Fury)
6. Zone of Alienation
7. The Running Man
8. They Came from the Skies
9. Lunacy Rising
Outras resenhas de Zone of Alienation - Steelwing
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu explica por que Blackmore voltou ao palco com o Deep Purple após 33 anos
Spotify revela qual foi o clássico do rock mais ouvido no mundo durante o eclipse solar
Viúva de Neil Peart enviou mensagem de apoio a Anika Nilles após sua entrada no Rush
Agora é oficial: Slipknot anuncia demissão de Sid Wilson
Era do grunge foi a pior época para o metal, de acordo com Max Cavalera
As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
As 5 melhores músicas do Yes de acordo com o guitarrista Steve Howe
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal
A música "sem graça" que zoa o punk rock e se tornou hit do Van Halen
Regis Tadeu explica morte dos Mamonas Assassinas: "Imprensa não contou"
Kelly Osbourne esculacha Dee Snider por ter tentado "menosprezar" Ozzy
As 50 melhores músicas do Queen, segundo a Classic Rock
Nergal diz que projeto com Rob Halford e Ihsahn já teve passos concretos
Os 10 discos essenciais do nu metal, segundo a Louder
Andi Deris diz que o Helloween ainda consegue cantar todas as músicas no tom original
O baterista que, sem querer, criou a sonoridade dos anos oitenta e mudou a história do Rock
Classic Rock: os 50 maiores álbuns de rock progressivo
As 30 maiores bandas de Thrash Metal de todos os tempos, em lista da Spin Magazine




A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco



