Steelwing: A NWOBHM ainda tem algo a oferecer?
Resenha - Zone of Alienation - Steelwing
Por Junior Frascá
Postado em 11 de fevereiro de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Para você, meu amigo leitor, que vive reclamando de que não temos mais boas bandas de metal tradicional que revivem os bons tempos do NWOBHM, eis aqui a prova viva de que o estilo ainda tem muito a nos oferecer! Este "Zone of Alienation" é apenas o segundo disco destes suecos, que estão na estrada há pouco tempo (desde 2009) mas mostram grande maturidade e muito potencial.
Como dito, os caras investem numa sonoridade bem clássica, na linha de bandas como ACCEPT, IRON MAIDEN e SAXON, ou seja, mesclando elementos de heavy metal tradicional oitentista com algo de hard rock, lembrando bastante o trabalho dos australianos do PEGAZUS, outra grande banda que retornou recentemente.
O som da banda é capitaneado por guitarras eletrizantes, com belos riffs e solos, uma cozinha pouco técnica mas precisa, e um vocalista muito bom. Alias, Riley é o grande destaque do trabalho, com agudos muito potentes e transmitindo muita agressividade em suas interpretações, lembrando, inclusive, o antigo vocalista do PEGAZUS e atual EYEFEAR, Danny Cecati.
E, como dito, tudo aqui é bem retro, tanto as canções, como a capa do trabalho e o estilo da gravação. Ou seja, não há novidade alguma, muito pelo contrário, mas é um disco muito bem feito e bem agradável de se ouvir, então não há razões para ficarmos com preconceitos, não é mesmo?
Porradas grudentas como "Solar Wind Riders", "Full Speed Ahead!" (a melhor do trabalho) e "Takkotai (Wind of Fury)" (com Riley em sua melhor forma) devem agradar em cheio aos fãs do NWOBHM, com levadas rápidas e muita energia. Já "Brethless" é mais voltada para o Hard Rock, lembrando bastante SAXON na fase do disco "Solid Ball of Rock". Além destas, destacam-se ainda a faixa título, que lembra algo do saudoso STEEL PROPHECY, e "The Running Man", a mais agressiva do disco, com Riley "berrando" a exaustão, inclusive com alguns excessos, mas nada que comprometa.
Enfim, estamos diante de um disco altamente recomendado para todos aqueles que vivenciaram e curtem a cena do heavy metal tradicional dos anos 80, principalmente do NWOBHM, e não procuram por novidade.
Zone of Alienation - Steelwing
(2012 – NoiseArt Records – Importado)
Formação
Riley - Vocals, Keyboards, Guitars (additional), Vocals (backing)
Robby Rockbag - Guitars, Vocals (backing)
Alex Vega - Guitars, Vocals (Backing)
Nic Savage - Bass
Oskar Åstedt - Drums
Track List:
1. 2097 A.D.
2. Solar Wind Riders
3. Full Speed Ahead!
4. Breathless
5. Tokkotai (Wind of Fury)
6. Zone of Alienation
7. The Running Man
8. They Came from the Skies
9. Lunacy Rising
Outras resenhas de Zone of Alienation - Steelwing
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
Wattie, vocalista do Exploited, passa mal no palco novamente
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
O disco dos anos 1980 que foi muito influente para Metallica e Megadeth, segundo Dave Mustaine
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Veja Post Malone cantando "War Pigs" em homenagem a Ozzy no Grammy 2026 com Slash e Chad Smith
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
A música pesada do Judas Priest que não saía da cabeça do jovem Dave Mustaine
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
Por que Axl Rose, do Guns N' Roses, fugia do traíra Dave Mustaine no Rock in Rio 1991
Fotógrafo relembra pedido de Kurt Cobain em sua última sessão de fotos para capa de revista

Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



